domingo, 19 de outubro de 2014

Por esta é que não estava nada à espera!

Há bocado, sem mais nem menos, o Gonçalo perguntou-me como é que o mano tinha vindo parar à minha barriga.

Sempre me preparei para este dia. Sempre pensei que um dia em que o meu filho me perguntasse isto, lhe iria responder com toda a naturalidade e com a verdade. Iria fazê-lo com uma linguagem simples, mas com a verdade. (O que eu não esperava era que ele me perguntasse isto com 4 anos acabados de fazer!)

Posso dizer-vos que fiquei toda atrapalhada e passaram-me mil pensamentos pela cabeça. Primeiro, pensei que ia fazer o que sempre tinha planeado. Contudo, logo a seguir pensei que ele não iria perceber. Optei então por fazer o que sempre achei que não faria. Mais um bocadinho e falava-lhe na história da cegonha vinda de França, mas fiquei-me com a versão da sementinha. Disse-lhe que o pai e a mãe gostavam muito um do outro e que por isso o pai pôs uma sementinha na barriga da mãe.

Mas o rapaz não ficou convencido.

"Mas che não dá para abiê a barriga, como é que o pai pôs a chemente lá dênto?"

Voltei a baralhar-me toda porque, sinceramente, detesto mentir-lhe, mas estar a dizer-lhe a verdade e deixá-lo ainda mais baralhado, também não me estava a soar bem.

"Comeste a chemente, foi?" - perguntou-me, talvez por ver que se passavam os segundos e eu não dizia nada e só gaguejava.

Optei então pela sinceridade, mas fugindo à resposta.

"Olha amor… a mãe não te sabe explicar de uma forma que tu compreendas. É complicado!
Fazemos assim... a mãe vai perguntar a alguém como é que te posso explicar de forma a que tu entendas, está bem? Estamos combinados?"

E ficámos assim!

Foi o melhor que me ocorreu, mas fiquei desiludida comigo por ter bloqueado tanto!

Por aí, o que sugerem, tendo em conta que, como disse, ele tem 4 anos acabados de fazer?

6 comentários:

  1. mantém a conversa da sementinha, é o melhor.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos é a explicação mais fácil. O pior é que ele insiste em saber como é que ela veio cá parar dentro e eu também não quero dizer que a comi ;) bjs

      Eliminar
  2. eu passei pelo mesmo com a minha Jé,quando o F estava ´´na fabrica´´.mas ela nunca me perguntou como é que ele foi la parar.
    Mas a cena mais engraçada foi quando fomos as compras e quando chegamos a pagar na caixa a miuda vira-se para mim e diz-me..´mãe tambem quero uma bola para mim´´.Eu,logo na altura não percebi..fiquei tipo..´mas que raio de bola ela pensa que eu comprei?´´ E ela diz-me..essa que tens ai debaixo da camisola. :D Resultado..uma boa gargalhada.Ja estava de 6-7 meses e ela so ai reparou na ´´bola´´ .

    ResponderEliminar
  3. Fazer "a pergunta" com 4 anos... hehe... de facto não facilitou a vida aos pais... Contar com naturalidade, sempre a verdade e reforçando alguns aspectos centrais. É uma coisa que acontece entre ADULTOS, que se AMAM e que têm carinho um pelo outro. É a DOIS, o papá põe a sementinha e a mamã tem os ovinhos. Existem alguns livros muito simples (o mais possível, devido à idade) que ajudam na explicação (quais as partes do corpo envolvidas). Acho que importante é não fazer parecer que um bebé nasce de um acto mecânico entre um homem e uma mulher, mas sim de um amor, de uma escolha e do desejo de reforçar o amor na família. Quando uma criança pergunta sobre a vinda de um irmão, está em certa medida também a perguntar sobre a sua vinda :) . Também é importante que não pense que a mãe engoliu uma semente ou que engravidou com um beijo (que confusão que isto daria, hehe). Quando chegar a minha vez, espero também me engasgar com a resposta! Fácil, fácil era contar a história da cegonha! Tranquilidade e boa sorte com as perguntas que se seguem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É… :) Ainda estou a indagar qual a melhor forma de o esclarecer. Ele é mesmo muito pequenino. Não sei se haverá livros que ajudem a explicar isto a uma criança tão pequena. Vou ver se passa mais um tempo. Se ele voltar a perguntar, pois então tenho de arranjar uma forma de satisfazer a sua curiosidade, sem me esquecer da idade dele. Bjs e obgda pelas dicas. ;)

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores