segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Por estar grávida, não tenho de deixar de cuidar de mim!

Encontrado em janamagalhaes.com
Já basta ficarmos gordinhas, com um andar meio estranho e ter posturas nem sempre elegantes (como quando nos cai alguma coisa ao chão e nós temos de a apanhar).

Sou apologista de que as mulheres devem cuidar sempre de si. E quando digo sempre, é mesmo sempre. Estar grávida ou ser uma recém-mamã não pode ser "desculpa" para isso deixar de acontecer. Quando cuidamos de nós estamos a fazer bem a nós mesmas e isso vai aumentar - ou pelo menos preservar - a nossa autoestima.

Lembro-me de quando tive o Gonçalo… tive uns dois meses sem ir ao cabeleireiro (costumo ir todas as semanas porque a minha mãe tem um cabeleireiro), mas não era por isso que não fazia questão de andar sempre com as unhas arranjadas, por exemplo. Por outro lado, podia estar a chover a potes e eu saber que naquele dia não podia sair com o Gonçalo - e era mesmo preciso estar a chover torrencialmente para não o fazer - que eu vestia-me na mesma. Fazia-o pela minha sanidade mental e porque acho realmente importante cuidarmos de nós.

Agora, novamente grávida, penso como pensava há 4 anos e tal. Não posso dizer que me visto como gostaria, porque optei (porque assim tem de ser) por não gastar muito dinheiro em roupa de grávida e tentar aproveitar ao máximo a roupa que já tinha, e escusado será dizer que não tenho a variedade de escolha que gostaria. No entanto, tento vestir-me o melhor que posso, andar sempre com o cabelo arranjado ou, pelo menos, penteado, unhas arrranjadinhas, pés bonitinhos… por aí.

Mas não pensem que defendo apenas uma preocupação com o que se vê no imediato. Para além dos cuidados óbvios com a alimentação, acho importantíssimo ter cuidados com a pele. Mais uma vez, defendo que estes cuidados devem existir sempre, mas durante a gravidez eles devem ser reforçados, já que a nossa pele é sujeita a grandes alterações, sobretudo nas zonas da barriga, peito, pernas, ancas…

Hidratar é a palavra de ordem! Pessoalmente, uso os cremes da Barral, até porque já os usava antes de engravidar e é uma marca na qual confio, talvez porque já ouvia a minha mãe falar dela (aliás, confio nela para mim e para o Gonçalo, que tem pele atópica e, por isso, há que ter cuidados redobrados). Por outro lado, é uma marca em que além de eu "ver" e sentir os resultados, tem preços acessíveis.


Seja como for, a mensagem que gostava de passar, e não me querendo considerar um exemplo para ninguém, mas sim tentar motivar de algum modo quem não cuida de si, é que as mulheres devem cuidar delas sempre, seja em que circunstância for. Devem fazê-lo por elas e não para ninguém.

O facto de cuidarmos de nós passa a mensagem ao cérebro de que somos importantes e isso faz-nos bem… sobretudo nas fases em que nos sentimos menos bonitas ou nos dias mais cinzentos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores