terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ser mãe também é esgotante

Acudam-me!! O rapaz está tão teimoso que já não sei o que fazer. Agora, e como sabe que me zango com ele a sério se ele me bater, bate nele próprio com raiva :( É normal? Passados 2 minutos parece que nada se passou. Estou mesmo aborrecida! Questiono-me o que é que estou a fazer mal ou se será normal. Pergunto-me se lhe estarei a passar algum tipo de ansiedade ou nervosismo!

Esta menina (que não sei quem é porque fui buscar a foto à Internet), também está a puxar os cabelos a ela própria. Vai-se a ver e é normal :(
Deve ser de família.. a minha mãe disse-me que o meu irmão quando estava chateado e se zangavam com ele, batia com a cabeça no chão. Pensando bem, eles são, literalmente, iguais. Eu pensava que era só fisicamente, mas afinal parece que não!

Estou triste com isto! Já para não falar no desgaste físico e emocional!

3 comentários:

  1. Olá!
    Também sou mãe, sou psicóloga e tenho um blog, onde tento dar uma pequena ajuda aos pais a lidar com os pequenos.

    Não está a fazer nada de mal, e a maioria das crianças, passa por fases destas, cabe-nos a nós, pais, gerirmos os seus comportamentos. Aqui ficam algumas dicas ;)

    Quando bate em alguém deve ser imediatamente contido e, em seguida, deve baixar-se a altura do pequeno, olhar fixamente e com voz firme explicar-lhe que, até pode entender que esteja chateado, mas que bater é inaceitável. Explique-lhe se voltar a bater haverá consequências negativas e diga-lhe quais são (ir para o castigo, por exemplo). Se ele voltar a repetir o comportamento deverá cumprir o que lhe falou.

    Em relação à auto-agressão, as crianças recorrem a esse tipo de comportamento porque se sentem frustradas e, é uma tentativa de chamar a nossa atenção, porque descobrem que os pais ficam preocupados e angustiados com essa atitude. Por mais preocupada que esteja deve manter em mente a ideia de que "sem espectador não há espectáculo". O ideal é tentar conter a acção dele sem lhe dar atenção ou mostrar-se preocupada. Pode, por exemplo, colocá-lo noutro local sem falar com ele e vá embora.

    Espero ter ajudado!
    Beijos
    Olga Reis


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olga. Muito obrigada pelos conselhos. Super úteis. Entretanto já espreitei a sua página. Gostei muito :) Já sou sua seguidora no blog e no FB. Beijinhos e felicidades

      Eliminar
  2. Obrigada! tudo de bom aí para casa! e muita paciência com a sua pequena "ferinha". Nunca ninguém disse que o Amor era fácil, seja em que dimensão e circunstância for. ;)

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores