quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gravidez: a boa notícia e as tempestades que se seguiram

Este é o meu Francisco <3
Há tanta coisa para contar, para partilhar, para desabafar, que terei mesmo de dividir os assuntos por post. Naturalmente, irei começar pelo início ;)

Eu já andava desconfiada que estava grávida (acho que as mulheres sentem as alterações no seu corpo). Além disso, andava muito enjoada e maldisposta. Por outro lado, foi um bebé planeado, ainda que nunca pensasse que ficaria grávida tão rápido. Tenho 35 anos e os estudos que alertam para uma queda drástica da fertilidade a partir dos 35 são mais que muitos e eu juro que pensei que, no mínimo, demoraria uns 6 meses até conseguir engravidar.

Pois que foi logo! Os estudos não são verdades matemáticas e é bom saber disso.

Assim, e dados os indícios, resolvi então fazer o teste e lá estava ele: um grande positivo!

Obviamente que fiquei muito feliz! Já não era de agora que queríamos ter outro filho, mas a vida estava sempre a fazer-nos adiar o sonho. Desta vez, resolvemos que estava na hora de arriscar. Era agora ou nunca e só de pensar na ideia de poder ficar o resto da vida a lamentar não ter tido outro filho… Não dava! Não estava disposta a viver com isso nem tão pouco quis continuar a hipotecar a minha vida, a do meu filho (que merece ter um irmão), a vida do Marco, por causa de uma crise social e política. A crise passa, mas a vida (que é só uma) passa mais rápido ainda! 

Pessoalmente falando, e como costumo dizer às pessoas, esta decisão foi o maior salto de fé que dei na vida. Foi a minha maior loucura e a decisão mais arriscada e irracional que poderia ter tomado. Afinal de contas, o emprego que tenho é super instável, a vida está difícil, as coisas não parecem ter grandes melhorias à vista...

Irresponsável, deverão dizer e pensar alguns. Corajosa, já me disseram muitos. Eu digo apenas aquilo que já disse. Foi um salto de fé, movido por um único sentimento: amor!

Guardei o "positivo" para mim e marquei consulta na minha médica. Não disse a ninguém.

No dia seguinte, a minha felicidade abalou. Soube que o motivo para o qual tinha sido contratada no meu atual emprego tinha deixado de existir. Uma surpresa total para eles, que arriscaram em fazer-me contrato, exatamente por acreditarem que o projeto ainda tinha muito para andar.

O meu mundo estremeceu totalmente. O que é que iria ser da minha vida? O que é que eu iria fazer? Ainda tenho o susbsídio de desemprego, o qual suspendi, mas usufruir do susbsídio de desemprego grávida parecia-me tão ilógico. Afinal de contas, quem é que contrata uma grávida? Óbvio que ninguém! Uma grávida é uma espécie de leprosa no mundo laboral!

Naquele momento, e durante uns dias, questionei tudo. Zanguei-me com Deus. Ele deu-me a maior benção de todas e agora não me estava a deixar usufruir dela?! Não era justo.

Enquanto isso, continuava a ser eu a única a saber da gravidez.

Como se as coisas já não estivessem a ser duras o suficiente, psicologicamente falando, fisicamente as coisas não estavam melhores. Sentia-me maldisposta e enjoada assim que acordava e ficava assim até me ir deitar. Variava no grau, mas o mau estar era constante. Hoje, estou melhor. Já só estou mal-disposta 70% do tempo em que estou acordada!

Como a gravidez do Gonçalo não foi nada assim, nunca enjoei, tinha medo que alguma coisa de muito errada de estivesse a passar. Que o meu pequenote não estivesse bem. É que ainda por cima eu sou uma paranóica nestas coisas. Voltei a pensar na minha idade e nos malditos estudos, que falam em riscos crescentes de problemas de saúde para o bebé. É que nem imaginam os filmes que fazia!

Entretanto, uma semana depois, já após ter ido à médica, disse ao Marco e foi a felicidade dele, a reação dele, que me voltou a dar forças e a alegria que entretanto sentia perdida.

Mas eis que faltava a cereja no topo do bolo. Fui a uma segunda consulta e foi-me feita uma ecografia. A médica disse-me que não via embrião nenhum e que podíamos estar perante uma gravidez anembrionária (nunca tinha ouvido falar em tal coisa!). Teria de esperar duas semanas para confirmar.

Não chorei, mas fiquei destroçada. Sentia-me, acima de tudo, culpada. Por ter deixado que as notícias más que foram surgindo arranhassem uma felicidade que era suposto ser inabalável. Parte de mim sentiu que era castigo.

Foram duas semanas intermináveis e quando voltei ao médico estava preparada para tudo. Fui sozinha. Não quis companhia.

Quando a médica me mostrou que afinal ele estava lá, o embrião, desmoronei e deixei soltar lágrimas de felicidade. Naquele momento soube que, ao contrário do que pensava, não estava preparada para tudo.

Mas ainda havia outro medo a atormentar-me: as trissomias.

Finalmente, chegou o dia em que fui fazer a 1ª ecografia. Segundo o médico, e de acordo com o que ele conseguia ver naquela altura, o bebé apresentava as medidas todas que são supostas nesta fase: do nariz, da nuca e essas coisas que já não sei explicar.

Respirei fundo, como não respirava há muito, muito tempo! E emocionei-me, mais uma vez, ao ver um serzinho com apenas alguns centímetros, a mexer-se imenso e já tão formadinho.

É o milagre da vida e, no meio de tudo de mau que aconteceu e de todas as contrariedades, é nisso que me quero e tenho de focar. O que interessa, acima de tudo, é o bebé, que ele esteja bem e que corra tudo bem.

Tudo o resto se há de arranjar!

37 comentários:

  1. Um filho é uma benção, não há alturas certas. Também dei esse salto de fé com o meu segundo, também não havia estabilidade (e nos primeiros meses ainda nos metemos em instabilidades maiores à procura de uma vida mais feliz) mas havia muita vontade de ter mais um filho e muito amor para dar. No dia do positivo veio uma oferta de emprego fantástica que tive de recusar mas não me arrependo nunca dos caminhos por onde este bebé (menino grande já) me trouxe. Muitas felicidades xx PS não sei é como conseguiste esperar uma semana para contar ao M. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo testemunho Paula e é bom ouvir relatos de quem já viveu, ultrapassou e nunca, mas nunca se arrependeu (como eu tenho a certeza que também nunca acontecerá comigo) <3
      Como é que esperei? Não sei bem, mas senti que precisava de processar as coisas primeiro e queria dar-lhe mais garantias (ainda que os testes de farmácia já sejam muito eficazes!).

      Eliminar
  2. Ai ai já me fizeste deitar uma lagrimita! A maior benção já carregas dentro de ti e, tudo o resto se vai compor, assim espero :)) Gosto muito deste cantinho e só desejo tudo de bom para vocês os quatro!

    ResponderEliminar
  3. Raquel-mãe-também-de-um-Francisco4 de junho de 2014 às 16:44

    Tudo vai correr bem! Vai por mim. Bjs aos 4!

    ResponderEliminar
  4. Tu queres mesmo deixar a malta com uma lágrima no canto do olho: conseguiste :)
    Feliz por ti e pela tua fé que procuro também ter!
    O melhor do mundo para ti Sofia <3
    E aos pseudo-intelectualoides que julgam recrutar uma leprosa por estar grávida... tenho várias coisas a dizer mas, como são muito feias... vou retê-las apenas na minha mente! Nem no coração ficam...
    Um grande, enorme beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahah Não era a intenção, mas quis partilhar aquilo que acho que deve ser o sentimento de muitas mulheres em situações iguais ou similares. Mostrar-lhes que não estão sozinhas!
      beijinhos grandes e as melhoras <3

      Eliminar
  5. Li este texto sem respirar...desejo tudo de bom !!
    Muitos Parabéns !!!

    ResponderEliminar
  6. Emocionante o seu depoimento...não consegui suster uma lagrimazinha! O seu medo penso que será o medo de todas nós (em relação ao bebé, porque em relação ao resto, tudo se resolve)!!! Desejo-lhe toda a felicidade do mundo e espero em breve fazer-lhe companhia nesse estado de graça!!!

    ResponderEliminar
  7. Que bom, que bom, que bom!!!! Estou tão contente :)
    E de facto quando te vi radiavas - com aquela beleza extra que só as grávidas têm!
    Beijinhos do coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahah Mariana. Tão simpática e engraçada ;P Beijinhos minha querida! E obrigada!

      Eliminar
  8. Parabéns! Vai correr tudo bem. Espero que o Francisco lhe traga muitas alegrias!

    Eu fui mãe pela primeira vez aos 42 anos! Neste momento a minha filhota já tem 2 anos. Infelizmente ou felizmente, não sei, ela vai ser filha única porque arrisquei, correu bem e estou feliz.
    Também eu achava que não seria possível engravidar sem mais nem menos. Enganei-me! Engravidei praticamente de um mês para o outro! A vida, por vezes, mostra-nos que nem tudo o que lemos e nem toda a estatística está correcta. Eu fui um bom exemplo disso. Cada vez mais me convenço que o que tiver de acontecer, acontece, independentemente de tudo!
    Fiz a biopsia à placenta (mais um risco) e correu tudo lindamente.
    Passei a gravidez sem grandes sobressaltos. É claro que quando temos 42 anos, a nossa ansiedade é maior mas com o resultado da biopsia, fiquei mais descansada.
    No ano passado, numa consulta de rotina, a minha médica de família perguntou-me se eu não queria ter outro filho. Eu respondi-lhe que não queria arriscar mais até porque já tinha aquilo com o que sempre sonhei, uma menina linda que é a minha força e a minha alegria! Só ela já me completa!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que arriscou Sandra. Como disse, agora tem aquilo com que sempre sonhou. Há lá coisa mais especial e importante que isso? ;) <3 Felicidades e beijinhos

      Eliminar
  9. Parabéns! Vai correr tudo bem. Espero que o Francisco lhe traga muitas alegrias ao longo da vida!
    Eu fui mãe de uma menina linda, pela primeira vez, aos 42 anos! Infelizmente ou felizmente, não sei, ela vai ser filha única. Já arrisquei uma vez, correu tudo bem e neste momento estou feliz assim.
    Posso dizer que sou a prova de que nem tudo o que lemos e nem toda a estatística deve servir para guiar a nossa vida.
    Pensei que aos 41 anos, nunca ia conseguir engravidar com facilidade. Enganei-me bem! Engravidei praticamente de um mês para o outro!
    Fiz uma biopsia à placenta (mais um risco) e correu tudo bem. Só quando recebi o resultado (que demora imenso tempo), é que fiquei menos ansiosa!
    No ano passado, numa consulta de rotina, a minha médica de família questionou-me sobre a hipótese de ter outro filho. Eu respondi-lhe que, apesar de ter corrido tudo tão bem, não queria arriscar mais uma vez. Acho que isso é algo temos de sentir para avançarmos e eu não sinto essa vontade.
    Tenho uma menina linda que é a minha razão de viver e quero dedicar todo o tempo que puder a educá-la da melhor maneira possível!
    Por vezes, penso que vou dar em maluca mas isso faz parte da grande aventura que é a vida de uma MÃE!

    ResponderEliminar
  10. Emocionante,e de já Parabéns e que venha com muita saúde e um filho e uma bênção de Deus, lhe desejo toda felicidade do mundo !!

    ResponderEliminar
  11. Que bom! Muitos parabéns uma vez mais :) Quantas vezes eu, enquanto saltava de emprego, desemprego, outro emprego, mais desemprego, pensava que o tempo estava a passar e não tinha condições financeiras para ter um filho... Se fosse agora tinha pensado de outra forma :) O subsídio de desemprego ainda durava e devia ter pensado de outra forma.

    O que interessa é que estou de 16 semanas e aos 35 anos, espero um menino, que até agora não me tem dado descanso com tantos enjoos mas que obviamente é e vai ser a minha alegria de viver :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos parabéns e parabéns também para si ;)
      Sim, às vezes adiamos demais. Eu também, se voltasse atrás, já teria tido o segundo e não teria adiado tanto. Mas enfim...
      Temos meninos muito chatinhos, pelos vistos :P Mas o que interessa é que eles estejam e nasçam bem. Tudo o resto aguentamos, não é? :) beijinhos

      Eliminar
  12. UM filho é uma benção, é amor puro! O resto, tudo se faz e tudo se arranja. Parabéns, que corra tudo bem com esse feijaozinho :) VS

    ResponderEliminar
  13. Estou neste momento grávida de 32s da minha segunda filhota pois já tenho uma menina de 2 anos... revi-me nas suas palavras e sei exatamente tudo o que está a sentir (a minha situação é mt instável e a primeira filhota ainda é tão pequenina...) mas nunca consegui descrevê-lo tão bem...um salto de fé!!! E é tão bonzinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. <3<3<3 É mesmo Adriana. E vamos conseguir. Muitos parabéns e beijinhos ;)

      Eliminar
  14. ParabénS!

    Que corra tudo como mais deseja!

    ResponderEliminar
  15. Sabes, Sofia, passei por uma gravidez anembrionária dada como certa e estive a comprimidos para expulsar o saco amniótico vazio. Afinal veio a revelar-se que estava lá a Maria, que tem hoje 10 anos. Quantos terão deixado de nascer porque não eram visíveis tão cedo? Em vez de vivermos a gravidez em paz e sossego, centradas no bebé e na nossa transformação - vivemos a gravidez à procura de problemas - muito por causa deste modelo esquizofrénico de assistência - e às vezes encontramos mesmo. Até os que não existem! Quem lucra são os médicos e clínicas. E nós embarcamos, tantas vezes com custos tão elevados... Que corra tudo bem a partir de agora. Com muita tranquilidade, como diria o nosso mister :) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que horror Ana! Ainda bem que detetaram a tempo que estava lá a sua menina! Muito obrigada e felicidades para si!

      Eliminar
  16. Muitos parabéns. Termos um bebé é uma bênção. :)
    Eu tenho 28anos e demorei 3anos para conseguir engravidar. Qd descobri foi um misto de emoções. A felicidade daquele milagre depois despedida a revolta depois qd soube que era menina a minha felicidade desparou. :D
    Infelizmente a minha bebé nasceu à 3meses sem vida. :'(

    Mas o que quero dizer com isto é que viva ao maximo, e esperaremos pela a altura certa não existe porque as coisas não correm como planeamos. Desejo-lhe as maiores felicidades.
    Tudo de bom ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó meu Deus… nem sei o que lhe dizer :( Lamento muito. Muito mesmo. Ninguém devia de passar por essa situação :(
      Obrigada pelas suas palavras e tenha fé. É tão nova. Vai ver que ainda vai realizar o seu sonho. Muitas, muitas felicidades <3

      Eliminar
  17. Mts parabens....mts felicidades...ter um filho é realmente uma benção. Beijinhos e que tudo corra bem ;-)

    ResponderEliminar
  18. Aqui estou de lágrimas nos olhos...
    Parabéns mais uma vez. <3

    ResponderEliminar
  19. Muitos Parabéns pela coragem, pelo salto de fé e tal como disse o mais importante é o amor que sentem!
    Muito bonito o seu relato, desejo as maiores felicidades para a sua gravidez e para o Francisco (gosto muito do nome!).
    Beijinhos do Paraíso ^-^

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores