terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CONSULTÓRIO PSICOLOGIA: Como regular o sono do bebé

Dúvida: Dicas e conselhos para controlar a excitação de um bebé de 11 meses quando o colocamos no berço para dormir... Aprendeu a levantar-se do berço e quer sair dele na hora de dormir... Chama, chora, põe-se de pé... Para mãe de primeira viagem é tudo novo...  Obg!!!


Cara Elisabete,

Nos primeiros meses de vida, a necessidade de acordar durante a noite para amamentar o bebé causa algum impacto nos hábitos de sono. Porém, ao longo do seu crescimento, será mais fácil regular o sono, pois os bebés vão aprendendo a distinguir o dia da noite e, posteriormente, aprendem a estar acordados de dia e a dormir a noite inteira. Neste processo, a ajuda dos pais é imprescindível.

Para auxiliar o seu bebé deve implementar uma rotina à noite a fim de estabelecer um padrão entre os seus próprios hábitos e a hora de ir para o berço. O primeiro passo será estabelecer e cumprir um horário fixo para tal. 

Para que o bebé perceba atempadamente que a hora de deitar se aproxima, os pais devem realizar diariamente determinadas rotinas que o ajudem a relaxar e a preparar-se para adormecer. Por exemplo: dar um banho quentinho, fazer-lhe uma massagem, cantar uma canção de embalar ou colocar um cd de música calmante a tocar, escurecer o quarto... Estas atividades proporcionam momentos relaxantes para o bebé, fazem com que se sinta mais seguro e consiga prever o que acontecerá a seguir, para além de promoverem interações positivas entre os pais e a criança.

Adicionalmente, deixe-lhe um objeto que só fique no berço, por exemplo, um peluche fofo ou uma fralda de pano. Assim, quando o bebé for deitado e observar o seu brinquedo, vai saber que está na hora de adormecer e que tem a sua companhia para o sono, sentindo paz e segurança.

Devem evitar-se atividades que despertem o bebé, por exemplo, brincadeiras com muitos movimentos ou ruídos, brincar com brinquedos estimulantes, ter a televisão ligada, pois contrariamente ao que se pensa, a televisão é um estimulante e não deve ser utilizado para adormecer o bebé.

Se após pôr em prática estas rotinas o seu bebé continuar a chorar quando fica sozinho, não vá de imediato ter com ele. Experimente esperar um pouco. Embora pareça cruel e seja difícil para os pais ouvir o bebé a chorar e não fazerem nada, é importante que lhe deem oportunidades para desenvolver a capacidade de se acalmar e tentar adormecer sozinho, diminuindo assim futuras dificuldades caso acorde durante a madrugada. Por isso, é fulcral não adormecer o bebé ao colo e colocá-lo no berço ainda acordado.

Quando o bebé começar a chorar, vá ter calmamente com ele, sem acender a luz, sem lhe pegar ao colo nem embalar, reconfortando-o apenas. Num tom de voz tranquilo, diga-lhe que está tudo bem, que gosta muito dele, que tem ali o seu amiguinho para dormir e que sabe que ele conseguirá adormecer. Progressivamente nas noites seguintes, aumente o tempo entre o “chorar do bebé” e o ir ter com ele.

Esperemos que estas dicas a ajudem e lembre-se que, com paciência e consistência nas rotinas, o seu filho conseguirá ganhar bons hábitos de sono.

Abraço,

Raquel Carvalho
Psicóloga Clínica

Equipa Mindkiddo – Oficina dePsicologia


Se também tiver dúvidas, medos ou ansiedades relativos aos seus filhos e ao seu papel de mãe/ pai, envie um e-mail para: consultorio.opbb@gmail.com

2 comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores