quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bolos de aniversário low cost, engraçados (olha a modéstia!!) e que podem ser feitos por pessoas sem grande jeito para trabalhos artísticos!




Este ano, por ocasião do aniversário do Gonçalo, deparei-me com um "problema": tinha 3 bolos para fazer e ele já está naquela idade em que pede o tema do bolo que quer. Ora… tendo em conta que os bolos de cake design custam, no mínimo, 40 euros cada um, estava completamente fora de questão gastar 120 euros em bolos de aniversário.

Atenção que compreendo perfeitamente o preço. Estamos a falar de bolos cujo material para os fazer é caro, já para não falar na capacidade artística que se tem de ter para os fazer. Aqueles bonequinhos que se fazem com a pasta de açúcar não são para qualquer um (para mim não são com certeza)! Por fim, o tempo que levam a fazer são também motivo mais que suficiente para justificar o seu preço.

Mas bem… tive de pensar em como poderia fazer as coisas de modo a satisfazer o meu filhote, sem gastar tanto dinheiro e sem exigir de mim uma veia artística que sei que não tenho. Assim sendo, vou partilhar com vocês alguns truques:

- Para começar, cheguei à conclusão que teria de ser eu a fazer os bolos;

- Procurem inspiração no Pintrest ou noutros canais que tais. No limite, ponham no Google e cliquem onde diz "imagens";

- Aproveitem bonecos que os vossos filhos tenham para a decoração dos bolos. Caso eles não os tenham e queiram os bonecos xpto, comprem-nos, e os mesmos poderão servir também como prenda. Fica um dois-em-um.

Este tipo de bonecos podem ser comprados em lojas como a Dreamy World, Disney, algumas papelarias também os têm e o Jake que está no primeiro bolo, por exemplo, comprei-o há já algum tempo no Continente e, sem jurar, creio que já os vi no Jumbo;

- Pensem em decorações engraçadas, mas que sejam simples e, de preferência, que possam usar as mesmas cores. Por exemplo, com duas embalagens de 900 gr. de pasta de açúcar (cada uma custou-me cerca de 6 euros), conseguem cobrir três bolos de aniversário com um diâmetro de 22 cm.

- A restante decoração do bolo podem também ser vocês a fazer. Por exemplo, e voltando ao bolo do Jake, eu comprei um kit que trazia aquele barco que lá veem, assim como o baú, mas a verdade é que aquilo é uma coisa simples de fazer, sem ser preciso ser um artista. Desenham em papel, pintam e depois recortam e colam num palito. As ondas do mar podem fazer com uma bisnaga de baunilha que se vende em qualquer supermercado e as moedas também as podem fazer vocês, com papel prata, por exemplo. É uma questão de irem a um ou dois supermercados ver o que eles têm e pensarem em como podem usar "aqueles" materiais.


E é isto… É mesmo simples, apesar de dar na mesma algum trabalho, claro!


Se não sabem moldar a pasta de açúcar, eu explico. Ela é extremamente dura e precisa de ser moldada aos poucos. Vão partindo pequenos pedaços e amassam-nos bem com as mãos, até ficarem molinhos. Vão juntando a massa que já está mole e, no final, com as mãos, amassam-na em conjunto, de modo a ficar uma bola.

Depois, é só esticarem-na com o rolo da massa, com o cuidado de peneirarem a zona de trabalho com farinha (na loja onde comprarem a pasta vão querer vender-vos um açúcar xpto para fazerem esta parte, mas garanto-vos que não precisam disso. Farinha serve).

Por fim, e para que a massa adira ao bolo, ele tem de estar 100% frio e precisam de pincelá-lo com uma geleia ou um doce de que gostem, que servirá como cola entre o bolo e a pasta de açúcar.

Tenham o cuidado de a deixar direitinha e depois cortem a massa que sobrar ao redor do bolo.

Se ficarem com farinha na pasta, humedeçam (não é molhem) um papel com água e tirem a farinha suavemente. Provavelmente, há truques mais PRO, mas como já expliquei, PRO nesta área é coisa que não sou :)

E é isto…

... já só me falta fazer um bolo de aniversário :) Será também do Jake, mas vai ter mais elementos. Vamos ver como sairá! Depois mostro!

2 comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores