sábado, 8 de abril de 2023

As doces tradições da Páscoa

E eis que já estamos na Páscoa. Tenho a sensação de que estes primeiros quatro meses do ano voaram!

Não posso dizer que vibro com a Páscoa da mesma forma como com o Natal, mas as tradições desta quadra trazem-me conforto. É mesmo isto. Conforto à alma.

Domingo passado, fui à missa de Domingo de Ramos. Não é que costume ir à missa (já lá vão os anos em que ia todos os domingos), mas esta missa é particularmente bonita. Tem uma energia boa.

E depois há aquelas tradições já no fim-de-semana de Páscoa. Ontem, sexta-feira Santa, foi dia de caça aos ovos. Uma pessoa não tem uma casa grande, nem quintal, mas a malta não precisa de nada disso! Eles adoram e divertimo-nos imenso. 

Cada um de nós faz uma rodada, que é como quem diz, esconde os ovos pela casa. Este ano foram 12. É daqueles momentos básicos, de simples que são, mas tenho a certeza que eles irão recordá-los com carinho.

Outra tradição da sexta-feira Santa, pelo menos na zona de Sintra, e os meus pais são de lá, é comer mexilhão. Originalmente ia-se à apanha do mexilhão, mas hoje quase todos vão à "apanha do mexilhão no supermercado"! Modernices 😁

Amanhã, é o grande dia. Dia do almoço de Páscoa. A minha mãe faz o tradicional borrego (não aprecio nada, mas a minha mãe faz este prato divinamente bem) e celebramos à volta da mesa, como bons portugueses que somos.

No fundo, adoro estas festividades por isto. Pelos momentos em família. Porque são eles, a minha família, o meu pilar. Porque quero que os meus filhos vivam e sintam este amor e que o levem no coração. 

Tenho a certeza que o levarão ❤️

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores