quinta-feira, 5 de março de 2015

CONSULTÓRIO: Toxoplasmose na gravidez - o medo do desconhecido

(texto escrito por Fátima Montenegro – farmacêutica e mentora do projeto Passitos
Encontrado em walkingwithdancers.blogspot.com.au
Uma das primeiras análises pedidas a uma grávida ou aspirante a mamã é a da imunidade à toxoplasmose. Mas, afinal, o que é este "bicho" que tanto nos preocupa e como o evitar?

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um "parasita" (um protozoário chamado Toxoplasma gondii) e que normalmente é encontrada em animais de estimação ou de pecuária (cães, gatos, cabras, vacas, coelhos...). Porém, o protozoário, apenas se reproduz nos gatos, daí serem o maior foco de preocupação. 

Como se transmite?

Enquanto organismo vivo, o Toxoplasma tem um complexo ciclo de vida e consoante a fase em que se encontra pode ser encontrado em diversos alimentos, que tenham contactado com água ou fezes contaminadas. Por isso, deve-se ter extremo cuidado com alimentos não processados (carnes frias, fumadas, cruas ou mal passadas, peixe cru ou mal passado), marisco, morangos, alface, queijo fresco, ovos crus...

A maior parte da nossa população adulta já contactou com o parasita nalguma fase da vida, daí se dizer "está imune". O que não significa que se possa facilitar, principalmente durante uma gravidez, em que estes alimentos também podem conter outros perigos.

Qual a preocupação?

Num estado normal, um indivíduo que ingira um alimento contaminado não terá grande sintomatologia (talvez apenas algum ligeiro desconforto passageiro). 

O que se passa é que após ingerido, o "parasita" vai formar quistos algures no nosso organismo. Se esses "pequenos novelos" chamados quistos se formarem num músculo da perna ou num braço, é irrelevante e lidamos com isso perfeitamente bem (aliás, a população "imune à toxoplasmose" tem um quisto algures no seu organismo).

Mas se forem alojar-se em zonas mais delicadas, como o cérebro, os olhos ou  o coração, entre outros, podem dar-se graves problemas. Um problema pode ocorrer  também  se, por algum motivo, houver uma falha grave no nosso sistema imunitário (por exemplo, algum tipo de patologias, vírus HIV, tratamentos de quimioterapia), pois nesta fase o quisto como que "desperta" e pode causar sérios problemas ou até mesmo a morte. 

Outra situação preocupante é uma contaminação que ocorra durante a gravidez.  Consoante a idade do feto, pode levar a aborto espontâneo, mal formações ou cegueira. 

Historicamente...

Até há bem pouco tempo (anos 40 ou 50), havia a prática de ir aos talhos, pedir carne contaminada e ingeri-la propositadamente, para as "meninas casadoiras" estarem imunes e não terem problemas de imunidade na gravidez. 

Hoje em dia isso praticamente já não se faz e, além disso, o toxoplasma já existe numa escala muito pequena, devido aos crescentes cuidados de higiene. 

Os próprios gatos, que são o principal animal responsável pela propagação, apenas têm uma taxa inferior a 20% de animais contaminados. 


Conselhos práticos...

Se está ou pensa que pode estar grávida, evite consumir saladas (de legumes ou de fruta), morangos, sushi, enchidos, presunto, fiambre, queijo fresco, camarão, mousse de chocolate, etc etc. Ou seja tudo que possa ter componentes crus ou mal passados.

Mas na fase de gravidez tudo apetece...

Evite o consumo destes alimentos fora de casa.

Se foi você que acompanhou o processo de lavagem e confeção e tem a certeza que estão devidamente lavados e desinfetados, pode consumi-los com moderação. 
Mas atenção: em caso de dúvida, não o faça!

Quanto a enchidos, fiambre, salmão fumado (etc.) aconselho a congelá-los primeiro durante 48h, pelo menos. Desta forma vai eliminar qualquer quisto do toxoplasma. 

Se tem um gato tem 2 opções: evitar o contacto com ele ou minimizá-lo. Use luvas para mudar a areia (caso ele esteja em casa e use uma caixa de areia), prefira alimentá-lo com uma boa ração seca em vez de restos de alimentos) e lave muito bem as mãos depois de lhe tocar no pêlo.
Outra opção para donas de gatinhos domésticos e que nunca vêm à rua, é pedir ao veterinário para fazer uma análise às fezes do seu gato. 
É um procedimento comum, barato e que a livra de preocupações, pois se o seu gato não estiver contaminado nunca lhe vai poder transmitir a toxoplasmose. 
Assim livra-se de problemas e preocupações. 


Gravidez feliz! 


Fátima Montenegro – Farmacêutica e mentora do projeto Passitos
Facebook: https://www.facebook.com/passitosebebes?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores