terça-feira, 16 de abril de 2013

Mães das Aldeias SOS inspiram Hotéis Real


Há uns dias recebi um convite do Grupo Hotéis Real que me deixou super feliz. Convidavam-me para apadrinhar, juntamente com outras bloggers mães que admiro bastante, uma iniciativa que visa ajudar as Aldeias de Crianças SOS, tendo o Dia da Mãe como pretexto.

Eu já tinha tido a oportunidade de trabalhar com as Aldeias há cerca de 2 ou 3 anos e, na altura, fiquei totalmente apaixonada pelo conceito e pela forma como aquelas mães se dedicavam às crianças que acolhem. Por este motivo, foi com muito gosto e honra que aceitei o convite.

Mas vamos lá a saber em que é que consiste esta iniciativa. O Grupo Hotéis Real, seguindo a linha de parceria que mantêm com as Aldeias desde 2008, resolveu criar menus e vouchers de massagens especiais, dedicados em exclusivo ao Dia da Mãe. E são especiais porque foram inspirados nos gostos pessoais de Mães das Aldeias SOS. A ideia é proporcionar uma prenda diferente neste Dia da Mãe e, ao mesmo tempo, contribuir para esta Instituição; visto que parte do valor pago pelos menus e pelos vouchers será doado às Aldeias.

E agora perguntam: mas onde é que as bloggers entram nisto? E eu respondo: as bloggers vão apadrinhar cada uma das Mães que "assinaram" os menus e serviram de inspiração aos vouchers.

Mães Coragem

Com todos estes ingredientes, digam-me, como é que poderia não estar super feliz com o convite? :) Primeiro, porque tenho aqui a oportunidade de me associar a uma causa solidária e não há nada que me possa honrar mais do que isto (não vos consigo explicar a importância que tem para mim) e, depois, confesso que também fiquei muito contente por me poder juntar a bloggers mamãs como a Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Dois), a Ana Lemos (Cacomae), a Catarina Beato (Dias de uma Princesa), a Fernanda Velez (Blog da Carlota), a Rita Ferro Alvim (Socorro sou Mãe) e a Sónia Morais (Cocó na Fralda).

Desta feita, hoje lá fui, à Aldeia de Bicesse (existem três em Portugal), conhecer algumas das Mães Coragem que inspiraram esta iniciativa, saber mais sobre o trabalho feito nas Aldeias SOS e ainda tive o prazer de ficar a conhecer a Catarina e a Sónia. A Ana Lemos também estava lá, mas à Ana já conhecia :)

Adorei falar com elas e confesso que foi estranho ao mesmo tempo. Então no que diz respeito a Sónia, que já a leio há algum tempo, tenho de admitir que até fiquei um pouco nervosa :) É tonto, não é?

Eis-nos às quatro, à porta da casa da Mãe Anabela.

A Ana, eu, a Sonia e a Catarina, a curtir o solinho!

Depois da visita à Aldeia, fomos almoçar ao Hotel Real Villa Itália, em Cascais, onde a Fernanda, do Blog da Carlota, também se juntou a nós. O almoço estava ótimo e, a dada altura, tenho de admitir que a minha vontade de ir para a piscina era mais que muita!

A vista do terraço.

Um mix com bom ar, não acham? :)

Ofertas para todos os gostos

Como já expliquei em cima, cada blogger irá apadrinhar uma mãe das Aldeias que, por sua vez, inspiraram a elaboração dos menus e os vouchers de massagens. Os menus estão associados a um hotel em específico, o mesmo não acontecendo com os vouchers.

Assim sendo, a Ana Garcia Martins associa-se à mãe Cecília e ao Grande Real Villa Itália; a Ana Lemos apadrinha a mãe Adalcinda e o Hotel Real Parque; a Catarina Beato associa-se à mãe Filomena e ao Hotel Real Oeiras; a Fernanda é madrinha da mãe Paula e do Hotel Real Palácio; a Rita apadrinha a mãe Anabela e o Hotel Real Marina e a Sónia representa a mãe Fernanda e o Grande Hotel Real Santa Eulália. Por fim, eu apadrinho os vouchers de massagens disponíveis em todas estas unidades hoteleiras (lá devem ter percebido que sou louca por massagens :P).

Ainda em relação aos vouchers propriamente ditos, podem ser comprados de 22 de abril a 12 de maio, em qualquer um dos hotéis mencionados, e podem ser usados até ao final do ano. Quanto a preços, variam entre os 20 e os 75 euros, sendo que por cada voucher vendido, 5 euros revertem a favor das Aldeias de Crianças SOS.

Entre os vouchers, existem as seguintes opções: por 25 euros, podes usufruir de uma Hidromassagem Mar de Pétalas, inspirada na Mãe Fernanda (20 minutos); uma Massagem localizada de Relaxamento, inspirada na Mãe Filomena (25 m); ou uma massagem Mãos Deluxe, da Mãe Adalcinda (50 m). Por 50 euros, podes escolher uma Real Duche Vichy, da Mãe Anabela (25 m); um Ritual Tesouro do Mar, da Mãe Celina (60 m) ou um Rosto Vitalizante, inspirado na Mãe Natasha (50 m). Por fim, por 75 euros podes deliciar-te com uma massagem Real Ritual de Alfazema e Cristais Marinhos, da Mãe Zília (60 m); uma Real Massagem com Pedras Quentes, da Mãe Paula (70 m) ou um Tratamento de Rejuvenescimento do Rosto, inspirado na Mãe Cecília (80 m).

Um exemplo de voucher.
Mais um exemplo de voucher.

O trabalho das Aldeias

Há muito para dizer acerca do trabalho fantástico desta Instituição. De qualquer modo, e resumindo, podemos dizer que nas Aldeias SOS a preocupação primordial é integrar crianças em risco num ambiente familiar, ao invés de as institucionalizar. E é aqui que reside a grande diferença entre esta e as demais IPSS que acolhem crianças e jovens. As Aldeias dão a estas crianças e jovens uma mãe e oferecem-lhes uma vida em tudo similar ao que uma criança normal tem quando vive com os pais. As crianças desta Instituição vão à escola, têm atividades extracurriculares, explicações quando têm necessidade disso, brincam e, porque não dizê-lo, é aqui que (re)aprendem a ser felizes. Aprendem ainda o que é uma família, a criar laços e, como foi partilhado por uma das mães no encontro de hoje, muitas vezes aprendem a brincar!

Uma das casas da Aldeias.

Mas apesar do que escrevi já ser tanto e tão meritório, mesmo assim é bastante redutor tendo em conta tudo o que esta Instituição faz. Há cerca de 2 anos, por exemplo, iniciaram o "Programa de Fortalecimento Familiar", que tem como objetivo  tentar ajudar as crianças em risco, tentado evitar ao máximo que elas sejam retiradas das suas famílias.

Um espaço de brincadeira das crianças, na Aldeia de Bicesse.
Mas como qualquer IPSS, os donativos são mais que bem vindos e necessários. Para além de dinheiro, óbvio, as Aldeias precisam de vestuário, calçado e géneros alimentares perecíveis. O voluntariado também se agradece. As explicações extracurriculares que falei há pouco, por exemplo, são dadas por voluntários. Toda a ajuda é útil! Neste momento, as Aldeias gostariam de reabilitar uma colónia de férias que têm no Meco, mas precisam de ajuda. Se houver alguém desse lado com jeito para a construção e bricolage, já sabem :)!

Se quiseres ajudar mensalmente podes optar por ser um Amigo SOS. Podes saber como, aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores