Já
aqui tinha falado do
Barrigas & Companhia - que se realizou no domingo passado - e hoje volto a fazê-lo, desta feita para mostrar a minha indignação acerca da palhaçada que se passou. Refiro-me à imposição, por parte da Direção Geral de Saúde, que exigia o encerramento de todas as atividades do evento, das 13h às 17h.
Hoje, falei melhor com a Tânia, uma das grandes mulheres que está por detrás da organização deste evento, e que é minha amiga pessoal há quase tantos anos quantos aqueles que eu tenho, e , tal como eu pensava, o stress que ela, a Raquel e a Joana (também da organização) viveram no dia anterior, foi mais do que possamos pensar.
Imaginem o que seria se um ano inteiro de trabalho, no qual deram aquilo que tinham e não tinham (e não falo só em termos materiais, mas sobretudo no que respeita à força física, mental e psicológica), fosse todo posto em causa por uma decisão que, por mais que venha camuflada de boas intenções e de um interesse pelo bem-estar das pessoas, soa-me, acima de tudo, a interesses e jogos políticos, daqueles que nos transcendem (por acaso não averiguei se a cor política de quem tomou a decisão bate certo com a da Câmara de Oeiras, mas deve ser por aí).
|
Elá!! Vocês querem ver que estou a ver sombra nesta foto???!!!! |
Estava muito calor nesse dia? Sim, estava. E? Ia ao evento quem queria. E quem não fosse para ali podia ir muito bem para a praia. E então? Vamos ter um senhor da DGS atrás da malta no verão, é?
É claro que por ter dito que era amiga da Tânia vão dizer que estou a ser parcial. Mas não estou. Sou bastante consciente nestas coisas e posso dizer-vos que, no domingo, às 12h30, estava no Barrigas a assistir a uma peça de teatro com o Gonçalo. O Gonçalo esteve o tempo todo
à sombra (SIM, ELAS EXISTIAM) e esteve sempre super bem-disposto.
|
Não me digam?! Cá está ela outra vez! A sombra, sim! Malandra! |
Mais! Praticamente todas as atividades que foram canceladas seriam realizadas dentro de tendas, ou seja, seriam realizadas À SOMBRA!
Mais! Outra vez! À porta do recinto estavam a distribuir águas a grávidas e crianças. Atenção que eu não escrevi "vender águas". Escrevi DISTRIBUIR! Além disso, existiam pontos de água dispersos no recinto (e eu bem que usufrui deles), aspersores móveis (também os experimentei), vários bebedouros no local, piscina para bebés e crianças e, se acontecesse alguma coisa, não faltava lá a presença de bombeiros, ambulância, 5 médicos (inclusive pediatras e obstetras), 14 enfermeiras...
O que é que a DGS queria mais? Sinceramente, não compreendo!
Vocês querem ver que agora a DGS vai fechar os locais ao ar livre durante o verão?!
O evento do Barrigas foi um sucesso - graças a Deus e não à Direção Geral de Saúde - mas podia ter tido resultados ainda melhores do que aqueles que teve. Numa altura em que o Governo deste país e demais políticos incentivam tanto os jovens portugueses a serem empreendedores, esta atitude só dissuade quem o quer (ou pensar) ousar ser!
Estamos aqui, neste cenário, perante 3 mulheres que fizeram um evento da envergadura daquele que esteve no Parque dos Poetas, no domingo, onde quase tudo foi tirado a ferros e conseguido à base de MUITO SUOR E LÁGRIMAS - só faltou mesmo o sangue (foi um trocadilho, não sei se perceberam :P) - para depois virem uns senhores e porem tudo em risco?!
A DGS sabia que a segurança e bem-estar de quem ia àquele evento estaria salvaguardada. Sabia que todos os requisitos legais estavam cumpridos. Sabia do compromisso que a organização tinha para com terceiros (patrocinadores, expositores, com a TVI (que ia transmitir um programa em direto...), mas nada serviu de argumento. E
again, ninguém me convence que isto
não foi uma questão de saúde pública. E, se foi, então vá senhores da DGS, é melhor irem a correr fechar as praias do país. É que dizem que estamos numa época lixada para o calor. Chama-se VERÃO!
|
Conhecem??? É a Rita Mendes, no seu novo projeto Barriga Mendinha. Um dia destes tenciono fazer um post dedicado a ele. Bem merece! |
Ahhh. E só mais uma coisinha. Este evento tinha uma causa solidária adjacente. A
Make-a-Wish era a associação apadrinhada deste ano e também ela poderia ter saído muito mais beneficiada!
Sem comentários:
Enviar um comentário