sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Agora sim. Estou rendida à amamentação!


Desde que o Francisco nasceu que a "história da amamentação" foi muito diferente daquela que se passou com o Gonçalo. O Francisco pegou logo muito bem e não foram cá precisos mamilos de silicone para dificultar. De qualquer modo, como com o Gonçalo as coisas neste campo tinham corrido tão mal e eu passei um mau bocado, desta vez ainda me mantive renitente durante um bom tempo. Ainda por cima, quando estava quase a baixar a guarda e a deixar-me acreditar que ia correr tudo bem, o Francisco teve aquele pico de crescimento que durou mais de uma semana, em que passava a vida na minha mama. E isso não foi fixe. Eu não fazia mais nada a não ser dar-lhe maminha!

Passado este episódio, e passado tempo suficiente para eu não ter medo de achar que estava mesmo a correr tudo bem, posso dizer que estou realmente a gostar de amamentar. Continuo a defender que cada mulher deve fazer o que quiser a este respeito, que ninguém tem nada que opinar e que não se é melhor mãe por amamentar, mas não há dúvida que quando as coisas correm bem - bebé mama bem e a mãe não sofre horrores - pode realmente ser uma experiência única. Mas lá está. É muito fácil gostar quando corre tudo bem. Além disso, é extremamente prático!

Só para terem noção, estou a gostar de tal modo que cada vez que tenho uma consulta no pediatra ou no centro de saúde, fico super ansiosa quando chega a parte de avaliar o peso. Tenho receio que me digam que tenho de lhe dar suplemento. É óbvio que se for preciso não é nenhum drama, mas já que com o Gonçalo não consegui ir além dos 2 meses e meio em exclusivo (e foi com muito sacrifício e sempre em sofrimento) e desta vez está a correr tão bem, gostava de lhe dar leite materno em exclusivo pelo menos 4 ou 5 meses. Na verdade eu queria dar os 6, mas isso significaria que não tinha arranjado trabalho; coisa que eu quero e preciso muito que aconteça!

Agora sim, conheço as maravilhas da amamentação!

5 comentários:

  1. Eu dei até aos 8 meses, depois ele começou a recusar. A verdade é que foi na altura certa porque o meu pequeno Diogo estava completamente viciado na maminha... mamava 2 minutos e já lhe bastava. Passado 1h queria novamente!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia, amamentar é tão bom, mas tão bom... Eu amamentei até aos 18 meses, e tive que parar porque fui operada... E comecei logo a trabalhar ao fim de 4 meses de ter nascido o meu Daniel. Quando terminou a minha licença de maternidade, procurei uma creche perto do meu local de trabalho, e assim aproveitava a minha hora de almoço para ir lá dar maminha...

    ResponderEliminar
  3. Ja vou em 12 meses e a maria continua a mamar sem qualquer tipo de suplemento :-).

    ResponderEliminar
  4. Amamentar é extremamente maravilhoso! Tenho uma bebe com 3 meses e meio e ainda estou a dar maminha, mas confesso que de início (cerca de 1 mês) não foi fácil de todo, ia mesmo desistir (tal não eram as dores e os seios com gretas) mas insisti, porque queria mesmo dar maminha. É lindo e único (vamos ver ate quando consigo dar).

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma pena do meu filho nunca ter agarrado no peito. Teve uma semana na neonatologia, era alimentado por sonda. Eu tirava leite com a bomba e davam lhe depois pela sonda. Quando foi para mamar nunca quis. Ainda consegui dar exclusivamente do meu leite durante 2 meses por biberon mas depois não deu mais. Aproveita amamentar é óptimo a todos os níveis ;-)

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores