domingo, 12 de junho de 2016

Estou-me a passar!!!

Já sabia que por volta desta idade (a partir de um ano), a grande maioria das crianças passa pela chamada anorexia fisiológica. O ritmo de crescimento abranda por esta altura e, por isso, as necessidades alimentares diminuem.

Tudo ok. Mas daí a não comerem nada ao almoço e ao jantar vai uma diferença abismal. E é o que se tem passado nestes últimos dois dias com o Francisco.

A birra com a sopa já não é de agora, mas com algumas macacadas à mistura eu lá conseguia que ele a comesse, mas agora nada. Não consigo! Não há meio!

E depois lá está, sabemos a teoria mas na prática nem sempre as coisas funcionam.

Sei que não se deve insistir, que não se devem criar guerras às refeições... mas começo-me a passar!

Fico preocupada. Tenho medo, para não dizer pavor, que ele fique doente. É que ainda por cima o Gonçalo anda adoentado e eu acho que é porque ele também não come como deve de ser. Come sempre sopa porque o obrigo, mas o segundo prato também é quase sempre um filme.

Preciso urgentemente de dicas. Preciso que, pelo menos, ele coma a sopa!

Alguém???

10 comentários:

  1. Ola, o meu filho de 3 tambem comecou a rejeitar a sopa ha 1 ano. No entanto não o obrigo todos os dias. Primeiro porque ele come muito bem rudo o resto e segundo por causa dessa guerra. Quando comeca a ser mais dificil a defecação então negociamos a sopa, porque eke ja compreende a origem da dor de barriga. Bj
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A minha preocupação é que não é só a sopa. Mas tenho esperança que melhore. Ontem ao jantar comeu muito bem... coisa que não conhecia há dias! bjs :)

      Eliminar
  2. O meu, hoje com 18 meses, não passou por esse abrandamento no apetite mas sim no "aprimorar" do gosto, ou seja, tornou-se esquisito. Antes de 1 ano não tive dificuldade nenhuma em introduzir novos alimentos, após essa fase só come o que conhece, quer no sabor quer na vista e 2º prato?? o que é isso?? dizem que come no infantário e muito bem, mas em casa é cá um filme que desde que coma a sopa e a fruta já ficamos contentes. Sugestão: simplificar a sopa, colocar batata doce ou até mesmo maçã (o que faço é colocar a batata doce e um pouco da água quando cozo a fruta)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara. No caso das sopas eu fiz isso. Pensei que se calhar era melhor regredir para depois avançar. Ou seja, voltei a fazer-lhe aquelas primeiras sopas, com cenoura, batata doce... essas coisas. Mas não resultou :( Mas ele está melhor (espero eu!). Talvez tenha sido uma fase. beijinhos e obrigada

      Eliminar
  3. Cá em casa o meu tem 19 meses, sempre comeu muito bem a sopa, seja a dele (sem sal e com proteína até hoje) ou da nossa (com hortaliças inteiras), mas os inteiros... Optamos (na creche e em casa) por oferecer primeiro os inteiros, sempre comeu mal, mas nunca desistimos, com 17 meses começou a comer melhor, e já ouve alturas que rejeitava tudo de novo, e agora começa a comer melhor outra vez, não acho que não goste, sempre associei aos dentes ou as constipações que até agora foram constantes. O segredo para comer ao menos 5 colheres (nem sempre resulta) + a sopa + fruta? Televisão, iPad e até na varanda. Os vídeos que o fez comer distraído foram do Justin Biber e os macacos dos Cold Play 😬, os habituais já não iam lá . O importante é que comam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah Justin Bieber!!! Se fosse esse o truque, venha de lá o Justin :) Tentei várias coisas, mas essa não me ocorreu, mas estou por tudo :) beijinhos e obgda!

      Eliminar
  4. Oh querida estou exatamente a passar pela mesma fase com a minha filha mas ela tem 4 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma chatice porque ficamos preocupados, não é? :( Bem sei que se eles estiverem com fome, comem, mas a minha preocupação é que depois ele não coma as vitaminas, proteínas e tudo o resto que precisa para não ficar doente! beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Sofia!
    Tenho um rapazola que fez no passado dia 18 de MAio 1 ano, desde os 10 meses que desisti de lhe dar sopa a noite era um autentico filme de terror. Dou-lhe da nossa comida por norma a noite é sempre peixe cozido com verduras, para ele é peixinho cozido, grelhado na brasa e até assado só azeite, 1 ou 2 rodelas de batata, cenoura e brócolos, couve, feijão verde, também faço massinhas com ovo escalfado e brócolos e come muito melhor. Andar a comer sopa desde os 4 meses é dose acredito que enjoa. A pediatra disse-me que desde que coma hortaliça não tem problema. Tem dias que também faz birra, posso dizer que na semana que passou quis comer primeiro a fruta e depois a refeição, eles tem cada uma.
    Espero ter ajudado, gosto imenso de ler o blog ajuda imenso as dicas que dá continue.
    Beijos Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Claudia :) Pelas dicas e pelas palavras queridas :) Já pensei nisso, mas o problema é que ele é esquisito com os a maioria dos verdes. Come brócolos (meio esmagados), cenoura esmagada... mas couves, feijão-verde e afins, manda tudo fora. Tem mesmo de comer a sopa por causa disso. Mas ontem as coisas correram melhor. Tenho esperança que tenha sido só uma fase. beijinhos :)

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores