terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Só podem estar a gozar!

Encontrado em sheknows.com
Apesar de tudo (mesmo que o "tudo" esteja a ganhar proporções cada vez maiores, infelizmente) até tenho boa impressão do nosso Serviço Nacional de Saúde. A minha experiência quando estive grávida e recorri ao serviço público é muito boa (tive "apenas" um episódio menos positivo no dia do parto do Francisco; e que partilhei aqui) e das vezes que tive de ir ao hospital público com o Gonçalo fui sempre bem atendida e com prontidão. Já para não falar no Centro de Saúde a que vou, que é excelente!

Mas realmente as coisas estão a piorar e há situações que não são de agora e que ultrapassam a minha compreensão. As vacinas não comparticipadas são uma delas. 

Gostava de saber porque é que raio existem vacinas que são RECOMENDADAS pelo SNS, mas que não são comparticipadas! Qual é a lógica disto?! A sério que não percebo.

O que eu sei é que ontem, quando fui ao médico com o Francisco e com o Gonçalo, soube que para além das duas vacinas não comparticipadas mas recomendada para dar aos bebés, a Prevenar e a Rotateq, agora existe uma outra, a Bexsero. Estamos  falar de vacinas com mais do que uma dose e que são tudo menos baratas, sobretudo esta última que, talvez por ser recente, custa quase 100 euros! A Prevenar é 50 e tal euros e a Rotateq (ou Rotarix... não sei se há outras para o mesmo) ultrapassa os 70 euros. Assim, e só este mês, vou gastar cerca de 130 euros em vacinas, no terceiro mês quase 100 euros e no quarto mais 130 euros. E continua, claro! 

Num apanhado geral, e fazendo a conta por baixo, até aos 15 meses uma pessoa gasta em vacinas não comparticipadas mas, relembro e reforço, recomendadas, cerca de 750 euros!

Ah! E o Gonçalo também irá levar a Bexsero!

É claro que podia não dar estas vacinas mas, se são recomendadas, é porque são importantes, certo? 

Só tenho pena de quem não pode. E haverá muita gente que não o pode fazer!

Custa-me esta hipocrisia do SNS. Custa-me e revolta-me! Mete-me nojo, mesmo!

12 comentários:

  1. Tirou-me as palavras da boca! Quem não pode arrisca-se a ver os filhos a sofrer com essas malditas doenças! É revoltante!
    O meu filho vai fazer 2 anos daqui a uns dias e eu até hoje já perdi a conta dos €€ que gastei em vacinas! Mas que seja por uma boa causa! A Bexsaro ainda não dei, aguardo por melhores dias (acho que dá imensa febre) e como estamos em altura de virose prefiro esperar pelo bom tempo para lha poder dar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa fica sempre na dúvida quando surgem novidades, mas se o nosso médico, neste caso a pediatra deles, recomenda... beijinhos e felicidades

      Eliminar
    2. Ola Andrea a minha filha tem 3 meses e meio e já levou a vacina Bexsaro (custa os olhos da cara, mas acho que é por uma boa causa) e não fez qualquer febre. Mas claro depende sempre de criança para criança. Espero que nas próximas vacinas continue a não ter sintomas para alem da irritabilidade que fica nesse dia.

      Eliminar
  2. Olá Sofia!
    As vacinas não estão no plano nacional de vacinação, essas que falas e nem todos os pediatra recomendam. Daí não terem comparticipação!
    Bjinhos e espero que esteja tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia :)
      Sim, eu sei disso, mas é exatamente essa situação que critico. Bem sei que há pediatras contra e outros a favor, mas o caso da Prevenar, por exemplo... não conheço um único miúdo que não tenha levado. Já a vacina do rotavírus, só aos meninos que não vão para a escola é que, regra geral, não a recomendam (portanto, acho que também já merecia estar no plano).
      Esta última vacina, a Bexsero, é que pronto. Como é "nova" até entendo, mas convenhamos que se ela não é comparticipada, não é por ser nova, certo?
      Enfim...
      Por aqui está tudo meio alvoraçado. O Francisco já teve dias mais calminhos e eu já tive a minha sanidade mental menos comprometida :)
      Beijinhos para ti também

      Eliminar
  3. Boa tarde.
    A nova vacina q protege contra a meniginte B (Bexsero) é relativamente recente e protege contra um tipo de meningite com uma taxa de incidência baixa. No entanto, já é recomendada pela SPP (Sociedade Portuguesa de Pediatria) apesar de algumas reticências em relação a eficácia da mesma (ver documento http://www.spp.pt/UserFiles/file/Comissao_de_Vacinas/RECOMENDACOES_SOBRE_VACINAS_EXTRA_PNV_2014%20_1_%20FINAL.pdf).

    Posso dizer que o pediatra do meu filho disse-me taxativamente que ainda não tinha dado aos dele e que me passava se eu quisesse mas que para já achava muito prematura a utilização sem mais dados relativamente aos efeitos e eficácia.

    Concordo integralmente com todo o texto ... é de facto uma vergonha o que se passa em relação às vacinas com as nossas crianças ... e faltou falar por exemplo da vacina HPV que só é gratuita para as meninas quando devia ser também para os meninos!

    Beijocas e tudo de bom
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo esclarecimento.
      Quanto a essa vacina que fala, a HPV, não fazia a mínima ideia disso. Mas porquê?!!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Resposta da minha Pediatra: Fomos intervencionados pela troika, tal como não entraram a prevnar e a rotateq ou rotarix
      Nany

      Eliminar
    3. A do HPV vai passar em breve a ser dada também aos meninos, vamos ser um dos únicos países na linha da frente :)

      Eliminar
    4. Boa tarde!
      Em relação ao HPV, a taxa de infeção é superior nos homens do que nas mulheres ... a diferença principal e mais relevante prende-se obviamente com as consequências da infeção ...
      Só por curiosidade podes ler o seguinte artigo que dá uma perspectiva do assunto ... claro que existem opiniões contrárias ... é só uma prespectiva ... mas quando me deparei comesta questão achei muito interessante porque como mãe de um rapaz nunca me tinha questionado sobre o assunto ! :-)

      http://www.cdc.gov/features/HPVVaccineBoys/

      Beijocas grandes
      SM

      Eliminar
  4. O pediatra dos meus filhos receitou a Bexsero para os dois.... Não havendo ainda grandes certezas quanto à sua eficácia e tendo em conta o preço, vou aguardar. Não a tomam ainda.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores