quarta-feira, 2 de abril de 2014

Não me apetece brincar com o meu filho :(

Etsy.com
Não era suposto, bem sei. Enquanto pais, temos o dever de lhes oferecer tempo de qualidade. Perdemos tempo com tanta porcaria…. Temos obrigação de nos dedicar a eles, sem o sentimento de obrigação. Eles merecem e nem faz sentido que seja de outra forma. Mas há dias (fases), em que isso chega a ser penoso. E isto é horrível de dizer e faz-me sentir tão mal…

Desde o fim-de-semana, que não me apetece nada estar a fazer "macacadas" com o Gonçalo. Não me apetece brincar com os bonecos e fingir que sou um tigre ou um mau atrás dele. Não me apetece brincar a nada que envolva manifestações efusivas de expressões emotivas ou corporais. E sinto-me péssima por isso. Ele não tem culpa que ande com este estado de espírito. Felizmente, o dele está sempre virado para a brincadeira e para a parvoíce. E ainda bem! Fico genuinamente feliz que assim seja. Mas… não tenho vontade. E nessas alturas nem sei o que é pior: não brincar ou brincar e fazer um frete gigante (coisa que acho que por mais que tente disfarçar, ele percebe).

Sinto-me péssima mãe por isto e, ontem à noite, quando pensei no assunto, só me apeteceu bater em mim própria e ir acordá-lo com mil beijos e mil pedidos de desculpa.

Eu não tenho culpa de andar assim mas, definitivamente, ele também não tem. Muito menos tem de levar com estes humores. Ele tem, apenas, de ser criança e de brincar. Brincar muito e ser feliz!

Hoje, já decidi. Quando o for buscar, vou respirar fundo, tentar deixar para trás a vida de crescida, e juntar-me a ele nas brincadeiras a 100%.

Ok, tenho a noção realista que a 100% acho que não conseguirei, mas vou-me esforçar. Ele merece. Ele merece tudo. O que não merece, é ter uma mãe sem paciência para brincar com ele. E eu ando assim nos últimos dias e quando penso nisso só me apetece chorar…

14 comentários:

  1. Eu também tenho dias assim. E por mais que me esforçe para contrariar isso, e tento brincar com a minha Leonor, é ainda pior. Porque é uma coisa forçada e ela apercebe-se (lá do alto dos seus 2 anos e meio) e fica aborrecida. Mas nós também temos direito a estar em baixo. Mas por outro lado, temos a obrigação de lhes dar carinho e atenção, visto passarmos a maior parte do dia no meio de trabalhos e tarefas e sei lá mais o quê. Não se sinta culpada. O facto é que por vezes os nossos filhotes também não ajudam. Desatam num berreiro por tudo e por nada ( a minha ontem foi assim, acabamos por nem perceber porquê!!!!). Respire fundo e pense que você É um ser humano e como tal também tem dias menos bons, e logo quando for buscar o seu filho dê-lhe o maior abraço que puder e isso ele não vai esquecer de certeza.

    ResponderEliminar
  2. ânimo..também passo por essas fases...acho que estás a precisar de te distraíres...já pensaste num programa sem o teu filho? algo que te desanuvie mesmo?
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisava mesmo de relaxar. Não sei bem como, nem se conseguiria, mas precisava! beijinhos e obgda pelas palavras

      Eliminar
  3. Olá,
    Só agora (em Setembro) vou ser mãe mas tenho um irmão com 18 anos de diferença e muitas vezes sentia isso (certamente não tão intensamente como tu que és mãe). Acho que eles não se importam se de vez em quando não quisermos brincar mas sugerirmos ler uma história ou estar só no sofá a dar mimos. Pede-lhe para ele te fazer uma massagem! Ficam super felizes e nós quase que adormecemos com as suas mãozinhas leves a tocar nas costas e no cabelo!

    E já agora, o Gonçalo certamente que tem muito orgulho por ter uma mãe que sequer pensa em sentir-se culpada por este sentimento:)
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa. O problema é que o meu filho não gosta de brincar sozinho. Exige-me sempre ali, ativa e esperta como tudo :) Beijinhos e obrigada pelo seu comentário.

      Eliminar
  4. Acontece-me muitas vezes, sobretudo depois da bebé nascer. Vai melhorar.

    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. been there... são fases, é perfeitamente natural... acho que todas passamos por isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim… esta não é a primeira vez que isto me acontece, mas acho que desta vez está a custar-me mais! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Também me acontece!
    Não és nada má mãe, és uma mãe normal! Graças a Deus! ;)

    ResponderEliminar
  7. Acho que acontece a todas nós. Não te culpes por isso. Também tenho dias em que não me apetece sequer mexer. Nessas alturas incentivo-o a brincar com os brinquedos dele ou a desenhar, ver tv (não em demasia, claro), qualquer coisa que possa fazer sozinho. Acabo por ficar ao pé dele mas tento que ele brinque sem precisar de mim. Depois, nas alturas em que me sinto melhor, tento brincar mais, fazer mais "palhaçadas" :)

    Drika

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele antes ainda gostava de fazer puzzles e que eu lhe lesse histórias a toda a hora, o que sempre é mais calmo, mas agora está numa fase mais de brincadeiras que envolvam lutas e coisas mais físicas. E eu sem energia nenhuma :P

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores