segunda-feira, 10 de março de 2014

Dez mandamentos para lidar com a recusa alimentar do seu filho

(texto escrito pela pediatra Ariane Brand)


1º- As crianças necessitam de rotinas e de regras. Dentro do possível, as refeições devem ser servidas sempre à mesma hora, com as mesmas regras à mesa e iguais para toda a família. Ofereça três refeições principais e duas refeições pequenas: um segundo pequeno-almoço e um lanche. Nos intervalos, recuse qualquer guloseima, sumos, bolachas... seja o que for.

2º- Respeite as sensações de fome e de saciedade do seu filho. Não obrigue a criança a comer sem fome. Conheça as necessidades calóricas da sua criança. Uma criança pode ser bem alimentado com poucos alimentos, variados e bem escolhidos.

3º- Não foque as suas atenções na quantidade, mas na qualidade de alimentos ingeridos pelo seu filho. Aprenda a oferecer-lhe quantidades adequadas à idade dele.

4º- Ofereça-lhe um 2º pequeno-almoço e um lanche saudável e recorde-lhe sempre que frutos e vegetais são escolhas deliciosas e disponíveis. Porque não dar-lhe alguns pedaços de fruta variada, umas rodelas de tomate ou de pepino, em vez de bolachas? As crianças adquirem facilmente rotinas novas, desde que haja o bom exemplo da parte dos pais e da restante família.

5º- Nunca desista! As crianças precisam de experimentar um alimento novo aproximadamente 10 vezes para se habituarem ao seu sabor e passarem a gostar dele, tal como nós.

6º- Evite os alimentos altamente calóricos, pobres em nutrientes valiosos. Apreenda a ler os rótulos das embalagens. Um Bollycao ou dois iogurtes recheados de natas e frutos, podem conter mais que um terço das necessidades calóricas diárias de uma criança pequena.

7º- Mantenham-se fisicamente ativos. Desligue a televisão, o computador. 1 hora por dia é mais que suficiente. Frequente parques, promova brincadeiras ao ar livre, como andar de patins, de bicicleta, fazer jogos infantis e jogar à bola.

8º- Refeições em família são essenciais, ao menos três vezes por semana. As refeições são uma hora importante de convívio social e de conversa.

9º- Ajude o seu filho a desenvolver a capacidade de comunicar, de relatar pequenos eventos do dia-a-dia e de partilhar os seus pensamentos convosco, sem distrações como televisão, por exemplo. Ouçam-no com paciência e atenção.

10º- Promova uma alimentação saudável, dando um bom exemplo em vez de estar constantemente falar do assunto. Tenha humor e paciência.



Ariane Brand, Pediatra, Familiaritas, Clinica Médica,Lda
FAMILIARITAS-CLINICA MÉDICA 
Familiaritas.familiaritas@gmail.com
219207526
968226005


Do livro “Como devo alimentar o meu filho”, Ariane Brand, Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores