terça-feira, 14 de outubro de 2014
Lista do que é necessário levar na mala da maternidade: Para a mãe e para o bebé
As malas para a maternidade, minha e do Francisco, estão a ser feita com uma velocidade de caracol que nem queiram saber. Ou falta alguma coisa minha, ou falta alguma dele, ou entretanto apercebo-me que é melhor acrescentar mais um casaquinho, ou é isto, ou é aquilo…
Como não quero que nos falte nada de essencial pesquisei mais do que uma lista, de modo a ficar com uma o mais completa possível; sendo que as listas variam de acordo com a maternidade, claro!
Em todo o caso, segue o resultado da minha compilação, embora seja importante ressalvar que também não é preciso exagerar (há muitos hospitais que oferecem imensa coisa!).
PARA O BEBÉ:
- 5 ou 6 conjuntos completos individuais.
Cada conjunto deverá ser composto por roupa interior (body); calça com pé, calça sem pé e meia ou collant; um babygrow ou cueiro; uma falda de pano e uma fralda descartável.
Certifiquem-se que a roupa interior é 100% algodão e que não tem etiqueta (para não arranhar a pele do bebé nem lhe fazer alergia).
- 2 gorros
- 1 ou 2 casaquinhos
- 2 pares de luvas
- 2 babetes
- Toalha de banho
- Fraldas descartáveis
- Artigos de higiene: gel banho com PH neutro e sem perfume, creme muda fralda e creme hidratante
- Escovinha para cabelo
- Toalhetes descartáveis
- Lençóis de cama (caso façam questão)
NOTA: A primeira roupinha deve estar à mão e identificada, num saquinho à parte. Aliás, para facilitar, pode colocar-se cada conjunto num saquinho individual.
A primeira roupinha deverá conter também um gorro e uma mantinha, o mesmo acontecendo com a roupa da alta. A roupa da alta também deverá ser mais quentinha.
PARA A MÃE:
- 2 camisas de dormir abertas à frente (para facilitar a amamentação e a observação dos médicos e enfermeiros). Caso se faça cesariana, deverá levar-se 3 camisas de dormir.
Atenção que mesmo no inverno não é preciso levar roupa muito quente para o hospital, já que é um ambiente aquecido.
- Cerca de 8 cuecas descartáveis
- Chinelos de quarto e outros para tomar banho
- Robe
- Pensos higiénicos bastante absorventes
- Artigos de higiene pessoal (escova de cabelo, pasta e escova de dentes, gel banho, shampoo, desodorizante, cremes para o rosto e corpo, secador de cabelo…)
- Toalha de banho e rosto
- Creme protetor de mamilos
- Discos absorventes
- 2 soutiens de amamentação
- Roupa para o dia da alta (deverá ser algo que vestiam aos 5 meses de gravidez, mais ou menos. Não se esqueçam que lá por já se ter tido o filho, o corpo não volta imediatamente à forma física anterior à gravidez - we wish :)).
- Telemóvel, carregador, máquina fotográfica, MP3, livro… (o que acharem que vos pode fazer falta para se sentirem bem e "em casa")
- Boletim de gravidez, cartão de utente e exames médicos realizados durante a gravidez.
Outras dicas: Enquanto estiverem na maternidade, deverão beber cerca de 1,5l de água (peçam a alguém para vos levar diariamente).
No dia da alta não se esqueçam de levar o ovinho do bebé (para o poderem transportar) e um para-sol para porem na janela do carro. E, se estiver a chover, uma capa para a chuva.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá!!!
ResponderEliminarEu usei sempre pijamas das duas cesarianas. Os casacos tinham botões e as calças eram um nr acima do meu nr normal para não pressionar a incisão. No caso de parto normal e consequente episiotomia poderá ser mais confortável de facto a camisa de dormir, inclusive para observação e colocação de gelo nos primeiros dias.
Cuecas descartáveis entendo que são bem mais práticas mas foi coisa em que gastei dinheiro e depois tive de pedir ao marido para me levar cuecas normais de casa!!! Não davam jeito nenhum, principalmente com o penso! E no primeiro dia já sabemos que vamos usar as cuecas e bata hospitalar. :)
Quanto ao bebé a regra de colocar mais uma peça de roupa do que nós vestimos aplica-se totalmente. As enfermarias ou quartos particulares são sempre aquecidos e não devemos "abafar" muito a cria! :) Se eles tiverem um body, umas peugas, um babygrow e um gorro / luvas é o bastante. Quando saem do berço para mamar, podemos sempre embrulhar nas mantinhas do hospital.
Beijinho e uma hora pequenina!!!! :)
Eu aconselho a levarem um creme para o inchaço das pernas , porque 1 dia depois do parto especialmente se for cesariana, as pernas vao inchar muito
ResponderEliminarObrigada pelas dicas meninas ;) beijinhos
ResponderEliminar