terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O adeus à chucha (ou não) e a minha bipolaridade

Eu e o meu bebé, há uns dois anos! Meu Deus… como o tempo passa rápido!
Estava com muito medo, confesso, mas nem correu muito mal. Contextualizando quem não leu o post, ontem foi um grande dia. Na escola tiraram a chucha ao Gonçalo e eu tentei fazer o mesmo em casa… apesar das minhas expectativas estarem em baixo.

Antes de jantar já ele chorava pela chucha e ao meu argumento de que a Fada dos Dentes tinha levado a chucha para dar a um bebé, mas que ele ia receber uma prenda em troca de tamanho gesto, ele respondeu-me com um "não quéio penda! Quéio a chucha!". Já ao meu incentivo "mas já és crescido, e não precisas da chucha", ele ripostou com um "não quéio chê quechido. Queio chê bebé!"

Posto isto, hão de convir que o caso estava mal parado. Contudo, chegada a hora de dormir, ele acalmou e durante a noite não pediu a chucha uma única vez! Milagre ou sorte, não sei dizer?

Só não canto vitória desde já, porque estou convencida que ele só acalmou porque lhe disse, a determinada altura, que hoje falávamos com a auxiliar e perguntávamos pela chucha e víamos se a Fada já a tinha levado ou se ainda a tinha em casa.

Seja como for, isto deu-me que pensar, sabem? Queria, e quero, mesmo que ele deixe a chucha, por causa dos dentes, mas isso acaba por ser mais um sinal de que ele está a crescer. Sei que é bom, claro que sim, mas também assusta. E não é pouco. O meu menino, que até há uns meses usava fralda, chucha, era totalmente dependente de mim para tudo, está a ganhar cada vez mais autonomia e a perder todos as características que definem um bebé. Isto suscita em mim um misto de sentimentos paradoxais: felicidade, muita felicidade, orgulho, emoção, mas também medo, nostalgia…

O meu menino está a crescer tão rápido!!! É bom. Muito bom, mas se é assim tão bom, porque é que sinto também este aperto no coração?!

5 comentários:

  1. "Outra grande preocupação dos pais é a dentição. Chuchar intermitente até à erupção da dentição definitiva não prejudicará os dentes do seu filho." daqui http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11642&langid=1

    ResponderEliminar
  2. Percebo-te muito...mas ânima-me muito o seu crescimento e desenvolvimento...adoro ir fazendo etapas...detesto estagnar...e vejo o crescimento das minhas filhas como uma progressão...quase como a progressão no trabalho...no desporto...no casamento...enfim no que quer que seja...

    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Estou a passar exactamente pelo mesmo! O meu filhote deixou a chucha no domingo e até tem sido bastante compreensivo...Contudo, a mim, deixa me naquele misto de sentimentos de um orgulho enorme por ver como está crescido, mas também por uma nostalgia enorme!!! :)
    Beijinhos e que corra tudo pelo melhor!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores