terça-feira, 27 de maio de 2014

Antibióticos: saiba por que motivo não deve abusar!

(texto escrito pela pediatra Ariane Brand)


Foto retirada da Internet

Princípios básicos:

1º A escolha de um antibiótico deve ser feita de modo a que o medicamento seja o mais tóxico possível para o microorganismo e o menos possível para o humano;

2º Todos os antibióticos são tóxicos para o humano.  Esta toxicidade traduz-se no que chamamos de efeitos colaterais. Alguns, como a Penicilina, são muito bem tolerados e seguros, e outros, como por exemplo a Gentamicina, não.

3º Todos os antibióticos alteram a flora normal do humano, como a da pele e do tubo digestivo, a algumas pessoas mais do que outras.

O uso e abuso dos antibióticos continuam a ser responsáveis pelo aumento das resistências bacterianas nos microorganismos. Medicamentos que ontem eram eficazes contra algumas bactérias, hoje já não as alcançam. Noutros casos temos que dar a dose dupla para conseguir o mesmo efeito terapêutico. Apenas o uso racional e rigoroso dos antibióticos pode travar este fenómeno preocupante.

5º Escolher um antibiótico exige adivinhar qual é o microorganismo infetante, qual será a sua sensibilidade e qual  a demora provável do tratamento. Sempre que possível, deve tentar-se isolar o microorganismo em causa.

6º A escolha inicial do antibiótico baseia-se na história clínica e no local anatómico da infeção. Por vezes poderá haver necessidade de mudar a medicação ao longo do percurso da doença.

7º O paciente deve sentir alguma melhoria após 24-48horas. Se não for o caso, a medicação deve ser revista.

8º Doenças subjacentes, por exemplo renais, hepáticas e doenças do sistema imunitário, influenciam a escolha e a dosagem do medicamento.

9º  O antibiótico deve ser administrado "à risca", na dose, no intervalo e na duração indicado pelo médico.

10º Antibióticos são armas potentes, que podem salvar a vida de um ser humano. Nunca devem ser prescritos levianamente, nem autoadministrados.


Drª Ariane Brand, Pediatra, Familiaritas, Clinica Médica,Lda

FAMILIARITAS CLINICA MEDICA

Familiaritas.familiaritas@gmail.com


2 comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores