terça-feira, 8 de julho de 2014

Vocês tiram-me do sério!

As minhas hormonas andam ao rubro. Andam a deixar-me fora de mim, literalmente.

Sem ser logo no início da gravidez, não tenho sentido grandes alterações no meu estado de espírito, fora uma "coisinha" que se tem mantido constante: se alguém se armar em parvo comigo, for injusto ou anormal, tem resposta na certa, seja essa pessoa quem for. A minha diplomacia ficou perdida na pré-gravidez! Mas tem ficado por aqui, até há uns 3 ou 4 dias. Ultimamento, sinto-me impaciente, triste e feliz no mesmo minuto, nostálgica… um pavor!

Ontem, por exemplo, muito devido ao facto do Gonçalo não ter entrado em duas das três escolas púbicas onde o inscrevi, passei o dia triste e sem energia. Só me apetecia enfiar na cama e ficar lá até amanhã. E é claro que o cansaço não ajuda. Cansaço esse típico de grávida e ajudado pelas más noites que o Gonçalo me dá… SEMPRE! Hoje, estou bem melhor. Nem se compara. Pareço outra!

Seja como for, de todas as minhas alterações hormonais, a mais chata, a que me deixa de rastos emocionalmente, é a impaciência e a falta de energia. Porque isso reflete-se na minha relação com o Gonçalo.

Ele está numa fase linda. Ele está lindo. Eu olho para ele - adoro contemplá-lo nas mais variadas situações - e sei lá… Olho para a minha vida daqui a uns anos, se calhar apenas um ou dois, e tenho a certeza absoluta de que me vou lembrar dele a andar pela casa, com as suas perninhas lingrinhas, a barriga gordinha, aquela cara fofa que dói, aquele metro de gente e vou sentir uma saudade dilacerante.

Imediatamente tento antecipar essa saudade abrançando-o e dando-lhe mil beijos, mas a sensação de que não ando a aproveitar o tempo com ele como devia não me abandona. Eu tento. Tento brincar com ele, vou ao parque, mas sinto que é sempre pouco tempo e muitas vezes faço-o com sacrifício. E não é suposto. Qual é a lógica de estarmos a brincar com os nossos filhos com o sentimento de sacrifício em vez de estarmos "apenas" felizes por podermos viver estes momentos abençoados. Na verdade eu sinto-me feliz nestes momentos, e dou graças a Deus por poder vivê-los, mas… ando cansada. Sem disposição mental… e isso faz-me sentir tão culpada!

É verdade que já senti isto antes da gravidez. O problema é que agora é mais frequente e mais… incapacitante.

Espero que estas coisas chatas das hormonas passem rápido. Sinto muita vontade de passar tempo de qualidade com o meu pequenino. Também acho que preciso de férias. É certo que as preocupações se vão manter, mas sair da rotina sabe sempre bem e tem sempre um efeito regenerador.

Venham de lá essas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores