quinta-feira, 2 de novembro de 2017

CONSULTÓRIO: É normal as crianças mentirem?

(texto escrito pela psicóloga Cátia teixeira, da Oficina de Psicologia)

Foto: Pinterest
O facto de perceberem que os seus filhos estão a mentir é algo que incomoda bastante os pais. A verdade é que todas as crianças mentem de vez em quando, e os pais nem sempre sabem como devem reagir a este comportamento. Será que devem ralhar? Será que devem exigir uma confissão? Será que não devem ligar?

Antes de pensar no que se deve fazer é preciso perceber o motivo da mentira.

Entre os 2-7 anos é típico que este comportamento surja, muitas vezes como forma da criança lidar com as suas frustrações ou com o facto de não conseguir ter determinada coisa que desejava. Imagine uma criança que chega à escola na 2ª feira e a professora pergunta o que fizeram no fim-de-semana, a criança passou o fim-de-semana em casa, mas ouve os seus colegas relatarem os passeios que fizeram… surge então a mentira dizendo que foi a um jardim muito bonito com os pais, sendo que esta mentira surge como forma de colmatar algo de que sentiu falta.

Por volta dos 2-4 anos, uma fase em que a criança está muito ligada ao seu imaginário, é comum que ela conte que fez coisas fantásticas e que conte histórias mirabolantes. Em certa medida, pode dizer-se que esta é uma fase que faz parte do processo natural e saudável do desenvolvimento infantil. E aqui podemos dizer que estas “mentiras” são perfeitamente normais. No entanto, por outro lado, este fantasiar também pode refletir angústias e necessidades, podendo a mentira ser um sinal de insegurança ou receio, que leva a criança a deturpar a realidade. A mentira pode ser usada como forma de defesa e proteção ou como forma de enganar os outros, acabando por ser uma forma de conquistar algo.

É comum a criança não conseguir explicar porque é que mentiu, sendo esta uma atitude normal, pois está relacionada com uma questão de segurança e confiança. Ainda assim, as crianças sentem que fizeram mal, sentem-se envergonhadas, culpadas e têm medo da reação dos pais, de os desiludir e, por isso mesmo, chegam a entrar numa situação de angústia e ansiedade, que pode levar ao aumento da mentira.

Existem vários motivos que podem levar uma criança a mentir.

1)      Testar limites, ver até onde pode ir e o que acontece se infringir uma regra. Nestes casos, pode ser entendido como um passo para a independência.

2)      Tentar deliberadamente esconder alguma coisa de errado que fez para evitar um castigo ou obter vantagem sobre outros (mais comum na idade escolar).

3)      Exagerar determinada situação (ou sobre alguém da família) para se gabar. Pode ser uma forma de melhorar a sua autoestima, para conquistar o carinho e a admiração dos outros.

4)      As crianças mais pequenas têm dificuldade em separar a fantasia da realidade e, por isso, pode acontecer recorrerem à imaginação e defenderem que determinado ato foi feito por um amigo imaginário, com tendência a exagerarem, negarem ou se deixarem levar pela imaginação.

5)      A criança também poderá mentir por imitação.

Tente, em primeiro lugar, perceber o motivo que leva a criança a mentir e enquadrar este comportamento na idade do seu filho.

Cátia Teixeira
Psicóloga Clínica

Oficina de Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores