terça-feira, 9 de abril de 2013

A importância de cuidarmos de nós, para nós e por nós!


Quando se "tem" de ficar em casa, seja porque motivo for, há sempre alguma tendência para nos descuidarmos em relação a nós. Não nos vestirmos para sair, não usarmos os cremes que tanto adoramos, não nos pintarmos... E o mal é começar a fazer isto um dia. Daí até se tornar um hábito a distância é pequena e é exatamente isso que não podemos deixar acontecer. NUNCA!

Lembrei-me de escrever sobre este tópico depois de uma conversa com uma amiga. Ela também já esteve desempregada e disse-me que tinha dias e dias em que nem despia o pijama. Dei por mim a pensar se também não cairia nesta rotina se não tivesse o Gonçalo. Quero acreditar que não, mas... quem me diz a mim? A verdade é que, nesta fase, penso muitas vezes no Gonçalo como a minha "salvação", digamos assim. Graças a ele, acordo sempre às 7h30/ 8h (o rapaz também me podia dar mais umas horinhas de sono que não se perdia nada!), arranjo-o e, uma vez que já estou de pé, assim fico e continuo as minhas rotinas. Rotinas mais ou menos livres, é um facto, mas que as criei para não endoidecer. Escrevo no blog, procuro emprego, respondo a anúncios, vou ao ginásio, trato de uma ou outra coisa da casa, vou às compras, vou buscar o Gonçalinho à escola... (e, se o tempo estivesse melhor, as opções seriam bem mais alargadas. Bolas, que S. Pedro não está a ajudar nadinha!). Já voltei para a cama para dormir mais um bocadinho, confesso, mas se o fiz 3 vezes em 5 meses, foi muito!

Sem contar com esta situação, em que estou em casa porque estou desempregada, tenho ainda como referência a fase em que estive de baixa quando estava grávida e depois a fase de licença de maternidade. Posso dizer-vos que em ambas as alturas, TODOS os dias me vestia, penteava e arranjava-me como se fosse sair (mesmo quando não podia). Não chegava ao ponto de me pintar, vá, mas até bijuteria punha!

Se me perguntarem se não o fazia em esforço e se agora não me obrigo a mim própria a fazê-lo, a minha resposta é SIM! Acontecia, e acontece, muitas vezes. Há dias em que não imaginam o quão gigante é esse esforço. Mas faço-o! Faço-o porque tenho plena consciência que se não o fizesse a minha sanidade mental sairia largamente comprometida. E, convenhamos, como mãe de um "crianço" de 2 anos, preciso da minha cabeça mais fresca que nunca!

Gosto de acreditar que mesmo que não tivesse o Gonçalo a minha atitude seria a mesma. Porque eu, e todos nós, merecemos cuidar de nós. Porque o que perdemos em nos entregar à tristeza e aos infortúnios da vida é maior do que o que ganhamos (se é que se ganha alguma coisa nesta entrega aos males que vêm! Não creio!). Porque também temos de nos amar e aprender a fazê-lo. E, como disse, o mal está em pensarmos: "Hoje não me vou vestir nem cuidar de mim! Só hoje."

Hoje, se querem saber, era o que me apetecia fazer. Em vez disso, e em esforço, num grande esforço, fui ao ginásio. Não fiquei feliz da vida por isso, mas soube-me bem! Senti que fiz alguma coisa por mim e isso é muito bom!

Eu acredito em energias e, por isso, defendo que se fizermos para nos sentirmos felizes, ficaremos mais bonitos e atraímos coisas boas. Ao fazermos coisas por nós, sentimo-nos melhor e conseguimos dar mais a quem amamos. É um ciclo! A questão é que este ciclo também funciona no sentido inverso e é por aí que não convém entrar!

O que pretendia com este texto, e uma vez que são cada vez mais as pessoas desempregadas, era tentar dar uma força a todas essas pessoas e dizer-lhes que está nas nossas mãos não nos deixarmos entregar a esta situação. Temos de conseguir :) E não se esqueçam que falo também na primeira pessoa!

6 comentários:

  1. concordo plenamente!!! bom topico!! é que tambem estou em casa desempregada e tem dias que nem tiro o pijama

    ResponderEliminar
  2. Desde que comecei a trabalhar em casa deixei de ter de me "vestir" para ir trabalhar. De pijama nunca fiquei, mas uma das melhores coisas que existe quando se trabalha em casa é a liberdade de poder vestir o que se quiser, deixar o fato lá no canto escuro do guarda fatos e andar o dia inteiro como se fosse casual friday.
    Ou de calças de Yoga. <3

    http://ocaldeiraoeacolherdepau.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calças de Yoga vale. Tudo vale. Menos pijama! Temos de nos pentear, lavar, andar com as unhas arranjadas... essas coisas. Por nós. Pela nossa autoestima :)

      Eliminar
  3. No meio é que está a virtude!! Sabe bem desleixar, descomplicar e descontrair de vez em quando, mas nada de entrar na monotonia e ronha, senão qd se volta ao trabalho não se dá conta do recado com tanta tarefa, qt mais arranjar tempo p nos mimarmos!! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... mas no fundo o que queria dizer foi o que disse à Cristina. Vale tudo (por acaso o pijama acho que não, porque pode levar a sentimentos down), mas há mínimos que temos de fazer por nós :)

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores