quinta-feira, 2 de junho de 2016

O que se passará com o meu docinho? :(

Vocês que me seguem já estão fartos de me ouvir falar na doçura do meu Francisco. Na sua boa disposição. No seu sorriso fácil. No facto de ser um bebé super fácil de lidar.

No entanto, ontem fez uma coisa que me deixou triste e (até) perplexa.

Bateu-me. 

E uns minutos depois fez o mesmo ao irmão.

Comigo foi porque estava a insistir para ele comer a sopa - esta é outra. agora é um filme para comer a sopa - e com o irmão foi porque queria um brinquedo que ele tinha e o Gonçalo não lho dava.

A sério que fiquei triste. Não sei porque é que será que ele fez isto. 

Talvez por ele ser tão boa onda, é fácil lidar com ele sem ansiedades ou estresses... daí não perceber mesmo o porquê disto :(

Quanto à minha reação, ralhei com ele e pu-lo de castigo uns 30 segundos. Ele chorou, claro!

Sinceramente, não sei se fiz bem ou se fiz mal, mas o que é que era suposto eu fazer?!

Se por aí tiverem dicas, serão mais que bem-vindas!

15 comentários:

  1. Olá...o meu Gonçalo que tem 19 meses bateme e bastantas vezes =( já falei com o pediatra e o que ele me disse foi que por vezes eles gostam de ver as mãe zangadas e fazem isso...diz que o melhor é ignorar ( coisa que por vezes é difícil) ou quando ele fizer ralhar com um tom alto e com ar sério.

    ResponderEliminar
  2. Olá =D aqui por casa passasse muito isso!
    O meu Gonçalo que tem neste momento 19 meses "adora" bater-me! Digo bater-me pois é praticamente só a mim que faz isso! Já falei com o pediatra e ele explicou-me que por vezes eles adoram ver a mãe chatiado e fazem isso! Disse para simplesmente ignorar ( coisa que não é fácil) ou então ralhar com um tom sério! De momento continua igual...vamos lá ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que ignorar é a melhor solução porque assim perde o interesse. Eu digo sempre que não se faz, que a mãe também não bate na Lara, que a mãe fica triste mas sempre que posso ignoro para ver se a coisa passa. Vamos ver. Isto já dura há uns meses mas não se tem agravado nem acontece todos os dias.

      Eliminar
    2. Obrigada pelo feddback :) pois, foi o que fiz também. Não estava à espera. Espero que passe. beijinhos

      Eliminar
  3. A minha filha nunca tinha feito isso e eu estava muito confiante de nunca iria fazê-lo, até porque nós nunca lhe batemos nem nada parecido. Nunca existiu uma palmada... nada.
    Até que ela começou a levantar a mão e a dar-nos umas belas bofetadas sempre que era contrariada. Creio que é bastante normal eles passarem por esta fase. Com a minha filha, começou por volta dos 23, 24 meses. Escrevi sobre isso e sobre a minha forma de lidar com isso aqui:http://www.vinilepurpurina.com/2016/05/23/pagar-pela-lingua-desde-2002-coisa-menos-coisa/
    Espero que ajude.
    Beijinhos e tudo a correr bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, compreendo. Por aqui igual. Nunca houve nem uma ameaça sequer. Obrigada pela partilha :) beijinhos e esperemos que passe rápido

      Eliminar
  4. Já me aconteceu, e realmente é algo que nos deixa perplexas. A minha opção foi tentar explicar que bater é errado, e que faz dói-dói na mamã...com o tempo acabou por perceber. No caso do meu filho, coincidiu com uma fase de adaptação, julgo que era uma forma de lidar com a frustração. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, as mudanças na vida das crianças afeta-as bastante. Obrigada pela partilha <3 beijinhos

      Eliminar
  5. Bom dia!
    Gosto e costumo vir cá várias vezes, mas não sou muito de comentar. Mas gostava de lhe deixar um link do post de um blog que encontrei recentemente, sobre este assunto, e que me pareceu interessante. Dê uma leitura, se puder. Beijinho!
    Andreia

    ResponderEliminar
  6. Pois, esqueci-me do link :)
    http://parentalidadecomapego.blogspot.pt/2016/04/criancas-que-batem.html

    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia.
      Muito obrigada por ter comentado e pela sua simpatia. Ainda bem que o fez e que partilhou o link. Que artigo fantástico! Esclareceu-me muito. beijinhos <3

      Eliminar
    2. Ainda bem que ajudei! Beijinhos! :)

      Andreia

      Eliminar
  7. Não se deve permitir a criança bater a mãe ou seja quem for! Basta levantar a voz ou segurar a mão da criança, olhos nos olhos, com um ar de reprovação. A criança está a testar os seu limites. Não pode, nem deve ser ignorado! Agressão contra a mãe ou seja quem for não é aceitável! a criança necessita de aprender as regras da sociedade em que vive. ignorar não é solução.
    Na criança mais crescida deve ensinar-se que se pode defender quando é agredida, mas não deve iniciar uma atitude agressiva. Nunca pode levantar a mão contra os pais, pois estes devem manter-se pessoas de respeito! bjs Ariane B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ariane, eu tenho muito essa dúvida: não faço um grande alarido e desvalorizo ou tento ser mais assertiva e fazê-la entender que não é correto? Tenho receio, se der muita importância a isso, que ela perceba que me afete e ainda faça mais quando está frustrada. Geralmente seguro-lhe a mão e digo assertivamente "Não se faz isso. Isso faz dói dói. Os pais não te fazem isso pois não?" mas não sei até que ponto ela percebe. Tem 2 anos. Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu estou numa de tentar tudo dentro desse género. Explicar-lhe que magoa, que é feio, fingir que choro... só quero que ele perceba que não está certo. beijinhos

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores