segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Então e o parto, como é que foi?


Pois que, resumindo, posso dizer que o parto foi difícil.

Se o parto do Gonçalo foi rápido e indolor (posso dizer-vos que com 5 dedos de dilatação não tive uma única contração e não senti um pingo de dor), o parto do Francisco foi rápido e muito doloroso. Mas bem... podia ter sido pior. Podia ter sido lento e doloroso.

Comecei com contrações por volta das 14h da tarde, mas nada de muito dramático. Eram quase 15h quando liguei para a Saúde 24, não tanto por causa das contrações, mas porque tive uma pequena hemorragia e queria saber se era normal, até porque não tinha o aspeto normal do rolhão mucoso.

Reencaminharam-me para a maternidade e eu ok... Fui tomar um duche rápido, ultimei os últimos acertos nas malas... isto enquanto tentei ligar mil vezes para o Marco que, muito convenientemente, tinha o telefone desligado.

Entretanto, as contrações estavam mais regulares e eu convenci-me que a probabilidade de estar mesmo em trabalho de parto era grande.

Finalmente lá consegui contactar o Marco, por portas e travessas, e lá fomos nós.

Demoram imenso tempo para me atenderem na triagem e esse foi o problema.

Devo dizer que eu adoro o serviço do S. Francisco Xavier, tanto de pediatria como de obstetrícia, mas neste ponto falharam à grande. As enfermeiras que me fizeram o parto foram todas super queridas e simpáticas, o internamento é digno de um qualquer privado, mas estar mais de 30 minutos numa triagem de urgência obstétrica, tendo sido eu, inclusivamente, reencaminhada pela Saúde 24, acho inaceitável!

Se eu cheguei lá com contrações de 15 em 15 minutos, foi preciso muito pouco tempo para passarem a ser de 10 em 10 e depois de 5 em 5... e muito dolorosas. Até que passaram a ser de 2 em 2 e eu já mal conseguia respirar e, como não me chamavam, resolvi irromper pela urgência "adentro".

Viram-me logo e ficaram muito espantados por estar com 5 dedos de dilatação. Chamaram logo a enfermeira para eu vestir a bata, mas entre o vestir a bata e despir-me, a coisa ficou cada vez mais agreste e quando cheguei à sala de partos (coisa que demorou menos de 5 minutos) fiz a dilatação completa e já não pude levar epidural. Enfim... sei que eram 16h35 quando falei ao telefone com o meu médico (e nessa altura estava com contrações de 5 em 5 minutos e ainda não tinha sido vista por ninguém) e o Francisco nasceu às 17h22.

Foi duro gente. Muito duro. Ainda por cima o moço não estava com a cabeça virada como era suposto e isso implicou um esforço extra!

É claro que mal o ouvi, mal o puseram em cima de mim, mal o senti, nada mais importou. É um momento tão mágico. Tão tudo de bom que o mundo tem!

E foi assim. O meu parto foi assim! Doloroso, mas um dia para recordar :)

2 comentários:

  1. Ui! Nem sei que dizer...
    O parto da minha menina foi tão fantástico que até tenho medo de como poderá ser de um segundo bebé...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Também o parto do Gonçalo. Tinha esperança que o do Francisco fosse igual, mas confesso que era pequena. Sei que tive muita sorte com o Gonçalo. Mas o que interessa é que correu tudo bem ;) bus

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores