quarta-feira, 25 de março de 2015

O nosso ensino, no seu melhor!

Um colega do meu marido postou esta foto no Facebook dele. Pelo que consta, a imagem que aparece é uma das páginas do livro de português da filha dele... que anda na PRIMÁRIA, já agora.

Portanto, como se vê, "Cigarro" é uma palavra que o Ministério de Educação acha mesmo que deve ser aprendida desde cedo. Podia ser cigarra, por exemplo, mas não. Cigarro é muito mais cool!

Se estou a ser exagerada? Talvez. Mas acho que era completamente desnecessário!


7 comentários:

  1. Nada exagerada! É completamente ridículo!!

    ResponderEliminar
  2. E tem erro :D parece que vejo "cigarru" se for para eles verem o mal que faz, se calhar não faz mal, agora se não explicam o que é e o que faz à saúde...

    ResponderEliminar
  3. Embora ache que as crianças não devam ser poupadas e nada e que devem aprender de tudo com o tempo, nesse exercício julgo que realmente era desnecessário...

    ResponderEliminar
  4. Eheheh...Toda a razão!
    Mas ao que parece as crianças sabem o nome "cigarru" e não sabem "bacia"... que não é tão habitual verem/ouvirem dizer.

    ResponderEliminar
  5. A criança em questão anda no 1º Ciclo, provavelmente no 1º ano, e não na Primária (o nome mudou em 1989).
    Por outro lado, o Ministério da Educação não tem nada a ver com o exercício, os responsáveis são os autores do livro, que escolheram estas palavras com "ce" e "ci" e não outras. Já agora, não gosto da escolha de "cigarro", que acho que foi uma má opção, mas também considero que "bacia" não é uma palavra de uso corrente, assim como "cigarra" (a maioria das crianças não as conhece, e como o livro é, quase de certeza, para crianças de 1º ano, é preferível utilizar palavras com as quais elas estejam familiarizadas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei que o nome mudou, mas não sabia ao certo para que termo e acho que se percebeu :) Quanto ao que disse, sobre o ME não ter nada a ver com o exercício, sinceramente não sabia, mas acho mal. Saber que este Ministério se descarta dos conteúdos que veem nos livros não abona mais a favor desta entidade. Pelo contrário!
      De resto, concordo em absoluto com o que disse em relação à palavra bacia. Realmente, já não se usa :) ! beijinhos

      Eliminar
    2. Sofia, o teu blogue é lido por muita gente, por isso eu aproveitei para divulgar o nome atual. Aos poucos vai-se "entranhando". ;-)
      Em relação ao ME, até me custa a acreditar que vou novamente "defendê-lo": o ME não se descarta dos conteúdos, pois é ele que os define, mas não pode ser o ME a escolher as palavras que aparecem nos livros! Isso acontecia quando havia um livro único (por ano, por disciplina, enfim) em todas as escolas do país, mas a variedade da oferta leva a que haja livros bons e livros menos bons. Relativamente ao exemplo apresentado (palavras com "ce" e "ci"), os autores dos livros têm a obrigação de não se ficarem apenas pelas primeiras palavras que lhes aparecem, têm de puxar um bocadinho mais pela cabeça, para escolherem palavras mais adequadas.
      Posto isto, nunca escrevi um manual escolar e aposto que não é fácil (a minha experiência a criar exercícios e fichas garante-me que a aposta está ganha)!

      Eliminar

Arquivo do blogue

Seguidores