quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CONSULTÓRIO: Pais e mães que não conseguem dormir sozinhos

(texto escrito pela psicóloga clínica Natália Antunes, da Oficina de Psicologia)

Foto: Pinterest
São algumas as vezes em que, quando recebemos crianças em consulta, compreendemos que elas não dormem sozinhas. Muitas dessas vezes, este desafio surge precisamente como o motivo que traz aqueles pais à terapia, mas outras vezes só o compreendemos quando, em terapia, e abordando as rotinas das crianças, elas nos dizem que dormem com os pais ou com um deles, sem que isto seja colocado como um problema de imediato.

Quando analisamos estas questões com os pais, rapidamente notamos alguma vergonha e até alguma culpabilidade por terem perpetuado esta rotina para além do tempo que é socialmente aceite.

Hoje queremos muito chegar a estes pais e demonstrar-lhes que estamos com eles neste desafio também!

Se está a ler este artigo é porque muito provavelmente não consegue dormir sozinho sem o seu filho ou a sua filha. Sente que é difícil conter-lhe o medo do escuro, o medo de ficar sozinho no seu quarto, o medo de ter pesadelos e acordar sozinho.

Mas já pensou como o medo que os seus pequenos sentem está também a contaminá-lo? Que o motivo que não os permitem dormir sozinhos é o mesmo que está na base do seu medo em deixá-los sozinhos no seu quarto?

Com crianças, este é um desafio simples de vencer, acredite! Quando lhe mostramos que o medo é cobarde, que ele foge a sete pés de cada vez que lhe mostramos que não temos medo dele, as crianças rapidamente põem em prática estas estratégias! Mais ainda, é muito simples demonstrar às crianças os benefícios de dormirem sozinhas: se dormem sozinhas têm um sono mais reparador e tranquilo e, logo, conseguem tornar-se mais crescidas, mais fortes!

Mas com os pais é mais difícil… Os pais caem muitas vezes na armadilha de que têm de proteger as crianças de tudo, mesmo que isso muitas vezes não as permita lidar com os medos, com as ansiedades e com os desafios que tantas vezes a vida lhes vai colocando!

Queridos pais, lembrem-se sempre: as crianças são muito mais competentes e corajosas do que nós imaginamos! Quando somos firmes e consistentes na nossa abordagem, elas seguem-na sem hesitar!

E como é que então pode começar a deixar os seus filhos a dormirem sozinhos? Primeiro que tudo, aceite que esse passo é fundamental para o seu crescimento e que como pais estão a dotá-los de competências fundamentais para se tornarem mais confiantes! Depois, ajude o seu filho a criar rotinas diárias relativas à hora de ir dormir (por exemplo, ir dormir logo depois dos 10 minutos em que os pais leem uma história), não prolongando excessivamente o momento do adormecer, podendo mesmo recorrer ao uso de objetos transitivos (peluche, cobertor, caça medos) para ajudar a criança a tranquilizar-se.

Mais importante que tudo, não encare a hora de dormir como um tormento, pois ele senti-lo-á como tal! Acreditamos, pois, que cada pai e cada mãe tem os recursos necessários para ajudar o seu filho a desenvolver-se no seu pleno, até na hora do dormir.

Vá, não tenha medo e arrisque em dormir sozinho, sem a companhia do seu filho ou da sua filha!

Natália Antunes
Psicóloga Clínica

Oficina de Psicologia

2 comentários:

  1. Não entendo! Se o meu filho tem medo, eu como Mãe estarei lá sempre para o reconfortar, nunca lhe iria dar um cobertor, um peluche ou um "caça sonhos" para me substituir!
    Cada um com a sua perspectiva mas se a criança tem medo, tem medo, ponto final, como Pais cuidadores que somos devemos apoiá-los e reconfortá-los nos maus momentos e não substituir o conforto de um Pai / Mãe por um objeto.
    Outra coisa que não compreendo, desde quando é que uma criança fica mais insegura se dormir com os Pais? O sono tranquilizador é sinónimo de insegurança? Na minha opinião acho que as crianças que dormem com os Pais, é mais por quererem o miminho do que por medos. Se nunca dormiram sozinhas como é que sabem se têm medo ou não? E o mimo nunca é demais!
    Respeito a opinião, obviamente mas não concordo. Acho que cada Pai/Mãe deve fazer o que acha melhor para o seu filho sem qualquer julgamento de valor. Eu questiono-me sempre: "Porque raio de carga de água é que os médicos / profissionais de saúde lhes interessa onde dorme o meu filho?"

    ResponderEliminar
  2. Tem sido um tormento conseguir que a M. durma sozinha. Chora tanto que acabamos por ceder e ir buscá-la para junto de nós.
    Sei que é um erro e espero conseguir resolvê-lo brevemente!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores