terça-feira, 17 de junho de 2014

Dicas para grávidas! (update)

Já da minha gravidez do Gonçalo senti isto e, agora, estou a voltar a sentir. Há certas coisas que eu gostava que alguém me tivesse avisado, sem ter de as descobrir por mero acaso. Coisas importantes, que acredito que são do interesse de qualquer grávida.

Assim sendo, este post tem o intuito de ir sendo atualizado ao longo da minha gravidez, sempre que "tropeçar" em alguma dica pertinente.

E cá vão elas…

1º Mesmo que sejam seguidas por um obstetra particular, há imensas vantagens em serem seguidas também no centro de saúde.

2º É no Centro de Saúde que vos passam o atestado para ficarem isentas de taxas moderadoras. Nunca se sabe se não será necessário ir a uma urgência no hospital público e mais vale prevenir. Para quem acha que estar grávida dá direito a isenção automaticamente, saiba que não é assim.

3º Se forem seguidas no Centro de Saúde, têm a vantagem de poderem frequentar as aulas pré e pós-parto deles (caso tenham), dadas por enfermeiros. Dão-vos, ainda, um cheque-dentista que pode ser usado até 3 meses depois do parto!

4º No Centro de Saúde passam-vos, às 16 semanas, um papel que podem apresentar na segurança social, de modo a terem direito ao abono pré-natal. Isto foi o que me disseram no meu. Entretanto uma leitora alertou-me que na segurança social lhe disseram que tal é possível de ser pedido logo às 13 semanas e que qualquer médico pode passar o atestado.

NOVA DICA!!!!!

5º Calcular o subsídio de maternidade costuma ser uma dor de cabeça para muitos pais.
Se estiverem empregadas e a descontar para a segurança social, o cálculo é feito da seguinte forma: somam o vosso ordenado bruto dos primeiros seis meses dos últimos oito. Ou seja, se o bebé nascer em setembro, somam os vossos ordenados de janeiro a junho. E não se esqueçam que é para somarem o ordenado bruto e não o líquido. Depois, dividem o resultado por 180 e, por fim, multiplicam este resultado por 30.

Ex. prático de um ordenado bruto de 1000 euros:

1000 x 6 = 6000 euros

6000 / 180 = 33,3333333333333

33,3333333333333 x 30 = 1000 euros

Resultado: Receberiam 1000 euros de licença de maternidade, isto se optarem pela modalidade em que recebem a 100%.

Atenção que se naquela segunda conta (correspondente ao valor diário) o valor der menos do que 11,18 euros, o Estado estabelece este mínimo, ou seja, à partida, o mínimo que se recebe de licença é de 419, 22 euros.


17 comentários:

  1. Olá! só dizer que o cheque dentista inicial é só 1 mas que conforme a necessidade é estendido a, no máximo, 3 cheques pelo dentista.

    ResponderEliminar
  2. O abono pre-Natal é de facto possível fazer o pedido a partir das 13 semanas ( demora 45 dias a ser analosado) e é pago desde as 13 semanas. Pode ser pedido através da segurança social directa ( assim como a licença de maternidade pode ja ser solicitada pelo site :)). Eu fui seguida nem ambos ( privado e centro de saúde) e recomendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ;) Mas não percebi uma coisa Babi. Isso quer dizer que mesmo que se ponham os papéis às 16 ou 17 semanas, ou o que for, se recebe com retroativos, é isso? beijinhos

      Eliminar
    2. Penso que coloquei os papeis mais tarde e recebi o que dizia respeito desde as 13 semanas

      Eliminar
    3. Olá! No meu caso eu pedi o pré-natal pelo site, mas como não consigui digitalizar o papel que a médica de família passou, tive mesmo que ir à Segurança Social (senha prioritária claro!). Quando me pagaram o valor, pagaram tudo desde as 13 semanas :) beijinhos

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Pode.se pedir o pre natal ate umas semanas depois do bebe nascer. Eles pagam nove meses. Imaginem que o bebe nasce aos 8 meses eles pagam os 9 meses e depois pedem para devolver o nono mes. Depois do bebe nascer quando se preencher os papeis para a paternidade (os 4 meses da mae e 1 mes do pai ou 5 meses da mae) volta.se a pedir um abono k tem um nome diferente. O valor nao sera muito inferior ao pre natal, este dura 1ano. Depois automaticamente passa para o abono normal k nao ultrapassa os 40€.

      Eliminar
    6. Eu tratei de tudo pouco depois da minha filha nascer e pagaram tudo, desde as 13 semanas. Até aconselho a quem não dependa desse valor todos os meses para fazer o mesmo! A mim aquele valor todo de uma vez deu um jeitão..

      Eliminar
  3. Olá...eu também estou grávida, já de 20 semanas e sou seguida pelo privado e pelo publico... só é pena o estado dar-nos apenas direito a 3 ecografias...e já agora sobre o direito ao pré-natal...a médica pode passar o papel a partir das 13 semanas de gestação. sobre os cheques dentista ainda não me informei.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada meninas. Quanto mais dicas forem dadas e partilhadas, melhor para todas ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas tem tudo a ver com o valor do vencimento, certo?

    ResponderEliminar
  6. Pois eu como sou rica, não tenho direito ao abono pré-natal...enfim! Tantos descontos se fazem e chegamos a estas alturas e perguntamos para onde vão os nossos impostos!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos avisos. É sempre bom ter estas informações.

    ResponderEliminar
  8. Estou gravida de 22 semanas e este mes ja recebi o pre nata, apartir das 13semanas, agora sobre o cheque dentista a minha medica nunca me falou nisso...

    ResponderEliminar
  9. Sobre a licença de maternidade aconteceu uma coisa que nao sabia! O pai tem direito a 10 dias iniciais (k se podem dividir em 5 + 5) e depois mais 10 dias tudo isto durante a licença da mae. Nos segundos 10dias do pai, o Gonçalo ficou doente e teve de ficar internado 5 dias em que eu tive sempre a seu lado no hospital. Quando uma mae esta a acompanhar o seu bebe no hospital ela nao esta de licença e sim de baixa por acompanhar um menor. Entao o pai nao pode estar de licença e tem de ir trabalhar, coisa que ele nao fez ( por consequencia tivemos de devolver o dinheiro que ele recebeu nestes 5 dias e teve 5 dias de falta no trabalho) por isso tenham atençao a estas situaçoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem… sempre a ver se se escapam de pagar alguma coisa! Podiam pelo menos ter avisado!!!
      Obrigada pela advertência!

      Eliminar
  10. Estar grávida é das melhores coisas pois carregamos vida em nós mas temos que estar sempre alerta com a segurança social, pois existem coisas das quais nem nos informam. Parece que é de propósito para evitar pagar o menos possível. Os cheques dentista são algo muito importante também pois são muitas as grávidas que sofrem com os seus dentes durante e após a gravidez.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores