domingo, 9 de junho de 2013
Agora é que não aguento mais!
Chega! Desta vez é que chega mesmo! Se aqui neste post desabafava mas, no dia seguinte, voltei a insistir, desta vez vou mesmo desistir. Desde aquela semana que o Gonçalo só tem regredido na aventura do desfralde e eu já não estou para me stressar nem o stressar a ele com isto. Vai voltar às fraldas e acabou!
Já percebi que ele só não me pede para ir à sanita por preguiça, porque não quer interromper a brincadeira, e quando se suja é como se não fosse nada com ele. Além disso, ainda não tem aquela "maturidade" de querer ser crescido. Digo isto porque a maioria dos amiguinhos dele já não usam, exatamente porque veem os outros na sanita e sem fralda e também querem "ser crescidos e não bebés". O Gonçalo está-se a ralar para isso. Tanto se lhe dá como se lhe deu!
Neste últimos dias dava por mim a ficar transtornadíssima depois de mais um chichi e cocó feitos nas cuecas e, sinceramente, não é para mim nem para ele. Há bocado, depois de mais um cocó nas cuecas, decidi que chegava!
Se me agrada a ideia? Não! Mas já não sei o que fazer e os conselhos do "tens de ter paciência e não podes desistir" até podem ser sábios, mas já não os consigo aplicar. Sou só humana e a minha paciência tem limites e já cheguei a eles! :( Não gosto desta minha fraqueza mas, como disse, sou humana!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pois por acaso o meu conselho é: se ele não está preparado, se não tem aquele interesse em "ser crescido" nesse aspeto, o melhor é mesmo fazer o que a Sofia (se não me engano no seu nome!) decidiu. E isso não é desistir, é "relocalizar a experiência no tempo", ou seja, é dar tempo ao tempo... e ao Gonçalo. Não se preocupe, que ele não vai para o primeiro ano de fralda (obviamente que vai deixar as fraldas muito antes de ir para o primeiro ano!).
ResponderEliminarEu adorava que nenhum dos meus filhos usasse fralda, mas a do meio (5 anos) ainda usa à noite e o mais novo (3 anos e 5 meses) ainda usa na sesta e à noite... e de vez em quando ainda tem uns acidentes acordado!
Acho que se achas que não está preparado dá-lhe mais tempo, espera pelo tempo dele. Tenta novamente daqui a uns meses. Conheces alguma criança crescida 'normal' que use fralda? Não, pois não, o Gonçalo também vai deixar, quando for o tempo dele.
ResponderEliminarPois Bruxa Mimi e Liliana Neto, é o que eu acho, mas o que mais me frustra é o facto dele já ter estado tão bem encaminhado e de repente parece que se cansou :( Mas muito obgda pela força de ambas <3 E obgda também pela partilha Bruxa Mimi. beijinhos gds às duas.
ResponderEliminarBeijinhos!
Eliminardizem que ás vezes para avançar é preciso dar um passo atrás...
ResponderEliminarHão-de lá chegar, vais ver. bjs
ResponderEliminarPais criativos, filhos felizes.
20/5.
Um dos meus sobrinhos vai agora dar inicio ao desfralde e a mãe perguntou-me como fazer. A minha experiência como mãe é distinta da experiência de educadora. Na creche a criança inicia o desfralde na sala dos 2 anos. Em casa decidi que não iria travar uma luta com o pote e com a esfregona e que iria apenas iniciar o desfralde quando percebesse que o Martim estava preparado. Conversei com um pediatra que um dia me disse uma coisa que nunca esqueci " Se a criança perceber o que está a acontecer tudo é natural e não haverá drama nem problema no desfralde...quando é cedo de mais e ainda não está preparada, ou ainda não sabe falar o drama vai acontecer!"
Então esperei pelo 3º aniversário do M. tivemos uma conversa de mãe para filho crescido e a partir desse dia o M. deixou de usar fralda de dia e de noite. Tirei no mesmo dia e nunca mais usou fralda nem uma vez...e mais impressionante...nunca fez xixi em lado nenhum a não ser no pote, nem à noite! Sei que muitas mãe, e muitas mais educadoras devem estar a pensar que foi tarde com 3 anos. Para mim foi na altura certa, e principalmente foi um processo natural, tranquilo e sem stress para mim nem para ele.
Concordo plenamente. Acho que vou mesmo por aí. beijinhos e obgda.
EliminarOla..estou exactamente na mesma situação. tenho uma filhota da idade do Gonçalo, faz 3 em Outubro..e também já tentamos mas acabamos por desistir, pelo mesmo motivo: Estava a ser esgotante para ambos! se por ai ele nao pede, por cá ela avizava que tinha xixi ou cocó, mas simplesmente tem um medo enorme de se sentar na sanita ou bacio e nao consigo compreender porque..vou deixar este mês acabar e depois volto a tentar..se nao der, tento no mês seguinte, e por ai consecutivamente.. o que posso aconcelhar é a nao compararmos os nossos filhos aos outros, seja a dizê-lo a eles, ou a pensar pra nos mesmas..se o fizer-mos so vamos acomular frustração..
ResponderEliminaras pessoas teem muito a mania de opinar,criticar, mas é deixa-las falar sem sequer dar ouvidos...os nossos filhotes ao de deixar a fralda ao ritmo deles..
Acho que sim Ana. Até porque não é bom nem para nós e muito menos para eles! beijinhos
Eliminar