segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Para sorrisos bonitos!


O projeto Smile Generation, parceiro aqui no blog, teve, no mês passado, uma importante missão: chamar a atenção dos pais e professores, através de check-ups de saúde oral realizados em algumas escolas, para problema bucais que começam na infância e que quando não são detectados precocemente podem significar anos de tratamento futuro.

Nesta missão, eis algumas das conclusões a que o Dr. Thelmo Muniz, responsável por este projeto, chegou:

Lavagem dos Dentes – A maioria das crianças lava os dentes 1 ou 2 vezes ao dia, quando os dentes devem ser lavados pelo menos 3 vezes ao dia. 

Problemas de crescimento – São comuns os problemas de crescimento maxilar ou de posicionamento dos dentes em muitas crianças. Ainda muitos pais têm a ideia de que, como estão em fase de mudança dos dentes, não vale a pena fazer nada. Este é um grande erro. Muitos problemas de posicionamento e crescimento podem começar a ser tratados desde cedo (7/8 anos) e prevenir situações mais graves (tanto para a criança, como para a carteira dos pais), no futuro.

Ortodontista – Um médico-dentista não é obrigatoriamente um ortodontista. Ou seja, nem todos os dentistas estão habilitados para tratar problemas relacionados com a estruturação óssea dos maxilares e posicionamento dos dentes. Se forem detetados problemas a este nível, deve ser procurado um ortodontista para uma melhor avaliação e tratamento de cada caso. 

Escola – A maioria das crianças não só não é incentivada, como é quase proibida de lavar os dentes nas escolas. Alegam-se questões de higiene e praticabilidade. Esta é uma situação muito grave e que tem de ser rapidamente invertida, principalmente junto dos mais pequenos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores