quarta-feira, 19 de abril de 2023

Se eu pudesse...


Há um pensamento que tenho de forma recorrente e ultimamente ele tem aparecido ainda mais amiúde do que é costume: adoraria ter o poder de congelar momentos, para os poder espreitar (e reviver) sempre que me apetecesse. Como fazemos com as fotografias. Se eu pudesse, seria esse o meu super poder.

Eles estão a crescer demasiado rápido. Eu olho para o Gonçalo e já vejo um adolescente em ascensão. Aquela voz doce de criança já não existe. Ele continua a ser meiguinho, mas já não tem aquela espontaneidade que só as crianças têm. Ainda me diz, do nada, que gosta muito de mim, mas já não é tão frequente. E eu vejo isso tudo. Vejo e sinto. E assusta-me. Muito.

Do Francisco ainda tenho tudo isso... e é tão bom. 

O "bom dia, mamã", naquele tom melódico e doce que só as crianças sabem conferir às frases; os abraços apertados acompanhados de um "és a melhor mãe do mundo!"; aqueles bracinhos finos que me envolvem de uma forma tão única; a mão dele, pequena e frágil, que procura a minha na rua; as vezes em que ele me diz, quando se aninha a mim na cama, que gosta tanto de dormir comigo porque "é muito reconfortante", diz ele :); é tudo isto que quero congelar e guardar numa gavetinha especial.

Eu sei que eles crescem e tudo faz parte, e ainda bem que assim é (é muito bom sinal!), mas eu gosto de sentir que eles me veem como um porto de abrigo. Um porto seguro. E se é verdade que eu ainda sinto isso com os meus pais, sei bem como é na adolescência. Os pais perdem esse estatuto para os amigos, para os namorados (mais uma vez, sei que faz parte, mas bolas, lá por isso não tem de me ser indiferente!). 

Resumindo, acho que é esta antecipação que me está a custar e por isso é que tenho desejado mais ter este super poder. Na impossibilidade disto ser uma realidade, faço o que sempre fiz desde que o Gonçalo nasceu: tento captar ao máximo todos os pormenores de momentos que vivo com eles. Quantas vezes fico ali, só a observá-los, e a tentar reter cada detalhe. Desde o calor do abraço, à doçura de um beijo, à meiguice de uma frase ou até à aparente trivialidade de uma traquinice.

No fundo no fundo, o que eu tenho é medo. Porque hoje sei que (ainda) sou a pessoas mais importante da vida deles e, chamem-me possessiva, a ideia de perder este estatuo custa um bocadinho :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores