terça-feira, 5 de março de 2013

Preocupações de todas as mães: o síndroma da morte súbita e bebés com "cabeça chata"


Porque este blog pode (e deve) ser também um espaço de partilha de ideias e preocupações de outras mamãs, que não apenas eu, eis que me chegou um pedido de ajuda de uma mamã.

O filhote dela está a ficar com a cabeça achatada de um dos lados e, como seria de esperar, ela está muito preocupada. Para perceberem um pouco melhor o que se passa, segue um excerto do mail que me foi enviado:


"(…) quando falámos com a pediatra, ela disse para mudar a posição cada vez que ele vai dormir, mas como já está bastante "marcado", ele tem tendência para virar sempre para o mesmo lado.

Na minha preocupação, pesquisei na Internet e surgiu em vários links que a resolução para esta situação podia passar pelo uso, por parte do bebé, de um capacete (que custa por volta de 3 mil euros e nem fazem em Portugal) (...) Encontrei também uma almofada que serve para ajudar a melhorar o crânio da criança até 1 ano de idade, mas também não existe à venda nas farmácias (...).

A minha questão é:  valerá a pena investir nestes artigos ou basta, simplesmente, ir alterando a posição da cabeça do meu bebé, para a cabecinha dele "voltar ao sítio"? 

E, já agora, qual é, afinal, a melhor posição para um bebé dormir? De barriga para cima e cabeça de lado ou todo de lado? É que no curso pré-parto a pediatra disse que o melhor era estarem de barriga para cima e cabeça de lado. Eu bem tentei fazer isso, mas chega alturas em que o bebé fica com a cabeça para cima e não a põe de lado e há pouco tempo apanhei um grande susto, visto que ele começou a sufocar na própria saliva."


E é isto que se passa... Ora, como isto já é uma coisa que me ultrapassa, porque não sou médica nem passei pelo mesmo, graças a Deus, pensei que a melhor forma de ajudar esta mamã seria pedindo ajuda à Rede Mãe (visto que se mostram sempre muito disponíveis) e têm profissionais especializados em várias áreas, e expondo o caso aqui no blog, porque, quem sabe, não há por aí mamãs que possam ajudar.

 

A resposta da Rede Mãe foi muito célere e foi dada pela Dra Flávia. A Dra. Flávia começou por esclarecer que "a melhor posição para o bebé dormir é de cabeça para cima" e direciona o porquê para este link. Quanto à forma da cabecinha do bebé, a mesma profissional de saúde adianta que "é normal que fique achatada de um dos lados, quando o bebé dorme sempre para esse lado. Isso acontece porque os ossos do crânio do bebé ainda não estão colados e a cabeça molda-se à sua posição. Com o crescimento e a mudança de posição para dormir, costuma voltar ao normal". Acrescentou que o acompanhamento pediátrico deveria continuar, para se agir caso seja necessário. Quanto aos "acessórios" para corrigir esta situação, a Dra. Flávia escreveu que "para já, não aconselhamos que compre qualquer instrumento ou apetrecho sem a recomendação médica".

Pessoalmente, confesso que fui daquelas mães que tinha medo de pôr o Gonçalo a dormir de barriga para cima, com receio que ele sufocasse com a saliva, vomitado, etc. Punha-o de lado, mas punha um rolo (feito com uma mini mantinha) nas costas dele (com o cuidado de não apanhar a zona da cabeça). Fazia de modo a ele não conseguir rolar. Ele ficava ali bem preso. Ia-o virando também, claro. Numa sesta punha-o para um lado e, na outra, virava-o. É claro que isto foi nos primeiros meses, porque quando eles se começam a mexer mais, já não é tão garantido que os consigamos "prender".


9 comentários:

  1. Ola a minha mais velha, tbem de dormir virada para cima, ficou com a cabeça mais achatada atras. Nao tem qualquer problema, e durante os 1ºs anos ficou assim, agora ja nem sei se arredondou, nunca mais me lembrei disso. E apenas uma questao estetica, e qdo crescem com o cabelo nem se nota. A minha tem 7 anos, esta no 1º ano e vai mto bem.

    Mil beijinhos
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Um dos gémeos estava a ficar assim, mudei-lhe o berço para o lado oposto onde estava e ele passou a virar a cabeça para o lado contrário, porque viram-na sempre para onde está a mãe ou o pai ou quem cuida e o problema ficou resolvido e foi revertido! A posição mais segura é mesmo a de barriga para cima e eles lateralizam naturalmente a cabeça. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, o meu baby G também passou pelo mesmo. No final, vai tudo ao lugar... mas comprei uma almofadinha em forma de coração e que tem um buraquinho no meio precisamente para evitar que "achatasse" ainda mais. Desde já peço desculpa pela publicidade que vou fazer...
    neste link podem ver o que é http://products.babymoov.eu/lovenest.html. e está à venda na verbaudet e na kuantos meses.biz (loja portuguesa, fisicamente em Algés).
    Quanto à posição de sono, o meu baby sempre foi de dormir de barriguinha para cima, mas também já conheci bebés cuja posição preferida é de barriga para baixo. os pais não contrariaram mas por precaução, arranjaram um gadget que dava um alerta quando deixava de registar o batimento cardíaco. O gadget mais não é do que uma especie de segundo colchão que se coloca debaixo do bebé. Beijinhos, muita sorte e tudo de bom!
    Ana T.

    ResponderEliminar
  4. A minha piolha também tinha a cabeça achatada de um dos lados e como era carequinha (até aos 18 meses), notava-se e muito. O pediatra sempre desvalorizou e sempre me disse que os bebés, tal como nós, também têm uma posição (um lado) em que se sentem mais confortáveis, por isso nunca insisti muito em mudá-la de posição. A cabeça agora é perfeitamente redondinha :)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada a todas pelo vosso feedback. De certeza que a mamã em causa vai ficar mais descansada graças também às vossas respostas :) E as vossas dicas também são super úteis. Muitos beijinhos a todas e beijinhos também para os pimpolhos/ as

    ResponderEliminar
  6. Aqui sempre dormiram de barriga para cima e com a cabeça virada para onde lhes apetecesse. Nunca reparei se a cabeça ficou com marcas das posições, mas também a partir do 3º repara-se em muito menos coisas.

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Eu sempre tive receio de colocar o meu R. de barriga para cima. Então adoptei o que fui dito no texto introdutório. Colocava uma toalha fofinha ou mantinha, enrrolada em forma de tubo, e colocava-a junto às costinhas dele, para estar sempre apoiado e não se virar. Ia entercalando o lado cada vez que o deitava.
    A verdade é que ele dormia muito bem naquela posição. Obviamente quado começou a crescer e a virar-se começou a adoptar a posição de barriga para baixo, o que confesso, me assusta um bocado.

    Agora com o segundo filho a caminho, vou fazer tudo da mesma maneira.
    Beijokas e espero ter ajudado.
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Eu sempre tive receio de colocar o meu R. de barriga para cima. Então adoptei o que fui dito no texto introdutório. Colocava uma toalha fofinha ou mantinha, enrrolada em forma de tubo, e colocava-a junto às costinhas dele, para estar sempre apoiado e não se virar. Ia entercalando o lado cada vez que o deitava.
    A verdade é que ele dormia muito bem naquela posição. Obviamente quado começou a crescer e a virar-se começou a adoptar a posição de barriga para baixo, o que confesso, me assusta um bocado.

    Agora com o segundo filho a caminho, vou fazer tudo da mesma maneira.
    Beijokas e espero ter ajudado.
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  9. Vocês são todas um amor por deixarem o vosso testemunho. Muito obgda, de coração ;) <3

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores