segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vá! Critiquem lá!


Desta vez fui vencida. Tentei combater o meu instinto de o querer sempre debaixo da minha saia, mas não deu mesmo. Desta vez, não vou deixar o Gonçalinho ir a um passeio da escola. Chamem-me mãe-galinha, paranóica, o que quiserem... Não quero saber. Não deixo e não deixo!

Até ao momento, sempre que a escola tem atividades fora do colégio, eu acabo sempre por o deixar ir (embora o meu coração fique sempre apertadinho e enrugado como uma tâmara), mas dessas vezes os passeios duram apenas umas horas. São ou de manhã ou de tarde. Aliás, eu deixá-lo ir para a praia com a escola é o supra-sumo que o meu coração aguenta (o facto do pai ter ido "espiar" o ano passado e eu tencionar fazer o mesmo este ano, não é para aqui chamado).

Acontece que desta vez o passeio vai durar o dia todo e por mais que eu saiba que é muito provável que ele gostasse, também sei que seria muito "violento". O Gonçalo dorme sempre a sesta depois de almoço e quando não dorme fica super birrento, não come... enfim... é um suplício para ele e para mim. De modos que me vou encostar a esta "desculpa" de que será muito cansativo para ele (o que, efetivamente, será mesmo) e nesse dia ele fica comigo e está o assunto resolvido. Vou fingir que também não me preocupa o facto do passeio ser num sítio gigante, com imensas pessoas...

Assim sendo, e apresentados os meus argumentos, sinto-me completamente ilibada por estar a privar o meu filho de um dia de galhofa!


O Entre Biberons e Batons também está no Facebook.

Os melhores descontos do dia podem ser encontrados aqui.

17 comentários:

  1. acho que o teu Gonçalo vai ter tantas oportunidades de ir em passeios que não precisas de te sentir mal. faz como achares melhor e estará bem feito.
    bjos
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Sofia eu também não deixava! E sinceramente, não concordo que as escolas organizem este tipo de passeios para miudos tão pequenos! Têm muito tempo para os fazer...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Também sou como tu. E também não me importo que me critiquem, porque acho que estou a fazer o melhor para os meu filhos. Bjinhos solidários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia :) Então posso partir do princípio que tu, como médica, também não acha que seja muito saudável este tipo de passeios com crianças tão pequenotas, não é? beijinhos

      Eliminar
  4. Eu não estranho a decisão materna, estranho a decisão da escola de fazer um passeio de dia inteiro com crianças que ainda dormem a sesta - até parece que não sabem desse facto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Deve haver meninos que aguentam na boa, mas o Gonçalo, por mais que nunca queira dormir a sesta, claro, quando não o faz fica mesmo alterado!

      Eliminar
  5. vá, apetece-me chamar-te medricas....mas coração de mãe é mesmo assim! ninguém morre por não ir a um passeio. compensa-o com um dia giro! :)

    ResponderEliminar
  6. Depende - se eu fizesse isso à minha filha, dava-lhe um desgosto gigante. Provavelmente o Gonçalo não está para aí virado.
    Nesses passeios eles divertem-se imenso e as birras que fazem com os pais não fazem com as educadoras e os colegas.
    Um dia não são dias - e a mim preocupar-me-ia o facto de não me sentir à vontade para deixar a minha filha ir passear com a escola sem a ir espiar.
    beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera. O meu filho nem 2 anos e 8 meses tem. Se lhe perguntar se quer ir à escola passear com os amiguinhos ou vir com a mamã ver os avós e passearmos todos, ele nem hesita. Ele prefere ficar comigo. Por outro lado, não podemos confundir os medos dos pais com a falta de confiança que temos na escola. Se não confiasse nas pessoas que tomam conta do meu filho, ele nem sequer andava naquela escola. Não iria negligenciar a vida do meu filho assim.
      Se vou "espiar", como escrevi por brincadeira no post, tem a ver, acima de tudo, com medos meus, e não com falta de confiança na escola. E se o fizemos foi porque o podíamos fazer (falámos com a escola antes e não fomos os únicos). Mas por exemplo, há uns tempos ele teve um passeio em Lisboa, no qual iam estar centenas de crianças de outras escolas. Se eu gostei da ideia? Claro que não. Detestei e atrofiei imenso, mas neste caso não podia ir cuscar. Contudo, não o impedi de ir. Primeiro porque eram só umas duas/ três horas e depois porque sabia que ele ia mesmo adorar :)

      Eliminar
    2. Os nossos filhos são o oposto - com 2 anos já a minha filha adorava ir em passeios com a escola :)
      Esses medos é que não me parecem lá muito saudáveis ;)
      beijinhos e um dia bom para vocês!

      Eliminar
  7. Credo!!! (não és tu é a escola). Acho mesmo que tomaste a decisão acertada. Olha que eu faria o mesmo e ainda era capaz de dar um ralhete na escola por fazerem programas de dia todo com crianças tão pequenas. Que sentido é que isso faz? Qual a pressa? Vão ter muito tempo para passeios e certamente irão disfrutar muito mais em idades mais avançadas.
    E sim, nestas idades precisam de dormir a sesta. Uma criança cansada e hiper-estimulada tão pequena não avizinha nada bom na rotina diária.
    Enfim...

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as opiniões contam, mas é bom ter a opinião de uma psicóloga, ainda mais com a tua especialização ;) Obgda Olguita

      Eliminar
  8. Li este post hoje às 2 da manhã quando o meu pequeno teimava em não dormir e, já que ele gosta de ficar encostadinho a mim quando estou na cadeira do computador, ... lá vim eu. Na altura e com o pirralhito ao colo não deu para comentar mas fiquei com vontade de voltar. Esses «medos», ansiedades, descritos no post são-me TÃO familiares e demorei algum tempo a combatê-los porque tive que me mentalizar que não podia criar o meu filho numa redoma de vidro. Hoje em dia ele de certa forma ainda é super protegido da realidade porque anda em colégio particular, a mãe ou o pai vão levá-lo e buscá-lo todos os dias e quase tudo ainda é controlado por nós. Ele tem 8 anos, foi nas excursões que a escola organizava, foi para a praia e posso dizer que, ainda hoje, fico com o meu coração apertado quando sei que ele vai sair daqueles muros da escola sem eu ou o pai estar lá; No entanto, isto faz parte da vida e nós temos obrigação de os preparar o melhor possível para a vida. Ele foi numa excursão ao jardim zoológico com a creche, mais ou menos da idade do seu, e eu fiquei o dia inteiro no trabalho com o coração apertadinho e a contar os minutos até à hora que sabia que ele iria chegar à escola; Tudo correu bem. A verdade é que as educadoras e auxiliares sabem o peso da responsabilidade que têm em cima quando saiem com 20+ dos nossos filhos e é verdade também que os nossos pirralhitos portam-se melhor com elas do que connosco.
    Penso que deve seguir o seu instinto mas também tem que respirar fundo e por vezes confiar que vai tudo correr bem. É mais saudável para eles e também para nós.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana Garcia. Tenho noção que preciso de combater estes meus medos e até ao momento tenho conseguido vencê-los. Mas neste caso o medo junta-se ao facto de ser um passeio de um dia inteiro e eu conhecer os limites do meu filho. E depois é como já disse. Se eu visse que ele iria ficar muito feliz por ir ou muito triste por não ir, eu até faria o esforço por não pensar tanto nas coisas, mas como não é esse o caso ;) ... Fica para a próxima ;)

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores