quinta-feira, 16 de abril de 2015

O balanço dos meus primeiros 10 dias a ser mais saudável

Encontrado em shugarysweets.com
Como partilhei aqui, tomei recentemente uma resolução: tornar-me uma pessoa mais saudável no que diz respeito à alimentação. Isto foi no dia 6, já lá vão 10 dias, e já cheguei a algumas conclusões que me permitem fazer um pequeno balanço:

- Foi-me fácil cortar nas carnes vermelhas. Gosto muito de um belo petisco que envolva farinheira, alheira, chouriço, mas também é algo que se come só de vez em quando. Também gosto de um bom entrecosto no forno, por exemplo, mas lá está, também não é algo que coma com regularidade. Bifes, costeletas e afins, dispenso. Sempre dispensei. Ou seja, não me custa comer, sobretudo, carnes brancas, peixe e vegetais.

- Não é assim tão mau quanto eu pensava incluir mais vegetais à refeição. Nem sei porquê que não o fiz há mais tempo. Continuo a não gostar deles cozidos, mas salteados ficam com um sabor completamente diferente. Além disso, existem vários vegetais que podem ser levados ao forno ou então podem ser grelhados. Basta investigar um pouco na internet. Cheguei à conclusão que, acima de tudo, faltava-me vontade.

- Como mais fruta (porque me obrigo a isso; antes não comia mais por preguiça) e não é que me sabe bem?

- Quanto ao sal, nunca abusei deste ingrediente, por isso...

- Fritos. Nunca fui muito de fritos. Fazia de vez em quando e não vou deixar de fazer. Mas se calhar vou fazê-los ainda mais de vez em quando.

- No que diz respeito aos doces... esta é a parte pior. Aquela que me está a custar cortar mais. Preciso de me mentalizar mais fortemente no que diz respeito aos doces. Mas eu vou conseguir! :)

E é isto. Não posso dizer que já senti alguma alteração metabólica, mas ainda é cedo.

No geral, sinto-me bem. Faço uma alimentação mais equilibrada, variada e saudável e sei que isso vai ser bom para mim. E melhor. O Gonçalo, que é muito esquisito, começa a ver-me comer coisas que antes não via e acho que isso também o está a influenciar positivamente. Com o Francisco já deverá ser algo mais natural. Espero!

Mas nestas coisas há sempre um mas e, neste caso, o mas é que me apercebi de imediato que querer ter uma alimentação mais saudável sai-nos do bolso. A primeira compra de supermercado que fiz tendo em conta este meu novo estilo de vida sentiu-se na carteira. É claro que podemos pensar que é um investimento para se poupar em médicos a longo prazo, mas não deixa de se sentir algum peso a sair-nos do bolso! Mas compensa. Acredito mesmo que compensa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores