quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ainda os piolhos... ou pediculose, para ser mais chique (sei lá)

Como disse aqui há tempos, entrei recentemente no mundo dos piolhos. Salvo seja!

Para já, o Gonçalo safou-se, vamos lá ver como vai ser daqui para a frente.

Há muitos mitos à volta destes seres nojentinhos. O mais "famoso" de todos, quanto a mim, é a ideia de que tem piolhos quem tem falta de higiene. Para esclarecer já, não só é mentira, como é parvo (quanto muito, uma boa higiene ajuda a matá-los!).


Seguem então alguns tópicos rápidos sobre o assunto, os quais apurei após alguma investigação (não sou médica, não esquecer isso):

- O sintoma mais evidente é a comichão.

- Como referi logo no início, não é uma questão de higiene. A pessoa mais obcecada com as limpezas, pode ficar com piolhos.

- Para ver se o seu filhote tem piolhos, aconselha-se que o faça sob uma luz forte. Depois, e com a ajuda de um pente e com luvas descartáveis calçadas, vá separando madeixas de cabelo e inspecione-as bem (atenção que se os piolhos se mexem, as lêndeas estão "sogaditas".)
As zonas de maior incidência destes serezinhos nojentinhos, é na nuca e atrás das orelhas.

- Caso detete estas criaturas na cabeça do seu filho, vá a uma farmácia ou ao pediatra (há produtos que não requerem receita, mas outros sim)

- Em caso de piolhagem, para além dos produtos aconselhados a usar na cabeça da criança (ou do adulto, visto que muitas vezes as crianças pegam aos pais), há que ter atenção aos objetos que possam ter sido contaminados: escovas, lençóis da cama, chapéus, tapetes... deve lavar-se e desinfetar-se tudo!


De qualquer modo, tenho uma grande dúvida. Na escola do meu filho aconselharam-me a usar um produto preventivo. No entanto, na farmácia, disseram-me para não usar nada, porque não deixam de ser produtos químicos. Segui o conselho do farmacêutico. Espero ter feito bem.

3 comentários:

  1. A L. apanhou piolhos e na farmácia aconselharam-me o "stop piolhos". Foi tiro e queda! É um bocado sádico, porque aquilo asfixia os bichos, mas pelo menos, não tem insecticida.

    ResponderEliminar
  2. Não há "terapeutica preventiva" para a Pediculose (#$$%??!!!). Os médicos desaconselham.

    Vai só vendo se o Gonçalo tem queixas, até lá, nada de nada...

    (Para quém acreditar) ....Rezemos....

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores