quarta-feira, 24 de abril de 2013

Report do desmame da fralda


Lembram-se que comecei a tentar que o Gonçalo deixasse as fraldas, certo? Isto, no início de mês e na altura até estava toda confiante.

Pois... então é assim, vou fazer um report curto e um mais alongado.

Vou começar pelo curto e vou usar apenas duas palavras: UMA DESGRAÇA!!!

Eu bem tento. Tiro-lhe a fralda e ponho-lhe cuecas ou só as calças quando ele chega a casa, ele molha-se mil vezes e não aprende. Pior. Eu acho que ele não quer saber. No princípio achei que ele nem se dava conta, que ainda não percebia quando o fazia, mas agora começo a pensar que ele dá conta, simplesmente não quer interromper o que está a fazer. Prefere ficar assim. Todo molhado. Acham normal???!!!

E se se estão a questionar se estes "acidentes" só acontecem com o número 1, a minha resposta é: não! Aconteceu uma vez com o número 2. Foi só um bocadinho de nada mas, mesmo assim, ele não se mostrou muito incomodado :(

Ontem comecei a usar outra tática. Li no blog da Cacomae a sugestão de uma mãe para incentivar as crianças a quererem fazer o chichi e o cocó no sítio certo. Ela sugeria a compra de uns autocolantes (também pode ser feito com post-its) e a ideia é dizer-lhes que cada vez que fizerem as necessidades na sanita/ bacio, podem colar um autocolante num quadro, no bacio... Tanto faz o sítio. A ideia é dar-lhes um incentivo.

Esta sugestão fez-me lembrar o que me respondeu a seguidora Liliana Neto a respeito deste post. Ela fez uma coisa com a filha que eu amei. Comprou um conjunto com a Kitty e com uma série de acessórios e embrulhou cada uma das coisas individualmente. Cada vez que a filha fazia cocó na sanita (foi só para os cocós porque os chichis ela já fazia bem), podia desembrulhar uma prenda! Giro, não é? :)

Eu comecei com os autocolantes, porque sempre é mais barato, e vamos ver no que dá. Para já não está a resultar muito. Ele bem quer colar os autocolantes, mas volta que não volta lá fica todo molhado porque não quer fazer uma pausa na brincadeira. E olhem que lhe estou sempre a perguntar se ele quer ir e levo-o à sanita de hora a hora (ele vai sempre contrariado)!

Acho que vou ter de comprar um kit de qualquer coisa a ver se faz mais efeito.

Aiii que eu não tenho paciência para esta parte :( Heeelp!


O Entre Biberons e Batons também está no Facebook.

Os melhores descontos do dia podem ser encontrados aqui.

10 comentários:

  1. :( Sabes, até há bem pouco tempo não sentia nenhuma pressão, nem me preocupava nadinha com estas coisas. Genuinamente. Mas como ele já tem 2 anos e 7 meses, começo a sentir mais essa pressão :( Mas realmente não devia. Por tudo. Primeiro porque assim deixava que as coisas acontecessem de um modo mais normal para ele e, depois, porque se o fizesse não me stressava nem o stressava a ele. Acredito que ele acabe por sentir o meu stress. É que não tenho mesmo paciência para estas coisas!
    Vou tentar ter mais calma!

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma fase muito complicada e sinceramente estou a tentar ganhar coragem para fazer o mesmo .... Já experimentou pôr um lembrete no telemóvel e levá-lo a fazer xixi de 15 em 15 minutos ? É assim que fazem na sala da C. com os meninos que estão a deixar a fralda. É um stress, mas talvez seja uma maneira mais fácil de os ensinar sem ter uma ataque de nervos ....

    Noélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que ouço tanta coisa!!! :( Eu levo-o de hora a hora e não o deixo muito tempo lá. Disseram-me para não o levar muitas vezes nem o deixar muito tempo, para ele não ganhar repulsa. Já nem sei o que é melhor! ;) Vou tentar stressar menos.
      Obgda Noélia! beijinhos

      Eliminar
    2. :-) No colégio da minha filha é assim que todas as educadoras e auxiliares fazem ...Acredito que lá é mais fácil,porque vão 3 ou 4 "em bando"....Em casa fica um bocadinho mais resistente e para já não a quero estar a obrigar ( a C. tb tem 2 anos e meio), por isso cada ida ao WC é praticamente uma festa justamente para ela não se sentir obrigada:-)
      Hoje foi o 1ºdia sem fralda de um menino que já tem 3 anos e por isso usou crocs durante o dia (em caso de correr mal era mais fácil limpar). Ela que sempre foi uma imitadora dos mais velhos qd chegou a casa foi buscar as Crocs dela e disse que tb queria levar para a escola.Perguntei-lhe se era para usar cuequinhas como o R. e ela disse que sim e que queria as da Minnie :-) .... Se calhar era o empurrão que me faltava para fazer o teste sem fralda ;-).... Boa Sorte e muita paciência!!

      Noélia

      Eliminar
    3. Ahhh, mas pela conversa da tua pequenota, ela parece recetiva :) O meu nem por isso! ;) Vou ver como as coisas evoluem. Que remédio tenho eu.

      Eliminar
  3. Cá em casa sairam-me na rifa três (perdoem-me a palavra) mijões. Atualmente tenho uma (6 anos) sem fraldas, uma (5 anos recentes) com fralda à noite (que nunca acorda seca) e um (3 anos e 3 meses) que usa fralda na sesta e à noite... e quando vamos sair de casa durante bastante tempo. Ele já toma a iniciativa de se sentar no bacio (desde há pouco tempo), mas ainda ontem molhou as cuecas e as calças, tendo o bacio totalmente acessível! Ele não está na creche.
    Em relação aos incentivos, podem ser o "empurrão" que falta, mas eu tenho a experiência de ter uma caixa de legos nova à espera que a mais velha acordasse seca de manhã durante uma semana seguida (na altura acontecia esporadicamente acordar seca). A caixa esperou dois anos para ser aberta, o que só aconteceu no ano verão passado!

    ResponderEliminar
  4. o meu irmão usou fralda (sempre) ate entrar pra a escola primaria. e deixou-a 2 ou 3 dias antes de entrar pra escola pq toda a gente lhe dizia q era uma vergonha com 5/6 anos andar sempre com a fralda, e ele simplesmente vestiu os boxers e passou a ir a casa de banho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ana.. Não me digas isso!!! Credo!!! É que ele já está na escola. Além disso, não ganho para fraldas!

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores