(texto escrito por Isabel Leal, escritora e professora de meditação para crianças)
Parte II
O importante é que a maioria (do tempo passado em família) seja realmente
marcado pela positiva. Praticar meditação a sós e em família, mesmo que por 5
minutos, é importante. A disciplina diária e constante, sem falhas, levará a que
a calma se instale e haja uniformidade familiar.
Estar exausto com as atividades laborais, familiares ou escolares é o mais usual. Há que contrariar estes momentos com ferramentas concretas. Ter esta opção na agenda fará dia após dia mudar o ritmo e as dificuldades, já que em estado de paz tomamos melhores decisões e opções.
Ensinar tudo isto aos mais pequenos é um milagre. Nestes momentos temos tempo de qualidade.
Outra sugestão vai para a hora que antecede a hora de deitar. Muitas crianças quando sentem que a hora de deitar está a chegar, entram num período absurdo de hiperatividade e os pais não sabem o que fazer.
Planear uma atividade mexida com as crianças de modo premeditado pode fazer pensar que vai atrair mais e mais desassossego, mas tal não é verdade na grande maioria dos casos. Cansar as crianças de maneira agradável pode rentabilizar o período antes de dormir. Será mais um momento de qualidade pois é constituído por jogos, caminhada ou leituras. Estas atividades distingem-se das outras porque a criança e o adulto devem estar já vestidos para dormir e com a higiene feita.
Dar a entender às crianças com exatidão que momento vai ocorrer e seguir o exemplo com eles ajuda a que haja sentimento de ordem e respeito.
Um bom momento de qualidade é fazer do tempo de jantar algo de diferente e especial. Prepare jantares temáticos, vistam-se a rigor e envolva as crianças. Se não tiver tempo durante a semana, faça pelo menos uma vez por semana e ao fim de semana. Peça aos mais pequenos que disponham a mesa e, se forem muito pequenos, compre pratos e copos de plástico que facilitam a tarefa e têm cores engraçadas.
Quando as crianças estragam ou partem alguma coisa, não se zangue. Faz parte! Chame-os para lhes ensinar a construir e reparar, pois são momentos de aprendizagem muito importantes e didáticos.
Deixe-os participar mesmo que algumas vezes as coisas não fiquem perfeitas. Faça dos momentos de organização do quarto um jogo e partilhe sempre com os seus filhos os seus sentimentos e mais importante, os deles. Todas estas orientações podem tomar também lugar na sala de aula, na escola.
Em caso de alunos muito irrequietos, prepare aulas em conjunto com ele (s) e ajude-os a dar aula aos colegas ou a ajudar na sua exposição do dia. Envolva as crianças em atividades seguras mas diferentes todos os dias, como jardinagem, manutenção de uma horta, dispor a mesa para almoço ou arrumar uma biblioteca de A a Z... Crianças que têm tarefas sabem o que fazer e ocupam o seu tempo com mais critério e qualidade. Professores e alunos podem assim passar tempos de qualidade além das aulas e visitas de estudo.
Estar exausto com as atividades laborais, familiares ou escolares é o mais usual. Há que contrariar estes momentos com ferramentas concretas. Ter esta opção na agenda fará dia após dia mudar o ritmo e as dificuldades, já que em estado de paz tomamos melhores decisões e opções.
Ensinar tudo isto aos mais pequenos é um milagre. Nestes momentos temos tempo de qualidade.
Outra sugestão vai para a hora que antecede a hora de deitar. Muitas crianças quando sentem que a hora de deitar está a chegar, entram num período absurdo de hiperatividade e os pais não sabem o que fazer.
Planear uma atividade mexida com as crianças de modo premeditado pode fazer pensar que vai atrair mais e mais desassossego, mas tal não é verdade na grande maioria dos casos. Cansar as crianças de maneira agradável pode rentabilizar o período antes de dormir. Será mais um momento de qualidade pois é constituído por jogos, caminhada ou leituras. Estas atividades distingem-se das outras porque a criança e o adulto devem estar já vestidos para dormir e com a higiene feita.
Dar a entender às crianças com exatidão que momento vai ocorrer e seguir o exemplo com eles ajuda a que haja sentimento de ordem e respeito.
Um bom momento de qualidade é fazer do tempo de jantar algo de diferente e especial. Prepare jantares temáticos, vistam-se a rigor e envolva as crianças. Se não tiver tempo durante a semana, faça pelo menos uma vez por semana e ao fim de semana. Peça aos mais pequenos que disponham a mesa e, se forem muito pequenos, compre pratos e copos de plástico que facilitam a tarefa e têm cores engraçadas.
Quando as crianças estragam ou partem alguma coisa, não se zangue. Faz parte! Chame-os para lhes ensinar a construir e reparar, pois são momentos de aprendizagem muito importantes e didáticos.
Deixe-os participar mesmo que algumas vezes as coisas não fiquem perfeitas. Faça dos momentos de organização do quarto um jogo e partilhe sempre com os seus filhos os seus sentimentos e mais importante, os deles. Todas estas orientações podem tomar também lugar na sala de aula, na escola.
Em caso de alunos muito irrequietos, prepare aulas em conjunto com ele (s) e ajude-os a dar aula aos colegas ou a ajudar na sua exposição do dia. Envolva as crianças em atividades seguras mas diferentes todos os dias, como jardinagem, manutenção de uma horta, dispor a mesa para almoço ou arrumar uma biblioteca de A a Z... Crianças que têm tarefas sabem o que fazer e ocupam o seu tempo com mais critério e qualidade. Professores e alunos podem assim passar tempos de qualidade além das aulas e visitas de estudo.
Tempos de
qualidade oferecem:
- União entre adultos e
crianças
- Preparação eficaz e
crescimento
- Desenvolvimento
cognitivo
- Autoestima
- Autonomia
- Autoafirmação
- Organização
- Anti-stress
- Atitudes construtivas
e proactivas
- Serenidade e
maturidade
- Disponibilidade e
abertura para receber estímulos externos
- Aumento do índice de
aprendizagem
- Auto descoberta
- Utilização e
desenvolvimento das capacidades inatas
- Afetos
- Boa formação do
sistema de segurança da criança
Isabel Leal
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