quarta-feira, 9 de julho de 2014

Definitivamente, as mães não são perfeitas, nem sabem tudo

Hoje de manhã, aconteceu uma coisa que me deixou de rastos. Com um sentimento de culpa enorme e, desta vez, fundamentado.

O Gonçalo quis beber leite às 4 e tal da manhã. Não gosto nada que ele beba leite a estas horas porque é um mau hábito, mas como tínhamos comido peixe ao jantar, e eu própria antes de me deitar comi um iogurte porque já estava com alguma fome, pensei que era normal ele efetivamente estar com fome. Assim sendo, ele lá bebeu o leite.

Hoje de manhã, quando acordámos, lá para as 8h30, ele disse que não queria comer nada. Disse que lhe doía a barriga e eu achei que era manha (até porque não seria a primeira vez que ele usaria este "truque"). Eu respondi-lhe que ele tinha de comer e que não ia para a escola sem nada no estômago. Tentámos cereais e nada.

Resolvi fazer uma pausa, ir vesti-lo, mas a seguir disse-lhe que ele tinha de, pelo menos, comer um iogurte.

Sei que não se deve obrigar as crianças a comer, mas se ele ficasse em casa comigo era uma coisa, mas indo para a escola, ficaria preocupada sabendo que a última vez que ele tinha comido alguma coisa tinha sido às 4 e tal da manhã.

Ele voltou a dizer que lhe doía a barriga, mas o tom não era convincente. Eu insisti e cheguei mesmo a dizer-lhe que se ele não comesse, eu ia dizer à educadora para não o deixar ir para a piscina, como castigo.

Ele lá comeu em esforço, pouco mais de metade do iogurte.

Entretanto, o Marco levou-o à escola e quando chegou vinha com um saco, onde estava o casaco que tinha vestido ao Gonçalo. Perguntei-lhe o que é que tinha acontecido e ele disse-me que o Gonçalo tinha vomitado.

Fiquei para morrer!!! Ele estava mesmo maldisposto e eu não acreditei! :( Na minha ânsia de ser boa mãe e de querer que ele comesse para não se sentir mal durante o dia ou coisa que o valha, obriguei-o a comer e ainda o ameacei com um castigo!

Desta vez superei-me na culpa e juro que até me apeteceu chorar quando o Marco me disse. Tenho noção de que tudo o que fiz foi com a melhor das intenções, mas aprendi a lição. No futuro, numa situação deste género, em vez de estar tão focada em querer ser boa mãe e ponto final parágrafo, tenho de estar mais atenta aos sinais e dar o benefício da dúvida ao meu filhote. Afinal de contas, é agindo assim que se é boa mãe, certo?

Só fiquei mais consolado porque o Marco me disse que mal ele vomitou, ficou outro. Super bem disposto! Deve-lhe ter parado a digestão com o leite da noite.

4 comentários:

  1. Pois... Acho que já aconteceu a todas nós. Não te culpabilizes/martirizes tanto. Ok?

    ResponderEliminar
  2. Que mae galinácea...! ;) deixa lá isso. E qtas mãe não fizeram o mesmo... E quantas vezes nao me caguei todo porque sempre detestei leite quente de manha( até hoje) e mães, avos, irmãos me,obrigaram a enfia-lo pela guela abaixo. E nem por isso a Maezinha deixou de ser a mai linda deste mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhaah Tens razão, mas o que é que queres? Não é defeito, é feitio! :P beijinhos

      Eliminar
  3. Nenhuma criança morre de fome com um iogurte à frente. São coisas que acontecem

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores