quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Era agora que dava jeito o manual de instruções

O Gonçalo está mesmo "naquela" fase dos dois anos de que se fala! Uma amiga minha que é educadora de infância disse-me que era uma das fases mais complicadas e começo a perceber porquê. Então não é que o meia-leca, quando eu digo qualquer coisa que não lhe agrada, me manda calar?!! Olha que esta, hein? Faz um beicinho super amoroso com os lábios e depois faz: chiiiiiiu! E quando faz isto inclina a cabeça para a frente e arregala os olhos, como quem quer meter medo. É claro que isto não é uma atitude nada bonita, mas confesso-vos que no início eu e o Marco tínhamos de fazer um esforço brutal para não nos desatarmos a rir à gargalhada. Primeiro porque o ar dele é mesmo fofo e depois porque não sei a quem é que ele pensa que mete medo.


Com medo que ele fique um puto mal-educado, zango-me com ele, claro, mas como ele já fez isto à frente de várias pessoas, inclusive dos avós, e todas elas se desatam a rir, acho que ele não percebe bem se pode ou não fazer tal coisa. Resultado, depois de vários avisos para não fazer aquilo e ele fazer na mesma, lá leva uma palmada e depois fica todo irritado e levanta-me a mão. Mas ele é tramado, porque me levanta a mão mas não chega a bater. Ele percebe perfeitamente que não o deve fazer.

Já falei com outros pais de amiguinhos da sala dele e pelos vistos estão todos na mesma fase e fazem todos a mesma coisa. Mas admito que estou a achar muito difícil lidar com esta fase. Não sei bem como agir. Sei que tenho de ser firme e impor limites para que ele seja bem-educado, mas também acho que para ele é complicado perceber porque é que nós pais nos chateamos tanto com uma coisa, que por vezes leva os outros a rir tanto!

Ohh Deus, dava-me tanto jeito um manual de instruções agora! Não havendo, vou ter de me contentar com a minha intuição e esperar fazer um bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores