segunda-feira, 4 de abril de 2016

CONSULTÓRIO: Mudança de casa – dicas para preparar os filhos

(texto escrito por Raquel Carvalho, psicóloga clínica da Oficina de Psicologia)
Foto: Pinterest
Em algum momento da vida, as famílias necessitam de mudar de casa. Para além de stressante para os adultos, a experiência pode ser desafiante para as crianças, cuja reação pode ser inesperada.

As crianças necessitam de familiaridade e rotinas. Por isso, ao tomar a decisão de mudar de casa, considere as vantagens da mudança face ao conforto que as redondezas, escola e vida social dá à criança e à família. Se está a passar por uma mudança de vida significativa, por exemplo, divórcio, morte de familiar, mudança de escola, tente adiar a mudança de casa, para que a criança tenha tempo de se reajustar adequadamente.

Quando a decisão de mudança não está nas suas mãos (ex.: transferência de trabalho ou questões financeiras) e não esteja muito satisfeito com a ideia, tente manter uma atitude positiva. Sem se aperceber, o seu estado de humor e comportamentos podem afetar as crianças, pelo que tente agir com tranquilidade.

Independentemente do motivo de mudança, prepare o seu filho focando os seguintes pontos:

- partilhe com a criança a decisão de mudança de casa assim que possível;

- ajude-a a compreender a razão pela qual terão de se mudar;

- responda às questões e forma verdadeira e concreta;

- prepare-se para reações positivas quer negativas por parte do seu filho;

- compreenda que a criança pode ficar assustada com a ideia ou que o adolescente se oponha, mesmo que lhe apresente muitas vantagens da mudança;

- Envolva o seu filho no processo de procura de casa, tanto quanto possível, pois assim sentir-se-á mais envolvido, em vez de se sentir forçado.

Depois de a nova casa estar escolhida, leve toda a família para a visitarem e conhecerem as redondezas. Caso, a mudança seja para uma cidade distante, dê toda a informação que puder sobre a casa, a cidade ou país, atividades de interesse mais próximas, novas rotinas, etc, para que o seu filho se possa ir consciencializando.

Tenha em consideração algumas especificações consoante a idade do seu filho. Com crianças menores de 6 anos, convém dar explicações claras e simples e se necessário conte-lhe uma história semelhante. À medida que for arrumar os brinquedos em caixas, explique-lhe que está a guardá-los temporariamente e não deitá-los fora. Com a mudança de casa, algumas famílias aproveitam para comprar novas mobílias, porém lembre-se que usar os móveis do quarto antigo podem proporcionar sensação de conforto e familiaridade na nova casa. Evite fazer outras grandes alterações na rotina da criança durante o período de adaptação à casa nova, como por exemplo, o treino do bacio.

Com crianças em idade escolar, salienta-se que talvez as férias escolares sejam a melhor época para mudanças, pois evita alterações significativas durante o período escolar.

Com adolescentes, a aceitação de mudança de casa poderá ser mais difícil, face à tendência para comportamentos de oposição, bem como face ao receio das consequências que uma mudança poderá ter nas relações sociais e namoros. É particularmente importante permitir que os adolescentes partilhem as suas preocupações e que os pais as ouçam e respeitem. Tente ajudá-lo a procurar soluções para possíveis problemas que surjam, bem como manter contato com velhos amigos ou vizinhos e facilite algumas visitas ou reencontros. Durante as mudanças, dê-lhe a oportunidade de escolher como quer dispor os móveis e objetos pessoais. Nesta etapa de vida, ter um espaço no qual se sente confortável e com autonomia é meio caminho andado para o seu bem-estar na nova casa.

A mudança de residência é um marco na vida de cada um. Pode apresentar muitos desafios importantes para toda a família, a vários níveis, mas é importante que os encarem juntos e unidos e pensem em conjunto em novos reajustamentos que sejam necessários.


Raquel Carvalho, Psicóloga Clínica da Equipa Mindkiddo – Oficina de Psicologia





2 comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores