terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os ciclos do (des)amor



Já lá vão muitos anos, mas nunca esquecerei. Afinal de contas, mudou a minha vida!

Um dia, uma amiga consideravelmente mais velha - e por isso mais sábia - disse-me que eu só seria feliz no amor quando eu o deixasse. 

Naquela altura a frase chegou-me a magoar e cheguei mesmo a pensar: "mas quem é que ela pensa que é?!". Mas, mais calma, parei e pensei no que ela disse. 

Força da circunstâncias fizeram com que a partir de uma certa idade aprendesse a fazer auto-análises precisas e rigorosas. Bastava eu querer, estar disposta a isso ou, como aconteceu nesta situação, receber um abanão. Se uma destas coisas acontecesse, eu conseguia estudar o que realmente tinha acontecido nesta ou naquela situação, em que é que eu tinha errado; onde é que eu deixei que errassem comigo; porque é que o deixei… e conseguia ser imparcial!

Pensei, percebi que ela tinha razão e, acreditem ou não, consegui mudar radicalmente a minha atitude daí para a frente. Comecei a gostar mais de mim e acredito piamente que foi este abanão que me deixou liberta para receber o amor do meu marido e dar-lhe o meu amor de volta. 

O mais engraçado de tudo é que na altura pensei que isto era uma coisa de "adolescente" ou de um "adulto em estágio", mas a verdade é que os anos passam e eu continuo a ver amigos e amigas, da minha idade ou mais velhos, a repetirem os mesmos ciclos nas suas relações. Ciclos pouco saudáveis, que eles próprios amaldiçoam cada vez que passam por eles, mas acabam por voltar a eles. A cometer os mesmos erros. E se são chamados à atenção, não reconhecem. Só quando a relação acaba é que as coisas parecem ficar claras para eles! É como se preferissem voltar para uma situação que já conhecem - mesmo que já tenham chegado à conclusão que não é aquilo que querem - do que arriscar e tentar algo novo, como por exemplo serem felizes!

Cada vez chego mais à conclusão que o (des)amor, tal como o amor, não tem idade. Mas continuo a (querer) acreditar que basta querer, genuinamente, sair desse ciclo, para se conseguir.

1 comentário:

Arquivo do blogue

Seguidores