sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Como planeei a nossa viagem a 3 à Disney e a Paris

Já passou algum tempo, é verdade, mas o prometido é devido. Por isso, cá estou eu para partilhar convosco como planeei a minha viagem à Disney com eles (recordo que um tem 8 e outro 12 anos). 

Portanto, a minha ideia era ir à Disney e à cidade de Paris, num total de 5 dias e 4 noites (duas noites em cada sítio). Inicialmente, pensei começar na cidade de Paris, para terminar em grande na Disney mas, por questões de disponibilidade de hotel, acabámos por fazer ao contrário

- Comecei por tentar marcar tudo sozinha - voo, hotel, entradas na Disney... - mas, feitas as contas, percebi que a diferença de preços entre comprar tudo isoladamente ou recorrer a uma agência de viagens era mínima e acabava por não compensar o trabalho. Se considerar que o valor que me foi dado pela agência incluía seguros, então nesse caso não compensava de todo. Não nos podemos esquecer que as agências costumam ter acordos com os hotéis e como estava a decorrer uma campanha, por duas noites no hotel eles ofereciam a entrada nos parques para 3 dias (o que para nós foi ótimo, porque foi exatamente os dias que usufruímos dos parques).

- Eu queria mesmo ficar num hotel da Disney. A primeira vez que lá fui já era crescida, foi em contexto de trabalho, e fiquei num desses hotéis. Lembro-me do quão maravilhada fiquei e queria proporcionar-lhes isso. 

Ficámos no Santa Fe, alusivo ao filme de animação "Carros". Não é luxuoso, é muito simples, mas gostámos muito. Optei pela modalidade de meia-pensão e foi o melhor que fiz. 

- Portanto, pela agência comprei os voos, o hotel na Disney (com entradas no parque incluídas) e o transfer do aeroporto para a Disney. Não comprei os outros transfers porque ainda não sabia bem como iria planear os dias e não queria ficar limitada com os horários. Aliás, acabei por me arrepender de ter comprado aquele transfer, porque só passava de hora a hora no aeroporto (tinham-me dito que era de 15 em 15 minutos) e como perdemos um tivemos de esperar imenso tempo. Se fôssemos de uber teria custado cerca de 50 euros e a viagem duraria cerca de meia hora.

- Como queria aproveitar o tempo ao máximo com eles e não iríamos ficar assim tanto tempo, fiz "trabalhos de casa". Fui ao site dos Parques e vi quais as atrações que cada um tinha, para poder planear onde ir (no site podem ver a altura mínima exigida para poder entrar na diversão e em que consiste). Também existe uma app. Eu descarreguei-a, mas acabei por não a usar. 

- Por questões de segurança, pus ao Francisco uma pulseira com o nome dele e com o meu número de telefone, não fosse ele perder-se (ele não sabe falar nem francês nem inglês e sempre era mais uma segurança). Por acaso já tinha as pulseiras, comprei-as há imenso tempo aqui, e fiquei mais descansada (ainda que não quisesse sequer pensar na possibilidade dele se perder).

- Em termos de malas... Sabia que nesta altura do ano (janeiro/ fevereiro) faz imenso frio em Paris, mas não queria levar muita coisa, nem mala de porão. Queria levar só duas malas de cabine e uma mochila. Isto porque não podia contar que o Francisco ajudasse a transportar as malas e quando tivéssemos de andar de transportes em Paris (comboio, por exemplo) não seria prático, nem seguro, eu ficar com dois trolley e o Gonçalo com outro. Queria ficar com pelo menos uma mão livre para dar a mão ao Francisco. Assim, eu fiquei encarregue de uma mala, o Gonçalo de outra e a mochila grande podia levar eu também e, como não ia pesada, se fosse necessário levava-a o Francisco. Depois, para mim levei uma mochila pequena como mala de dia-a-dia, por ser mais prático para transportar águas e snacks. Dentro de um dos trolley levei uma outra mochila pequena (vazia), para que eles também pudessem transportar água e comida durante o dia.

- Comprei roupa térmica para eles e tentei levar o mínimo de roupa possível. No caso da roupa interior não havia volta a dar, mas de resto fiquei-me pelos dois pares de calças e de camisolas para cada um e um par de sapatos para eles (eu levei dois, porque receava que chovesse e as botas que levei na viagem eram quentes, mas não eram impermeáveis).

- Tinham-me dito que não se podia entrar com comida para a Disney e, por isso, no primeiro dia não levei nada. Erro!!! É tudo super caro - paguei 51 euros por três cachorros quentes e três bebidas, e na entrada percebi que deixavam entrar com comida. Nos dias seguintes não cometi a mesma asneira e já levei almoço e lanche. Preparei umas sandes, levei boiões de fruta e uns bolinhos.

- Para Paris as coisas foram muito mais planeadas. Tracei um roteiro para o tempo que íamos lá ficar e depois foi uma questão de estudar o tempo de deslocação para cada coisa, fazer uma estimativa do tempo que levaríamos em cada sítio, sempre com cuidado de dar margem. Mais uma vez, recorri muito ao Maps.

- Mal chegámos a Paris, comprei um bilhete "Paris Visite" para nós os três numa estação de metro. Este bilhete dá não só acesso ao metro, como a outros transportes públicos dentro de Paris, como por exemplo o autocarro. Existem bilhetes para 1, 2 e 3 dias (não sei se existe para mais). A rede de transportes públicos deles funciona super bem. Nós andámos mais de metro e ao princípio estranha-se, que aquilo tem linhas que nunca mais acabam, mas depois revela-se bastante simples. De resto, andámos muito, mas mesmo muito a pé. E eles portaram-se super bem!
-Pusemos logo de parte a ideia de visitar museus. Íamos ficar um dia e meio em Paris (um pouco mais) e não valia a pena. Pus logo na cabeça que era importante ser realista e não ser demasiado ambiciosa, para conseguirmos usufruir da viagem, sem stress. Ainda assim, conseguimos ver quase todos os pontos emblemáticos da cidade: Louvre, Arco do Triunfo, Campos Elísios, Jardins do Trocadéro, Notre Dame, Montmartre (apaixonei-me por Montmartre), Moulin Rouge, Jardim de Luxemburgo, Praça da Concórdia e outros recantos.  

- Houve um sítio que eles fizeram questão de visitar "a sério": a Torre Eiffel. Comprei o bilhete online com algum tempo de antecedência e posso dizer-vos que não tivemos de esperar quase tempo nenhum. Fomos para uma fila própria e foi super rápido. Eles amaram!

- Outra coisa que também quisemos fazer foi passear de barco à noite pelo Sena, para ver as luzes de Paris. Valeu a pena!


- Como não podia deixar de ser, não se pode ir a Paris sem comer croissants, baguetes e macarons. Eles fizeram o trio! Eu dispensei :)

- Quando fiz o nosso roteiro para Paris fiz um pequeno resumo histórico dos sítios por onde íamos passar. Receava aborrecê-los, mas achei que era importante que eles ficassem a saber o que era "aquele" sítio, como surgiu, para que servia... Olhem, eles adoraram e mal parávamos num sítio perguntavam-me logo onde estava o meu "Power Point" (para que conste, não era Power Point nenhum, mas eles diziam-no por piada e para gozarem comigo 😁

Quase todos os meus amigos me perguntaram como tinha corrido a viagem, numa perspetiva de saber como tinha sido ter ido sozinha com eles. Eles sabiam que era um passo importante para nós os três. E correu bem. Superou todas as minhas expectativas!

Escusado será dizer que por mais planeadas que as coisas sejam, temos mesmo de nos consciencializar que temos de dar uma enorme margem ao improviso. Numa viagem eles acontecem sempre e, com crianças, mais ainda. Elas cansam-se mais facilmente (é natural), querem fazer xixi nas alturas menos convenientes, ficam com fome porque sim... Tem mesmo de haver alguma descontração e eu estou muito contente comigo porque apesar de ser muito metódica e ansiosa, consegui mesmo interiorizar isto e tenho noção de que foi decisivo para que tivesse tudo corrido tão bem.

Já sonho com a próxima viagem 💓



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores