A respeito da notícia que saiu hoje no Observador sobre a alimentação das crianças na escola, lembrei-me deste post que escrevi há tempos e dei-me conta que não fiz o update do que se passou a seguir. (Sim, porque não tenho prazer nenhum em dizer mal só porque sim. Gosto muito mais de dizer bem que mal. Mas escapou-me).
Como acredito que as pessoas têm de manifestar o seu descontentamento, sobretudo se estiverem a falar de temas que envolvem os filhos, resolvi queixar-me à Câmara Municipal, mais concretamente à divisão da Educação, e fiz o mesmo no site do Ministério da Educação.
Apesar de terem demorado algum tempo a responder, não só o fizeram, como retiraram o fiambre da ementa e tomaram outras medidas para garantirem uma alimentação mais saudável das crianças. Além disso, demonstraram empatia com a minha posição.
Se ficou tudo a 100%? Não. Quase todas as semanas servem gelado uma vez e da ementa também constam, de vez em quando, os benditos ovos mexidos com salsichas, os douradinhos e outras porcarias que tais. Mas vá. Melhorou um bocadinho e fiquei com a sensação que fiz bem em expor a situação àquelas divisões.
Felizmente a minha experiência é um bocadinho diferente. Antes da minha filha entrar para a pré eu também tinha algumas dúvidas sobre a qualidade da comida nas cantinas escolares públicas e este era um assunto que me preocupava. No entanto, essa minha perspectiva era errada.
ResponderEliminarAqui no nosso concelho a ementa das prés e escolas do 1.º ciclo são feitas pela nutricionista da Câmara que, além disso, ainda acompanha as escolas com visitas surpresa à hora das refeições e controlo do serviço da empresa contratada para confeccionar as refeições. Cada escola tem a sua própria cozinha e cantina, por isso não há comida feita com horas de antecedência e as cozinheiras e auxiliares têm formação contínua, pelo menos alguma da qual ministrada pela Câmara.
E as queixas dos pais (alguns), que eu conheço, são para certas "regras" impostas pela nutricionista como não deixar passar a sopa na totalidade...
As ementas são variadas e todos os dias alterna entre carne e peixe. Os hamburgueres, salsichas ou douradinhos nunca fazem parte da ementa que eu imprimo sempre (estão disponíveis online) e tenho afixada na porta do frigorífico. Todos os dias há fruta e sensivelmente uma vez por mês há gelatina ou leite creme, mas sempre com a fruta como alternativa.
Os lanches, tanto na pré como agora na primária, são responsabilidade dos pais, pois os miúdos levam de casa.
Ups o comentário já vai longo...
Beijinhos
Não se trata da Câmara de Lisboa, pois não?
EliminarNão :)
EliminarUm pequeno município (o mais pequeno mesmo) do norte: S. João da Madeira.
Ahhhh ;)
Eliminar