quarta-feira, 5 de março de 2014

Quando nos zangamos, mas só nos apetece abraçá-los


Este jantar foi um "daqueles"; por acaso há muito tempo que não acontecia.

Ele embirrou que queria que eu lhe desse a comida e eu embirrei que ele já era crescido o suficiente e que, por isso, tinha de comer sozinho. Ele chorou. Eu tirei-lhe os brinquedos. Ele chorou mais. Eu zanguei-me. Ele teimou em não ligar ao que eu dizia. Eu gritei e voltei a zangar-me. Ele chorou mais. Eu desgastei-me e disse-lhe que me ia levantar e que ele me chamasse só quando acabasse. Ele chorou, gritou e eu… às tantas já estava a morder os lábios para não chorar também. Só me apetecia abraçá-lo e dar-lhe miminhos, mas achei que não podia ceder à teimosia dele de querer que eu lhe desse a comida à boca, quando sei que ele come sozinho na escola há séculos!

… Mas cedi um pouco. Não aguentei mais e dividi o mal pelas aldeias. Ele comia sozinho umas tantas colheres e eu dava-lhe as outras.

Não cedi por cansaço. Foi mesmo por não estar a aguentar mais ver o meu filhote a chorar. Acho que tem muito a ver com o nosso estado de espírito. Costumo ser mais firme, mas hoje não consegui.

Não sei se fiz bem. Se não deveria de ter cedido nem um milímetro, mas não conseguia mais. O meu menino estava a chorar tanto, com aquele pijaminha que faz dele ainda mais super-mega-fofo… Não dava!

5 comentários:

  1. Se ele já sabe comer sozinho, não vai desaprender. Às vezes, ao final do dia, só precisam de um miminho...e dar a comida à boca não deixa de ser uma forma de receber afecto e não tanto um capricho ou retrocesso.

    ResponderEliminar
  2. Para mim a chave está no que escreveste: 'eu embirrei'. Já viste que nós fazemos mesmo muitas birras?? A maneira mais fácil é não entrar em guerra com eles... se quiseres uma coisa e alguém te castigar (não vais ao cinema! vou guardar aquela mala que gostas muito e não a podes usar!) vais ficar com mais ou menos disposição para colaborar? ;) Se puderes lê este livro: disciplina positiva. É uma abordagem muito interessante, dá imensas dicas para as situações do dia a dia e muda a forma de ver estes momentos de 'desafio'... Boa sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão Paula. Por acaso tenho o livro, mas ainda não li todo… e às vezes é difícil aplicar os ensinamentos na prática ;)

      Eliminar
  3. E fez muito bem.....uma vez ao outra não tem mal nenhum.
    Afinal são "bebés",mais uns aninhos e não nos ligam nenhuma .
    : :P

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores