quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sugestões GRATUITAS para nos divertirmos com os nossos filhos neste Dia da Criança

Esta semana tenho dado sugestões de miminhos para darem aos vossos filhos no âmbito do Dia da Criança, que se comemora no dia 1 de junho (sábado). Desde brinquedos, a roupinhas, calçado e até sugestões mais lúdicas. No entanto, mesmo que em alguns dos casos seja pouquinho, o que é facto é que todas as sugestões que dei se pagam. Pois este post pretende dar sugestões gratuitas e "emocionais". Até porque, sobretudo se forem mais pequenos, eles acabam por apreciar mais as pequenas coisas ou as coisas diferentes daquelas que costumam fazer no dia-a-dia. O nosso tempo, por exemplo, é muito mais valorizado por eles do que um brinquedo. Podemos achar que não, mas há estudos que provam isto mesmo. Por outro lado, há que ensiná-los a valorizar os momentos em família e somos nós, pais, quem tem de cultivar isso.

Posto isto, aqui ficam 7 sugestões de como mimar os nossos filhotes, sem gastar dinheiro:

- Em vez de almoçarem em casa, levem o almoço para o campo ou para a praia e façam um piquenique. Eles costumam adorar! É diferente e dá-lhes uma liberdade enorme para correrem e brincarem.


- Dediquem parte da manhã ou tarde a "sujarem-se" na cozinha. Vistam-lhes um avental e um chapéu de cozinheiro e façam bolachinhas com eles ou uma pizza, por exemplo.
O universo de cores, cheiros e sensações que este tipo de atividade lhes oferece, costuma fazê-los muito felizes.


- Façam uma sessão noturna de cinema em casa, com pipocas e um sumo (natural) num copo com palhinha. Como calha a uma sábado, eles podes deitar-se um pouco mais tarde e a sessão não tem necessariamente que começar a horas impróprias!


- O que não faltam são jardins engraçados, e gratuitos, para passear. Em Lisboa, por exemplo, temos a Serafina, Belém, a Gulbenkian... Na zona de Cascais e Oeiras temos o Parque dos Poetas, o Jardim Marechal Carmona... Em Sintra temos o Jardim da Liberdade, pertíssimo da Vila, a Fábrica da Pólvora, mais perto de Oeiras... As opções são várias.
Na outras zonas do país é óbvio que também os há, mas desses eu não sei os nomes ... se quiserem dar sugestões, agradecia :)


- Dizem que o tempo vai estar de feição, por isso vão à praia. Levem as raquetes, bolas, baldes e "cansem-se" com eles :P Mas não se esqueçam, evitem a praia nas horas mais perigosas do sol e besuntem-nos de protetor solar!


- Todas as crianças têm pratos favoritos ou doces que estão sempre a pedir. No Dia da Criança rendam-se e dêe-lhes o que eles mais gostam. Dias não são dias e eles perceberão que é uma exceção e não regra.



- Como disse no início, este tipo de dias são perfeitos para incutir neles a importância dos momentos em família (é claro que não defendo que só nestes dias o devemos fazer, mas nestes dias em particular é importante que o façamos). Assim, porque não incluírem os avós neste dia? Façam um piquenique todos juntos (cada um leva uma coisa para não dar tanto trabalho), reúnam-se em casa para um chá... O importante é estarem juntos. É bom para os nossos filhotes e os avós pelam-se para estarem com os netinhos.


Apesar dos nossos filhos serem sempre especiais para nós, naturalmente, acho giro, bom e saudável enfatizar esta realidade em dias como este. Acredito mesmo que para eles (e para nós) só traz vantagens... e se no título reforcei o facto destas sugestões serem gratuitas, na verdade esta é a vantagem menos importante!


2 comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores