terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mães das quais fujo a sete pés


Há dias conheci uma daquelas mães que me irritam solenemente e que pagava para não ter de me cruzar com elas. Daquelas que apregoam que os filhos delas sempre comeram muito bem, sempre dormiram muito bem, sempre se portaram muito bem, sempre não-sei-quê muito bem... tudo muito bem! E sabem porque é que me irritam? Porque são mentirosas. Porque as crianças não são assim e É NORMAL que não o sejam! Irritam-me, porque quando elas têm estas conversas de chacha, no fundo o que elas querem é que as julguemos superiores(comigo estão cá com uma sorte!). É pena é não perceberem que só enganam quem não tem filhos.

Podem pensar que é a inveja a falar, mas juro que não: primeiro porque não acredito que haja crianças que sejam "muito bem" em tudo e, se houver alguma, acreditem que a coisa está é muito mal. As crianças são espontâneas, energéticas, alegres, puras, genuínas... E nada disto se coaduna com comportamentos repressivos, cheio de regras e etiquetas. Já chega terem de ser assim quando crescerem.

O motivo pelo qual eu mais abomino este tipo de mães, é por acreditar que é por causa delas que existem tantos mitos em relação à maternidade e, por vezes, se geram tantas frustrações no início, quando o bebé nasce. Além do mais, abomino-as porque acredito que elas nem sabem valorizar os filhos. Se soubessem, não andavam para aí a dizer que eles são o que não são. Sim, porque esse ser apático e paxá, que é como elas adjetivam os filhos sem darem por isso, como se fosse motivo de orgulho, não existe. Está só nas cabeças delas e isso é triste.

Pois eu tenho um recado para essas mães: Há noites em que o meu filho não me deixa dormir como deve de ser, há refeições em que é um 31 conseguir que ele as coma e ele é traquina até dizer chega. E sabem que mais? AMO-O tal e qual como ele é. Não o trocava por nada e sinto-me totalmente plena de felicidade por o ter assim!

11 comentários:

  1. tbem me irritam essas maes. E irritam-me tbem as que se estao sempre a queixar, irra penso logo: mas estas nao sabiam que um filho da trabalho, que nao dorme a noite inteira, que passa vida doente, que chora porque quer colo, ...

    Bjo
    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade Maggie. Concordo plenamente. Nem oito nem oitenta :)!!!!

      Eliminar
  2. Ups, eu apregoo que a minha filha dorme sempre 12 horas de noite e que nunca cuspiu nem deixou de comer absolutamente nada. Mas o sempre subentende o excepto quando ela está doente (e já esteve até internada no hospital). Mas em estado normal, em termos de alimentação e dormidas os meus sogros e pais dizem que não temos uma filha mas, tal como a tua imagem ilustra, temos um anjo. CONTUDO, nem tudo é um mar de rosas e, digamos, que a rapariga tem "personalidade". Birras, daquelas de rebolar no chão. Tem lágrima fácil e faz chantagem emocional. Não gosta de crianças da idade dela nem mais novos, fixe fixe, são os meninos com 8 anos (ela tem 18 meses), o que já lhe valeu uns empurrões dos baloiços a baixo que ela resolveu com choro e gritos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lololol Gi, eu própria conheço filhos de grandes amigas que comem e dormem muito bem. Mas esta mãe apregoava que os filhos faziam TUDO muito bem. Sem exceção! Ora, é impossível acreditar nisso. Quanto às "personalidades" dos nossos pequenos, acho bem que as tenham. É bom sinal. É claro que nos cabe a nós o papel de não deixar que essa "personalidade" passe dos limites. Já as birras, a pediatra do meu filho disse para me preparar, ter pulso firme, porque começavam em força aos dois anos. E não é que ele seja de muitas birras, mas já me presenteou com algumas. Faz parte! :)

      Eliminar
    2. Eheh a minha come bem, dorme bem e é super-simpática.
      Se não tivermos de falar de mau génio então ela é tudo bem:)))))

      Eliminar
  3. Pois eu cá sou daquelas que acho que a pulga está doente imensas vezes e tenho imensa experiência em viroses, febres, não comer, comer demais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) eles podem ser como forem que nós amamo-los na mesma, certo? Cada pedacinho. Por isso é que me faz tanta espécie esta insistência em fazer passar a imagem de que têm filhos perfeitos. :)

      Eliminar
    2. Pois! :) Perfeitos são eles sempre. Pelo menos para nós! :)

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores