Os enjoos são uma seca e, nas primeiras 17 semanas, foram dramáticos. As preocupações inerentes a este estado são atrofiantes, o cansaço é de loucos e as contrações prematuras são aflitivas… mas, no meio de tudo isto, o que realmente me está a custar na gravidez é aquilo que eu não estou a conseguir dar ao Gonçalo por estar grávida. Faz-me doer o coração e ficar tristíssima.
Nos primeiros tempos, os enjoos e o cansaço eram incapacitantes. Literalmente. Eu não conseguia ter disposição para nada. Nem disposição, nem força! Agora, as contrações fazem com que pegar no Gonçalo me provoque desconforto e tenho medo de o fazer.
… E tenho saudades. E ele tem saudades também. Ele não diz nada, mas sei que tem.
Tenho saudades de o pegar ao calo e o ter juntinho a mim, daqueles braços fofos e magros à volta do meu pescoço, da carinha dele junto à minha… Tenho tantas saudades! E a acompanhar as saudades está a dor de ter de lhe negar colinho. Às vezes ainda arrisco, mas bastam uns segundos para sentir o peso na barriga e a sensação de desconforto...
Tenho receio que o Gonçalo se sinta com isto. Eu tento compensá-lo de outras formas, mas sei lá se alguma coisa compensa o colinho de uma mãe. Digo-lhe todos os dias que o amo, que ele é a pessoa mais importante da minha vida, mas mesmo assim…
Tenho mesmo saudades de ter o meu filhote ao colo sem preocupações, dores ou contagem de tempo!
Não imagino o que deve custar... força e um beijinho! :)
ResponderEliminar