quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CONSULTÓRIO: “OH, NÃO!!! LÁ VEM A ESCOLA OUTRA VEZ!!”

(texto escrito pela psicóloga Liliana Freitas Branco, da Oficina de Psicologia)


Está mesmo comprovado... As férias, porque tanto sonhámos o ano inteiro, encerraram até ao próximo ano e nada mais nos resta que voltar às rotinas do dia a dia e à realidade dos TPC’s, das birras para não ir para a escola, das dores de barriga e más disposições matinais, enfim... a escola está de volta e com ela as batalhas constantes no dia a dia .

No começo deste novo ano lectivo, deixamos algumas dicas para que o novo ano escolar seja uma batalha mais fácil de enfrentar.

- Dentro do que é monetariamente viável e aceitável, permita que a criança escolha os seus materiais escolares (cadernos, mochila, estojo, dossiers..), para que se entusiasme com o novo ano escolar.

- Uns dias antes do início do ano escolar, comece a envolver a criança na preparação e organização do material escolar. Quanto mais envolvida a criança estiver neste processo, mais fácil será o retorno à rotina.

- Lembre a criança de que terá os seus amigos do ano anterior à sua espera.

- Estipule e mantenha rotinas semanais e de fim de semana. Desta forma, estará a ajudar o seu filho a organizar o seu tempo e diminuirá a sua ansiedade e incerteza.

- Faça um quadro com um horário do seu filho e as rotinas a que deve obedecer, incluindo nele as atividades extra-curriculares e os tempos destinados ao estudo. Deste modo, será mais fácil para a criança visualizar a sua semana em termos de tempo ocupado e tempo livre.

- Mantenha nesse quadro um mapa das tarefas a desempenhar e dos seus timings, onde a criança possa assinalar com um visto sempre que cumpre essa tarefa.

- Deixe claro que está em tempo de aulas, que os dias são mais exigentes, começam mais cedo e, por isso, é importante ter uma hora para ir dormir e respeitá-la. Nos primeiros dias poderá haver alguma resistência mas, mantendo-se firme, verá que a hora de deitar deixa de ser motivo de birra. Ao fim de semana, se a criança cumpriu o horário de deitar durante a semana sem levantar problemas, poderá premiá-la com mais uma hora acordada, explicando que é um prémio pelo seu bom comportamento durante a semana.

- Não se esqueça que a criança precisa de tempo para brincar e que este é tão importante como o tempo dedicado à escola. Assim, ao elaborar o horário e o mapa de tarefas, inclua tempos para a criança brincar.

- Opte por preparar um pequeno almoço e um lanche onde os açúcares de absorção lenta sejam os reis. Ao retirar os açúcares simples da alimentação do seu filho, estará a ajudá-lo a ter um melhor desempenho escolar. Guarde as guloseimas para o fim de semana e como recompensa.

- Depois de muitos dias passados consigo, o regresso à escola representará mais tempo longe. Escreva um recado e coloque-o na lancheira. Assim, ele senti-la-á mais perto e sentir-se-á especial e lembrado.

- Respire e pense em si.. a criança está de volta à escola e acabará por retomar a sua rotina mas, também os pais estão de volta ao emprego. Procure aplicar algumas das sugestões ao seu dia a dia e não se esqueça de contemplar no seu mapa de actividades tempos generosos para estar com a criança, para estarem em família e para brincar.


Liliana Freitas Branco

Psicóloga Clínica da Equipa Mindkiddo da Oficina de Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores