quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Culpa (sempre ela)


Já levo mais de 8 anos de maternidade e não há meio de aprender a lidar e livrar-me da maldita culpa. Ela persegue-me pelos mais variados motivos: ou porque às vezes sinto que não tenho a paciência que devia de ter com eles; ou porque gostava de brincar mais com eles mas não consigo; ou porque não me apetece mesmo brincar; ou porque em algumas situações fico com receio de não ser a mãe que os meus filhos precisam...

Mesmo nas circunstâncias em que não posso fazer nada, por exemplo, se tenho o jantar para fazer, a roupa para tratar, etc, é normal que não tenha como conseguir brincar com eles, mesmo assim, sinto culpa.

No nosso dia-a-dia somos nós os três. Ou seja, em teoria passamos muito tempo juntos. Mas só mesmo em teoria, já que durante a semana eles estão na escola e eu no trabalho e, ao final do dia, não dá para nada. O tempo é pouco para os banhos, fazer jantar, dar-lhes jantar, fazer os trabalhos de casa (quando há), ler a história e deitá-los ainda a uma hora decente (esforço-me para eles já estarem a dormir às 21h30).

No meio desta lufa-lufa, a história é o "nosso momento".  O nosso pedaço de céu.

Depois, ao fim-de-semana, há tanta coisa para fazer que, mesmo havendo tempo para momentos de qualidade, porque há, nunca parecem ser suficientes. Não dão para me saciar dos mimos que lhes quero (e preciso) dar.

Isto para dizer que apesar de estar todos os dias com eles, estou numa fase em que sinto saudades deles o tempo todo. Faz-vos sentido?

No trabalho dou por mim a desejar ir buscá-los rapidamente, para os abraçar, dar-lhes beijos, enchê-los de mimos... mas depois, mal os vou buscar, começam logo a fazer birras e disparates, e fico com vontade de os levar de volta para a escola. E lá vem a culpa outra vez!

Preciso muito de tempo de qualidade com os meus filhos. Sem stresses, sem afazeres domésticos à minha espera, sem nada que me preocupe na cabeça.

Até lá, tento viver ao máximo todos os pedacinhos com eles e agarro-me (e amparo-me) na certeza de que estou a dar o meu melhor.


3 comentários:

  1. Revejo-me tanto nas suas palavras... tanto mesmo! Esta maldita culpa de mãe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Partilho o sentimento... Também sinto que devia brincar mais mas não há tempo, ou a paciência não é a maior. Sendo que tenho só um filho que ainda está no pré escolar, por isso vai piorar. Temos mesmo de pensar que fazemos o nosso melhor... Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. OLá. Só para dizer que a compreendo muito bem e que não está com toda a certeza sozinha nesta culpa! Eu revi-me em cada palavra deste testo. Poderia ter sido eu a escreve-lo. Não é fácil ser mae hoje em dia, com o nosso trabalho, todas as tarefas de casa e depois o tempo que se torna pouco para aproveitar os nosso filhos e dar-lhes atenção como eles mereciam e como nós queríamos. Mas nós não somos de ferro. E o mais importante é mesmo darmos o nosso melhor todos os dias. beijinho

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores