terça-feira, 29 de março de 2016

Eu sou contra!

Já tinha ouvido falar no “fenómeno”. Inclusivamente tenho amigas e colegas que se queixam. Estou a falar do arsenal gigantesco de trabalhos de casa que as crianças trazem da escola durante a semana e nos períodos de férias; um tema que foi alvo de um artigo recente no jornal Público.

Sinceramente, não acho mesmo nada aceitável que crianças até à quarta-classe levem trabalhos para casa. Afinal, elas estão na escola o dia todo a fazer o quê? Já passam lá tantas horas!!! A sério que os professores acham normal que as crianças cheguem a casa e ainda tenham de fazer mais trabalhos? É que nem é para elas nem para os pais.

Acredito que quando os professores mandam trabalhos para casa partem do princípio que os pais vão estar ali ao lado da criança, a ajudá-la. A tirar dúvidas. Mas como é que é suposto se fazer isto, quando a grande maioria das famílias pouco mais tem que três horas para os banhos, jantar e, claro, poderem estar um pouco juntos antes das crianças irem para a cama? É suposto o pouco convívio possível ser “aproveitado” com trabalhos de casa?

Não sei como será quando for com o Gonçalo e com o Francisco. Espero que tenham a sorte de apanhar um professor com discernimento mas, se tal não acontecer, sou menina para fazer o que testemunha uma das mães neste artigo. Quando percebe que não vai ser possível ajudar o filho com os trabalhos e que a realização dos mesmo não é compatível com a logística familiar, ela simplesmente não obriga o filho a fazer os trabalhos e envia um recado para a professora.

Mas é desagradável ter de chegar a este ponto!

As crianças precisam de brincar. Está provado. Da mesma forma que já por diversas vezes saíram estudos que apontam para as inúmeras vantagens de brincar; as brincadeiras estimulam as crianças a nível intelectual, ajudam-nas a socializar, para além  de promoverem a felicidade dos mais pequenos. A isto junta-se a importância CRUCIAL de permitir aos filhos, e aos pais, estarem juntos. Terem tempo de estarem uns com os outros.


Será pedir muito?

4 comentários:

  1. Concordo plenamente. Ainda não passei por isso mas quando chegar a altura sou pessoa para ir falar com o professor que se lembrar de "roubar" o meu tempo com os meus filhos. Claro que tudo é aceitável desde que seja equilibrado.
    Prezo o meu tempo mais que tudo e com os filhos ainda mais... nem pensar em passá-lo a fazer trabalhos que podem e devem ser feitos na escola.

    ResponderEliminar
  2. A minha filha ainda é pequenina mas realmente é uma coisa que me preocupa. É um exagero a quantidade de TPC. Na minha altura também tinhamos e lembro-me que era um sacrificio. Contudo, tinhamos tempo e espaço para brincar. Corriamos, brincavamos na rua, no quintal, o que agora dificilmente acontece. Também ficava na escola das 9h às 16h. Agora levo a minha filha, mesmo na pré, as 9h e vou buscá-la às 18h. É uma carga horária grande. Não sei qual a politica do colégio onde anda quanto aos TPC mas se quando for altura ainda trouxer trabalhos é demais. Tomarei a opção de não os fazer, já trabalhou tempo suficiente na escola. Precisa de correr e saltar, descomprimir, relaxar para não se tornarem crianças stressadas, frustradas e infelizes que não têm tempo de serem crianças!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores