sexta-feira, 16 de setembro de 2016

CONSULTÓRIO: Entrada no Jardim de Infância: Desafios para Miúdos e Graúdos

Foto: Pinterest 
Todo o ciclo de desenvolvimento humano é repleto de desafios, de mudanças, de inícios, de reinícios e uns acabam por ser mais difíceis do que outros. Os inícios mais difíceis de sempre são geralmente os primeiros. E são difíceis por isso mesmo: por serem os primeiros, por serem novidade, por nos tirarem um pouco do controlo, da previsibilidade que tão securizante é para nós.

Falando em começos difíceis, um dos começos principais na vida de um/a pai/mãe e de uma criança é a entrada no Jardim de Infância. Trata-se de uma nova etapa que é um pouco ansiógena para os pais, que pela primeira vez vão ter de entregar o seu pequenino a um novo contexto, com novas pessoas, com todos os receios que isso representa: “será que ele fica bem?” “Será que vai gostar?” “Será que comeu bem?”

“Será que vão cuidar bem dele?”. São inseguranças perfeitamente normais, mas que por vezes não são muito fáceis de gerir. Por essa razão, deixo-lhe algumas sugestões para que a entrada no Jardim de Infância do seu filho seja mais harmoniosa e relaxada:

- A separação deve acontecer de uma forma gradual: é inato ao ser humano uma necessidade de se autonomizar, de se tornar mais independente à medida que vai crescendo. Se parar para pensar no quão dependente o seu filho era de si quando era ainda bebé, com o quão dependente é agora, com certeza se apercebe de que o seu pequeno é agora menos dependente do que naquela altura. É o desenvolvimento saudável a acontecer por si mesmo. Nesta fase de pré-entrada no jardim-de-infância deve estimular este mesmo processo. Procure dar-lhe espaço, ausentar-se por pequenos períodos deixando-o ao cuidado de outras figuras significativas, para que se vá habituando a sentir-se igualmente seguro na presença de outras pessoas, para além do pai e da mãe.

- Cada criança tem o seu tempo de adaptação: não existe um tempo específico para que a criança se adapte ao jardim-de-infância: umas crianças poderão demorar uma semana, outras poderão demorar um mês ou mais; umas mostrar-se-ão logo muito autónomas e independentes, outras poderão precisar de mais colinho para que sintam essa confiança. Cada criança tem o seu tempo e tudo o que é necessário é respeitar esse mesmo tempo, sem pressões.

- Os pais também precisam de tempo para se adaptarem: não menospreze a sua necessidade de se adaptar a esta nova fase da vida do seu filho. Também tem direito a esse tempo. Antes de preparar a adaptação da criança, é importante prepare a sua. Porque metade do sucesso da adaptação da criança está na capacidade de adaptação que os pais demonstrarem. É importante, para si e para a criança, que se prepare para esta mudança: quanto mais preparado/a estiver, mais segurança e confiança irá transmitir à criança, o que irá facilitar uma atitude positiva fase a este novo contexto que passará a fazer parte da vida do seu filho.

- Envolva a criança na preparação para a sua entrada no Jardim de Infância: procure falar sobre esta novidade com a criança de uma forma entusiasmada e divertida. Envolva o seu filho na preparação da mesma, na escolha da bata, da mochila, para que se sinta entusiasmado.

- Explique à criança o que vai acontecer: é importante que explique à criança tudo o que vai acontecer e assegure-lhe que no final do dia irá voltar para o ir buscar. Desta forma a criança sentirá controlo sobre a situação e saberá com o que pode contar. Transmite segurança.

- Atitude otimista: procure não demonstrar nervosismo, tristeza ou angústia na hora de deixar a criança com a educadora. Caso contrário, a criança irá sentir o seu estado emocional e ficará insegura.

- Prepare o necessário no dia anterior: é importante que o primeiro dia de jardim-de-infância comece da forma mais tranquila possível. Por essa razão, procure preparar tudo o que é necessário no dia anterior para que de manhã a criança e os pais possam começar o dia com tranquilidade e sem stress. Isto será securizante para a criança.

- Seja breve na despedida: na hora de deixar o seu pequenino com a educadora, evite despedidas muito longas. Desta forma não dará tempo a uma birra e torna tudo mais fácil, quer para a criança, quer para os pais. Procure demonstrar segurança e tranquilidade.

Lembre-se que esta é uma fase que tem tanto de desafiante como de maravilhosa. Porque o Jardim de Infância é mesmo isso: um jardim, onde cada pai e mãe colocam a sua mais preciosa flor para que ela possa florescer forte, saudável. De resto, é só ir fazendo o de sempre: regar com muito amor, dedicação e miminho. Os frutos? Continuará a colhê-los, dia a dia!

Sandra Azevedo, Psicóloga Clínica da Oficina de Psicologia

Equipa Mindkiddo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores