segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Eu, mãe de uma criança de 2 anos, preciso de ajuda especializada

Ultimamente, o Gonçalo só conhece uma palavra como resposta a qualquer pergunta ou pedido que lhe façamos.
"Vamos tomar banho." Resposta: Não. "Vamos comer.": Resposta: Não. "Vamos embora." Resposta: Não.

And so on and so on and so on... É um desespero! A sério! Já não sei o que fazer!


Comecei por tentar levar a água ao meu moinho, dando aos meus pedidos/ ordens um ar divertido ou engraçado. Não resultava 90% das vezes. Nessas alturas, e após variadíssimas tentativas, zangava-me e, às vezes, gritava. Depois li uns conselhos da Mum´s the boss e tentei resolver as coisas sem ser a gritar (realmente, não acho que seja o caminho, mas chega uma altura em que uma pessoa se passa!). Depois, volta que não volta dava-lhe uma palmada. Enfim, tentei várias técnicas.

Ultimamente, optei pelo que acho ser menos mau e tenho-lhe aplicado castigos. Eles passam, maioritariamente, por impedi-lo de ver televisão ou retirar-lhe um brinquedo que eu veja que lhe faz diferença. O castigo é sempre aplicado para o dia em curso. Nunca o aplico para mais do que isso, porque tenho a sensação que ele no dia seguinte não se lembrará bem do que se passou e o castigo deixa de ter o efeito que pretendo. Não sei se será assim ou não...

A questão é, por mais que lhe diga que ele vai ficar de castigo e o aplique sempre (nunca digo que vou fazer e depois não faço; mesmo quando ele chore baba e ranho), os dias passam e eu não vejo que os castigos estejam a servir de lição. Todos os dias são as mesmas guerras para TUDO. Parece que ele não aprende :( E eu não gosto da ideia de estar sempre a castigá-lo. Mas o que é que é suposto fazer? Ajudem-me pessoas "sabedouras" desse lado! Digam-me truques, qualquer coisa! O que é que me está a escapar? Em que é que eu estou a falhar?

17 comentários:

  1. Quando fizer 4 anos as birras (quase) passam...
    Até lá os castigos são o melhor. Eu opto por castigos mais imediatos, mais fáceis de perceber. Não queres tomar banho? Ficas sentado no castigo até quereres. Não queres jantar? Ficas sentado até quereres.
    Chorava baba e ranho e depois dizia, está bem eu vou. Agora já não faz as birras. Se as começa digo logo, queres ir para o castigo? E é o suficiente para desistir.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obgda pelo feedback Paula. Já não é a primeira a falar-me no castigo do "agora ficas aí sentado, até....". Só ainda não o fiz porque tenho sérias dúvidas que o meu ficasse sentado, quieto. E se eu tiver razão e ele não se mantiver quieto, o que é que eu faço nessa situação? :(

      Eliminar
  2. Eu uso também a técnica do castigo, mas também outras, dependendo para que lado estou e consigo estar. O banho, por vezes, tentava transformá-lo numa coisa engraçada: ou levava uma televisazinha portátil com música ou Rua Sésamo ou coisa parecida; ou inventava uma brincadeira para os brinquedos da banheira; qualquer coisa do género.

    Não concordo que as birras passem aos 4. Ou melhor, afinam. Sabem perfeitamente o que estão a fazer e jogam sublimemente connosco. Talvez não se chamem birras, não sei, mas continua a dar luta.

    Quanto ao comer, "não vens, não há comida e vais para a cama dormir, pois já não há mais nada a fazer. Se tiveres fome, paciência. Agora é a altura de comer. Quem não comer, não pode comer depois".

    Enfim, as estratégias são várias e as tentativas ainda mais. Nada como ir partilhando experiências.

    Marta Grosso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, a partilha, a troca de experiências, ajuda muito. Pelo menos para não sentirmos que somos só não a não conseguir domar as nossas pequenas feras :)

      Eliminar
  3. O meu está igual...Tento os castigos, como desligar a TV ou tirar-lhe o brinquedo até que lhe passe a birra, mas muitas vezes nem isso resulta...
    Já tentei o "ficas aqui sentado até que te passe", mas ele não fica quieto nem 2m...
    Sinceramente o que tem resultado mais é ignora.lo até que a birra lhe passe e depois tentar a bem que ele faça o que lhe pedimos. Ás vezes resulta, outras não...

    ResponderEliminar
  4. "Antes de ter filhos tinha seis teorias para os educar. Hoje, tenho seis filhos e nunhuma teoria" ...
    Não tenho seis filhos como a frase que cito mas tenho dois filhos e quatro netos. Se sei alguma coisa que resulte?!!! NÂO ...
    Estefânia Santos

    ResponderEliminar
  5. É difícil educar! Tenho três filhos (6,4 e 2) e neste momento a que faz mais birras (por causa da roupa...) é de 4 anos.

    Mas tenho parado para pensar que talvez o problema é meu, a forma que eu reajo aos caprichos dela. Não devia reagir assim, eu sou o adulto e ela a criança.

    Devo arranjar formas alternativas de educar, disciplinar, de preferência sem gritar, bater...

    Tenho lido sobre O EXEMPLO: A MELHOR FORMA DE EDUCAR

    (http://projetofilhos.wordpress.com/crianca-segue-exemplos/)

    Espero que consiga ultrapassar esta fase, a fase do banho é normal todos passam por ela:) E depois há-de chegar a fase de tomar mais do que uma vez por dia :)

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele adora tomar banho quando está no banho. O problema é conseguir que ele vá, porque isso implica interromper a brincadeira, ou deixar de ver televisão por uns minutos. Que paciência que é preciso!!!! :)

      Eliminar
  6. Querida Sofia, aprender o não faz parte. Andam em busca do seu espaço, da sua autonomia, da sua "afirmação" E ela não começa pelo sim mas pelo não. Portanto, há uma parte de ti que deve ficar contente: o teu filho está a crescer e a desenvover-se como previsto. Se custa? Claro que sim mas também faz parte e ninguém disse que era fácil. de todos os livros que já li, de todos os colegas que já ouvi, a conclusão é unânime: se eles forem demasiado passivos isso é que é mau sinal.

    Em relação aos castigos, obviamente que não sou contra. seria tolo se não dissesse que já fiz. Mas com essa idade é complicado entenderem. porque a ideia é que entendam o que está por trás do castigo. E para dar castigos é preciso primeiro reforçar MUITO o comportamento que se quer obter e explicar e elogiar MUITO. porque se não o fizermos estamos apenas a fazer sobressair o comportamento que queremos extinguir.

    E outra coisa: escolhe as tuas batalhas. Eles diz não a imensa coisa. Não tentes mudar tudo de uma vez. Concentra-te num ou no máximo dois comportamentos que querias mudar.

    E brinca muito com ele, para que ele perceba que te tem mais presente quando se porta bem e não quando se porta mal - sim, porque de facto nós estamos mais atentas e em cima quando eles se portam mal. para eles não há cá isso de atenção pela negativa. Estão a obter atenção e é isso que lhes importa!

    desculpa o testamento!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a gozar? Escreve testamentos destes à vontade. Falas aqui numa série de coisas que me fizeram pensar e sobre as quais nunca tinha refletido (pelo menos sob o prisma de que falas). Obgda!!! :)

      Eliminar
  7. Há 18 anos atrás quando o meu nasceu, li algures que não se deviam aplicar frases negativas junto das crianças porque elas captavam-nas rapidamente e davam como exemplo a palavra NÃO. Tendo o meu irmão sido criado por mim e pela mãe essa regra foi aplicada e nunca o ouvimos dizer NÃO. Será que era por desconhecer a palavra? Será que era porque em vez de lhe dizermos não faças isso lhe dizíamos as consequências de fazer aquilo??? Ainda hoje não sabemos mas uma coisa é certa - ainda hoje ele é raro usar o Não.
    Nunca gritámos e batemos e sempre castigamos ao ponto de ser frustrante castigá-lo porque quando lhe dizíamos que estava a ser teimoso e a portar-se mal ele respondia: é para ir para o castigo? é lá ia ele sem se importar (ou pensávamos nós) e o castigo sempre foi o mesmo - sentar-se no fundo cama sem brincar, ver tv etc...
    Só espero que resulte com este pimpolho quando ele nascer. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante, mas difícil de aplicar nos dias de hoje, uma vez que os estímulos a que as crianças estão sujeitos, não são, de todo, os mesmos que existiam na nossa infância (que eram muito poucos). Por outro lado, os perigos de hoje são em muito maior quantidade. Mas não deixa de ser interessante :)

      Eliminar
  8. Sofia,
    Eu tenho o M com 12 meses e uma personalidade forte - alguns perguntarão o que é uma personalidade forte num miúdo de 12m... Não são muitas a birras mas quando aparecem ninguém lhe ganha em persistência... eu, na maior parte das vezes consigo dar a volta mas lá está na maior parte das vezes. Ao ler este teu post e os comentários, especialmente da 4D que sigo, consegui perceber algumas coisas que poderei alterar nessas vezes em que não consigo lidar com a birra de forma sensata... ás vezes não conseguimos, não é... Com o M resulta de facto levar as coisas a bem, mas por vezes olho para ele, especialmente com a avó, e quem cuida dele é a avó, e ele parece-me um pequeno tirano.... É desafiador, e penso no que dizem que é melhor que seja assim que demasiado passivo. Espero que consigas lidar com as tuas birras, eu tentarei lidar com as minhas e no meio de tudo importa que eles e nós sejamos felizes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Li. Obgda pela partilha. Devo dizer que as coisas estão melhores. Os conselhos que me deram foram super preciosos e estão a dar resultado. É claro que ele continua teimoso, mas realmente também acho que já não estava a lidar com a situação da melhor maneira :) Sempre a aprender :)

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores